quarta-feira, 1 de março de 2017

Missa na Quarta-feira de cinzas marca início da Quaresma

Nesta quarta-feira (01/03) aconteceu na Igreja Católica em Coração de Maria a missa que marca o início da Quaresma, período de oração, jejum e penitência que antecede a Páscoa, e da Campanha da Fraternidade 2017. A celebração foi presidida pelo Padre Luciano Santos.

Segundo a tradição católica, a Quaresma lembra os 40 dias que Jesus esteve no deserto em oração, sem se alimentar e resistindo às tentações.

A Celebração da Imposição das Cinzas tem um grande significado para os cristãos, pois marca o inicio da Quaresma, tempo de preparação, oração e penitência para a Páscoa do Senhor. De acordo com o Missal Romano, durante a missa, mais precisamente após a homilia, o celebrante abençoa as cinzas, que provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior, aspergindo água benta sobre elas.

Com as cinzas úmidas, o padre, então, marca a testa ou a cabeça de cada fiel, pronunciando uma dessas frases: “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 

EM 2017, a Campanha da Fraternidade reflete novamente sobre o meio ambiente e sugere uma visão global das expressões da vida e dos dons da criação. O tema da campanha neste ano é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, com o lema “Cultivar e guardar a criação”. — com Luciano Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário