segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Prefeitura de Coração de Maria implanta Cursos Profissionalizantes no Distrito do Retiro

A Prefeitura de Coração de Maria, através da Secretaria de Assistência e o CRAS, inauguraram e implantaram nesse domingo (30), cursos gratuitos profissionalizantes no Distrito do Retiro.  São mais de 40 cursos oferecidos, chamados Cursos para CBC, Curso Baseado em Computador. Essa ação tem o objetivo de promover a criação de oportunidades de trabalho, emprego e renda aos jovens. Já são mais de 300 jovens inscritos, hoje foram distribuídos os uniformes para os beneficiários.
Cursos: Programação em computadores, Secretariado Administrativo, Marketing, Telemarketing, Auto CAD, Consultoria e Vendas, Departamento Pessoal, Automação Pessoal, Técnicas para Administração de Empresas, Manutenção em Hardware, Hotelaria e Turismo, Petróleo e Gás, Serviço Social, Cuidador de Idosos, Como falar em Público, Maquiagem, Logística, Internet, Digitação e outros. 

“Esses cursos contribuirão para que os jovens do Retiro, melhorem os seus conhecimentos profissionais, no sentido de capacitá-los para o mercado de trabalho”, disse o prefeito Paim da Farmácia.  

domingo, 30 de agosto de 2015

Prefeitura de Coração de Maria entrega USF reformada e ampliada no Distrito do Retiro

O prefeito de Coração de Maria, Paim da Farmácia, entregou neste domingo (30/08), reformada e ampliada a Unidade de Saúde da Família (USF), no distrito do Retiro. A obra foi custeada por meio de parceria com o Ministério da Saúde.
O prefeito falou das muitas ações do governo no Distrito do Retiro e anunciou que nos próximos dias serão entregues as outras USFs que estão sendo reformadas e de outras obras que estão sendo executadas, entre elas o novo mercado de carnes do Retiro, duas quadras poliesportivas uma na sede do distrito e a outra, na comunidade do Mucambinho. 
“É mais um passo importante que estamos dando no sistema de saúde do nosso município. Cada vez mais humano, eficiente, humanizado e capaz de alcançar um número maior de pessoas que necessitam da nossa atenção. Reconhecemos que houve atraso na reforma, mas nesse período a comunidade não ficou desassistida, porque alugamos um imóvel onde a unidade funcionou provisoriamente e a comunidade foi atendida”, declarou o prefeito Paim.
A solenidade de entrega foi acompanhada pelo vice prefeito Luis Carlos, do chefe de gabinete Sandro Oliveira, pelos secretários municipais Jorge Figueredo (Saúde), Washington Luis (Obras e serviços públicos), Zé Maurílio (Agricultura), Edineuza Cerqueira (Educação), Eduardo de Carvalho (Finanças), Edlene Paim (Assistência Social), pelos vereadores Marivaldo, Renatinho, Pedro, Bainho, Tany, Zé Miramda e Carlinhos, além de lideranças políticas e funcionários da área de saúde. 

FONTE: http://www.coracaodemaria.ba.gov.br

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Prefeitos discutem regionalização do SAMU no Território Portal do Sertão

Prefeitos do Território Portal do Sertão e demais municípios que compõem a regional de saúde de Feira de Santana, se reuniram na manhã desta quarta-feira (26) para discutir a implantação e funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em encontro realizada no município de Santo Estevão.
Na oportunidade, 10 prefeitos e 17 secretários municipais de saúde da região, participaram do evento que busca solucionar a questão do funcionamento do SAMU e o modelo de pactuação entre municípios e os governos estadual e federal. A Secretaria de Saúde do Estado esteve representada no evento que contou ainda com a participação da sociedade civil.
Participaram do evento os prefeitos consorciados de Irará; Amélia Rodrigues; Antonio Cardoso; Coração de Maria; Ipecaetá e Santo Estevão; além dos gestores de Feira de Santana; Rafael Jambeiro; Capela do Alto Alegre e Nova Fátima.

Fonte: Consórcio Portal do Sertão

Depois de ‘morta’, grávida acorda em túmulo e é resgatada; assista


Um fato chocou Honduras. Um jovem,  grávida, de 16 anos, foi enterrada viva, acordou, conseguiu sair da sepultura, mas morreu horas depois. Neysi Perez estava grávida de três meses e, de acordo com o The Mirror, ela teria acordado em sua casa, em La Entrada, Honduras, no meio de uma noite, antes de ficar inconsciente ao sofrer um aparente colapso decorrente de um ataque de pânico depois de ouvir uma rajada de tiros. Após ficar aparentemente sem vida, ela foi levada às pressas para o hospital, onde três horas depois os médicos a declararam morta. Ela foi, então, enterrada, com o vestido de seu recente casamento. Um dia após o enterro, seu marido, Rudy Gonzales, foi visitar o túmulo da amada e a ouviu gritar por ajuda. A mulher estava dentro do túmulo de concreto. Após isso ela foi levada a um hospital mais próximo, na cidade de San Pedro Sula, ainda dentro do caixão, mas os médicos, que se esforçaram para reanimá-la, não encontraram sinais vitais na jovem, declarando-a novamente como clinicamente morta. Os médicos acreditam que Neysi possa ter sofrido uma interrupção temporária da atividade cardíaca após um grave ataque de pânico. Outra hipótese é a de que a adolescente teve um ataque de cataplexia, uma perda abrupta e temporária da função muscular voluntária, normalmente desencadeada por um forte estímulo emocional como estresse ou medo, durante o qual a vítima mantém consciência plena.  Neysi supostamente pode ter morrido por falta de oxigênio depois de acordar dentro do caixão fechado. Confira o vídeo:

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Prefeito Paim atende pessoalmente a população em seu gabinete

Desde que assumiu o cargo de prefeito de Coração de Maria, em janeiro de 2013, o prefeito Paim da Farmácia tem mostrado um diferencial na maneira de tratar a população mariense.  
Toda semana o gabinete do prefeito Paim, tem uma rotina diferente dos despachos de um chefe do Executivo municipal. O prefeito reserva sua agenda duas ou até três vezes na semana para conversar e ouvir pessoalmente da população, reivindicações, queixas e sugestões sobre as ações do governo municipal.  Além do prefeito, o chefe de Gabinete, Sandro Oliveira, sempre que necessário atende as pessoas que procuram a prefeitura, para obter informações e reivindicações. 
Para o prefeito essa ação busca a atender especificamente à população, e aproxima a comunidade com o prefeito e seu gabinete, dando uma atenção especial a cada pessoa recebida.
“Nossa gestão na Prefeitura é marcada pela proximidade entre o prefeito e a população, é uma forma de fazer com que a administração municipal seja vista como parceira, que está sempre à disposição para atender a todos que precisarem de um contato mais próximo com o prefeito. Além disso, sempre que necessário atendo algumas pessoas que vai até minha residência, e faço isso com o maior prazer”, disse o prefeito Paim da Farmácia. 

domingo, 23 de agosto de 2015

Fé e tradição marcam o encerramento da festa da Padroeira de Coração de Maria

Um exemplo de fé e devoção foi o que se viu na tarde e noite desse domingo, 23 de agosto, em Coração de Maria. O encerramento da festa do Santíssimo Coração de Maria, padroeira da cidade, contou com uma série de atividades. A programação iniciou logo cedo, às 5h com a alvorada e o ofício da Imaculada Conceição. Em seguida, batizados e às 16h aconteceu a missa solene, presida pelo padre Evangevaldo Almeida e concelebrada pelos padres, Hipólito Gramosa e Jair Onofre. Logo após, teve início a tradicional procissão com a imagem da padroeira, Nossa Senhora e outras imagens de padroeiros e padroeiras das comunidades da zona rural, onde reuniu mais de 5 mil fiéis que percorreu ruas e avenidas da cidade, com saída da Igreja Matriz e o encerramento no coreto da Praça Araujo Pinho com benção do Santíssimo Sacramento. Após a benção, o público assistiu a uma queima de fogos.






sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Secretaria de Assistência Social realiza o Projeto Secretaria Itinerante

Uma equipe da Secretaria de Assistência Social de Coração de Maria está atendendo os moradores das comunidades rurais, com o Projeto Secretaria Itinerante. Uma espécie de “SAC móvel municipal”.  São oferecidos serviços como:

*Regularização de documento Carteira de Identidade 1ª e 2ª via com fotografo sem custo para a população;
*Cadastro e esclarecimento de dúvidas para o programa Bolsa Família;
*Corte de cabelo, 
*Atendimento Nutricionista, Assistente social, Psicólogos; 
*Cadastro no programa Nosso pão;
*Avaliação nutricional dos beneficiários (pesagem e medição de altura);
*Serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com o PAIF realizando referenciamento das famílias e orientações sobre demais serviços como: BPC (Benefício de Prestação Continuada);
*Passe livre para pessoas com deficiência e idosos;
*Carteira do idoso, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, jovens, mulheres e idosos, entre outros.
A secretária da pasta, Edlene, explica que o projeto está sendo levado às comunidades rurais todas as quarta-feira.
“Estamos oferecendo o serviço para atender a maior parte possível da população da zona rural e permitir que a comunidade conheça melhor os benefícios a que tem direito. Muitas vezes, não tem oportunidade de visitar a secretaria no Centro da cidade e nem de conhecer os serviços por isso realizamos esse projeto”, explica.

Assessoria de Comunicação

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Prefeito Paim se reúne com moradores da comunidade do São Francisco

Na noite dessa quinta-feira (20), o prefeito de Coração de Maria Paim da Farmácia se reuniu com moradores e lideranças da Comunidade rural do São Francisco. Acompanharam o prefeito neste encontro o vice prefeito Luis Carlos, os secretários Sandro Oliveira, Zé Maurílio e Paulo Carvalho, chefe de departamento Cidio, os vereadores Marivaldo, Pedro, João Rios, Zé Miranda e Tany, além das lideranças políticas da região.
O prefeito anunciou que vai perfurar um poço artesiano para melhorar o abastecimento de água na comunidade. Se comprometeu em atender as reivindicações apresentadas e fez um breve balanço das benfeitorias que estão sendo realizadas no município, e reafirmou seu compromisso de fazer uma gestão humanizada e responsável, preocupada com o bem estar de todos, com atenção especial aos mais necessitados.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Prefeitura realiza obras para escoamento de águas pluviais na Rua do Cemitério

Na última segunda-feira, dia 17, a Prefeitura Municipal de Coração de Maria, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, iniciou as obras de escoamento das águas pluviais da Rua Bernadino Sena (Rua do Cemitério), localizada na sede do Município. A obra de drenagem deve solucionar um antigo problema que incomoda moradores e pedestres. A instalação de manilhas vai facilitar o escoamento das águas beneficiando os moradores que residem no local. A obra é executada com Recursos Próprios do município. 

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Feira livre de Coração de Maria é antecipada para sexta-feira em virtude do feriado da Padroeira

A Prefeitura de Coração de Maria antecipou a feira livre que seria realizada no sábado (22) para a próxima sexta-feira, 21 de agosto, em razão do feriado da Padroeira. Na sexa-feira (21) as escolas municipais e repartições públicas irão funcionar normalmente. A medida foi oficializada através do Decreto Nº 37 de 07 de agosto de 2015.

A festa da Padroeira começou desde a última sexta-feira 14 de agosto, e encerra no domingo dia 23, com procissão, missa e outras comemorações.

Fonte: http://www.coracaodemaria.ba.gov.br/

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Comissão de Acompanhamento visita obra do sistema integrado de abastecimento de água

Os membros da Comissão de Acompanhamento de Obras (CAO) visitaram na manhã dessa quinta-feira (13), o canteiro de obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) em Amélia Rodrigues. O objetivo é tirar dúvidas e acompanhar as obras de ampliação do sistema integrado de abastecimento de água (SIAA). A obra do SIAA vai aumentar a oferta de água em Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Teodoro Sampaio e Terra Nova. Os investidos dos recursos são da ordem de R$ 41 milhões.
A CAO foi criada como instrumento de controle social na implantação do sistema integrado de abastecimento de água (SIAA) e visa garantir a participação da população mariense no acompanhamento da obra.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Prefeito Paim realiza reunião e anuncia a perfuração de nove poços artesianos

Na noite dessa segunda-feira (10) o prefeito de Coração de Maria, Paim da Farmácia, realizou uma concorrida reunião na casa de Milton, comunidade do Cordeiro. O encontro foi para anunciar a perfuração de mais nove poços artesianos em várias comunidades da zona rural. O prefeito aproveitou para anunciar também as obras de escoamento de águas pluviais na Rua do Cemitério e a reforma da capela do Cemitério municipal. Além do prefeito Paim, estiveram presentes o vice prefeito Luis Carlos, secretários municipais, vereadores, lideranças políticas e moradores da comunidade. 
Os poços serão perfurados nas seguintes comunidades: Cordeiro, Godorio, São Francisco, Pau Pombo, Matambina, Mendes, Pitiá e dois no Mucambinho. 

domingo, 9 de agosto de 2015

Vila Rica vence na primeira rodada do campeonato mariense 2015

Depois de oito anos sem acontecer, teve inicio nesse domingo (09) dia dos pais o campeonato municipal de futebol de Coração de Maria. Na rodada de abertura a equipe do Cantagalo foi facilmente batida pelo Vila Rica por 5X0. Esse jogo foi pelo grupo A, realizado no Estádio Fernandão.  A abertura do campeonato contou com a presença do prefeito Paim da Farmácia, vereadores e secretários municipais. A partida foi transmitida pela Rádio Sociedade de Feira de Santana. 
Equipe do Cantagalo
Equipe do Vila Rica (Retiro)

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Prefeitura de Coração de Maria faz operação tapa-buracos na BA-084

A Prefeitura de Coração de Maria, através da Secretaria de Obras, iniciou nessa terça-feira (04) uma operação tapa-buracos na BA-084, que liga Coração de Maria – Conceição do Jacuípe – Irará no trecho que vai da Sede até a ponte do Rio Seco.

Fonte: facebook da prefeitura de Coração de Maria

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Campeonato Mariense de Futebol 2015 começa no próximo domingo no Estádio Fernandão

Começa neste domingo, dia 9, o Campeonato Municipal de futebol de Coração de Maria no Estádio Fernandão.  Serão 10 equipes disputando o título do campeonato em jogos aos fins de semana. O Campeonato é uma realização do Departamento de Esporte com apoio da Prefeitura de Coração de Maria. As equipes estão divididas em dois grupos: 
Grupo A:
Vila Rica 
Cantagalo
Atlético Mariense 
Paciência 
Independente 
Grupo B
Galícia
Poeirão
Escolinha
Vila Real Mariense
Retiro
 
Neste domingo, às 14h acontecerá uma preliminar de futebol infantil com alunos da Escolinha de Futebol Coração de Maria. Logo após, às 16h acontecerá a partida inaugural com o jogo entre Vila Rica X Cantagalo. Segue abaixo tabela completa com os jogos da primeira fase:
                                              GRUPO A                                                                                                            
 DIA                JOGO                                    HORÁRIO                             
09/ago             Vila Rica                x   Cantagalo                   15:00                         
23/ago             Cantagalo              x   Atlético Mariense       13:15
                        Independente         x   Vila Rica                    15:15                                     
06/set              Vila Rica                x   Paciência                    13:15
                        Independente         x   Cantagalo                  15:15                                     
20/set              Paciência               x   Independente             13:15
                        Atlético Mariense   x  Vila Rica                     15:15                                     
04/out              Independente         x   Atlético Mariense       13:15
                        Cantagalo              x   Paciência                   15:15                         
12/out              Atlético Mariense   x  Pacência                    15:00                                                                                            
                               GRUPO B                                                                                                              
DIA                 JOGO                                    HORÁRIO                                        
16/ago             Galícia        x   Poeirão                                    13:15
                        Escolinha    x  Vila Real Mariense                  15:15            
30/ago             Poeirão       x  Escolinha                                 13:15 
                        Retiro         x   Galícia                                     15:15             
13/set              Galícia        x   Vila Real Mariense                 13:15
                        Retiro         x   Poeirão                                   15:15
27/set              Vila Real     x  Retiro                                      13:15
                        Escolinha   x   Galícia                                     15:15                        
11/out              Retiro         x   Escolinha                                13:15
                        Poeirão      x   Vila Real Mariense                  15:15

Cobrir vaso sanitário com papel higiênico ao se sentar é exagero, diz especialista

Inúmeras pessoas pensam que é possível contrair alguma doença ao se sentar ao vaso sanitário. Entretanto, o temor que levou à criação de assentos portáteis e sprays higienizantes é exagerado. É o que afirma Jason Tetro, microbiologista canadense conhecido como “o cara dos germes”. O especialista, autor do livro “The Germ Code: How to Stop Worrying and Love the Microbes” (O Código do Germe: Como parar de se preocupar e amar os micróbios, em tradução livre), confirmou a existência de grande população bacteriana em assentos sanitários, principalmente sob a forma de bactérias fecais. No entanto, na maior parte do tempo, entrar em contato direto da pela com elas significa um risco mínimo. “Quando você se senta, você está criando um selo, e a não ser que você tenha um corte gigante no seu posterior que possa permitir que as bactérias entrem na sua corrente sanguínea, não há nenhum risco algum”, apontou Tetro. Pesquisas já atestaram que há um baixo risco de se contrair alguma bactéria através de vasos sanitários, já que o ato de dar descarga envia minúsculas gotas de água no ar, levando os micro-organismos a alcançarem até dois metros, caindo no chão ou na pia. Em casa, as chances podem ser minimizadas ao se colocar a tampa para baixo antes de apertar o botão, algo que não é possível em banheiros públicos que não oferecem tampa no vaso. No entanto, segundo Tetro, nada é mais eficaz contra as bactérias que a boa e velha lavagem adequada das mãos. Ele também alerta para a função do disparo da descarrega quando o usuário ainda está sentado. Dependendo do que está na privada, é possível que gotículas contaminadas pousem na pele. Mas, novamente, a menos que haja um corte ou ferida aberta, o risco é mínimo, frisou o estudioso.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Novos cursilhistas 2015, sejam bem vindos

QUERO dedicar esse texto aos irmãos que viveram o Cursilho de Cristandade.  Digo viver e não fazer, porque o Cursilho é um caldeirão de espiritualidade e emoções, e as emoções se vivem, não se fazem.
NO último final de semana foi realizado o 19º Cursilho Misto da Forania IV e V da Arquidiocese de Feira de Santana. Estavam vivenciando pela primeira vez 53 pessoas de 8 paróquias. Entre elas estavam oito de Coração de Maria, foram eles: Gustavo, Jaciara, Katy, Luciana, Marcelle, Neta, Silvia e Zé Alves.
AOS novos cursilhistas uma palavra de incentivo: Jesus Cristo nos compara como ovelhas no meio de lobos (Mat. 10, 16-20). E quem são esses lobos? É esse mundo injusto, violento, desonesto, cruel, que tentam destruir os preceitos cristãos. Mas apesar das dificuldades, a nossa missão é continuar o que Jesus começou. Parece uma tarefa difícil, e é, mas, por que São Paulo, São Francisco de Assis, Irmã Dulce e outros santos anônimos conseguiram?
QUEM vive um Cursilho não ingressa em mais um movimento da Igreja, porém, mergulha verdadeiramente em seu mistério e missão. Assim aconteceu comigo e espero que aconteça com vocês. Onde vocês estiverem, evangelizem os ambientes, sejam testemunhas vivas do amor, defensores da paz, da verdade e da vida. 
O CURSILHO é a grande catequese do leigo, que chega na hora certa para recebê-la. O seu compromisso principal é com Jesus Cristo. Portanto não se esqueçam do tripé: ORAÇÃO, ESTUDO, AÇÃO, “Cristo conta com você”. DECOLORES.

Sandro Oliveira