quinta-feira, 30 de abril de 2015

CRAS de Coração de Maria realiza aulas de dança de salão

Grupo de Idosos
A Secretaria de Assistência Social, através da Referência em Assistência Social (CRAS) está realizando aulas de danças de salão. A participação é livre e gratuita para idosos, crianças e jovens, e o público prioritário são os beneficiários do Bolsa Família, Cad Único e BPC-LOAS, conforme informou a coordenadora do CRAS Islomane Mascarenhas. Os interessados devem ir até a sede do CRAS localizada na Praça da Bandeira, Centro. As aulas acontecem na segunda e quinta-feira pela manhã e a tarde. 

Fonte: http://www.coracaodemaria.ba.gov.br

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Coração de Maria realiza Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveram nesta quarta-feira (29), a Conferencia Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Coração de Maria.
O evento contou com a participação de aproximadamente 150 participantes, dentre eles representantes de diversas Associações Municipais, Crianças, Adolescentes, Instituições Públicas e Comunidade.
A Conferência teve como tema "Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente", objetivando assim mobilizar o Sistema de Garantia de Direitos e a população em geral para a importância do controle social na consolidação e monitoramento da Política Nacional de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e eleger Delegados para a Conferência Territorial.
 
A Palestra Magna foi promovida por Normando Batista Santos, Secretário Executivo do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. As propostas eleitas serão a base para a Construção do Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente de Coração de Maria.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Obras do Calçadão da Rua Aníbal Amorim continuam dentro do previsto

Continuam no ritmo previsto as obras que estão sendo realizadas para a construção de um Calçadão e revitalização da Rua Aníbal Amorim, conhecida como Rua do Fundo. Obra essa que dará um perfil moderno e atraente para a Rua tão importante para o comércio local. A prefeitura de Coração de Maria acompanha todo o trabalho por intermédio da secretaria de obras e serviços públicos, a fim de corrigir eventuais problemas que possam ocorrer durante os trabalhos.
A obra de revitalização da Rua Aníbal Amorim (Rua do Fundo) onde está sendo construído um calçadão que se estenderá da frente dos Correios até a esquina do Bar de Du, e será asfaltada com faixa para pedestres e redutores de velocidade do supermercado Nova Opção até os Correios. A obra é custeada com RECURSOS PRÓPRIOS do município.
“Toda obra que é feita em uma área aberta como é essa, em uma rua, às vezes dependemos muito da situação climática. Por exemplo, se chover, claro que haverá atraso na execução da obra, mas o tempo estando fazendo sol, com certeza tem tudo para transcorrer normalmente. Esperamos que ocorra tudo bem para que a obra seja entregue à população no seu tempo previsto”, resultou o secretário Washington Oliveira.   

O Prefeito Paim pede desculpas pelos transtornos causados pelas obras: “Quero mais uma vez pedir desculpas aos comerciantes e a população em geral, pelos transtornos causados pela obra. Mas, é passageiro, e garanto que todos serão beneficiados quando a obra estiver concluída, será um ponto de referência para a nossa cidade”, disse o prefeito Paim da Farmácia. 

Fonte: http://www.coracaodemaria.ba.gov.br/

quarta-feira, 22 de abril de 2015

22 de Abril - Dia do Descobrimento do Brasil

História do Descobrimento do Brasil

Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.

Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil. 

A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras. Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo, navegando pela  Espanha, chegou a América, fato que ampliou as expectativas dos exploradores. Diante do fato de ambos terem as mesmas ambições e com objetivo de evitar guerras pela posse das terras, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494. De acordo com este acordo, Portugal ficou com as terras recém descobertas que estavam a leste da linha imaginária (370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde), enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste desta linha. 

Mesmo com a descoberta das terras brasileiras, Portugal continuava empenhado no comércio com as Índias, pois as especiarias que os portugueses encontravam lá eram de grande valia para sua comercialização na Europa. As especiarias comercializadas eram: cravo, pimenta, canela, noz moscada, gengibre, porcelanas orientais, seda, etc. Enquanto realizava este lucrativo comércio, Portugal realizava no Brasil o extrativismo do pau-brasil, explorando da Mata Atlântica toneladas da valiosa madeira, cuja tinta vermelha era comercializada na Europa. Neste caso foi utilizado o escambo, ou seja, os indígenas recebiam dos portugueses algumas bugigangas (apitos, espelhos e chocalhos) e davam em troca o trabalho no corte e carregamento das toras de madeira até as caravelas. 

Foi somente a partir de 1530, com a expedição organizada por Martin Afonso de Souza, que a coroa portuguesa começou a interessar-se pela colonização da nova terra. Isso ocorreu, pois havia um grande receio dos portugueses em perderem as novas terras para invasores que haviam ficado de fora do tratado de Tordesilhas, como, por exemplo, franceses, holandeses e ingleses. Navegadores e piratas destes povos, estavam praticando a retirada ilegal de madeira de nossas matas. A colonização seria uma das formas de ocupar e proteger o território. Para tanto, os portugueses começaram a fazer experiências com o plantio da cana-de-açúcar, visando um promissor comércio desta mercadoria na Europa.

domingo, 19 de abril de 2015

Pai e filha entram para o livro dos recordes por terem as maiores línguas do mundo

O norte-americano Byron Schlenker e a filha Emily entraram para o Guiness, o Livro dos Records, por serem o homem e a mulher com a língua mais larga do mundo. O pai, de 37 anos possui uma língua de 8,57 centímetros de diâmetro e Emily, de 14 anos, 7.33 centímetros. De acordo com o jornal O Globo, a língua de Byron é 2 cm maior do que um iPhone 6 e ele descobriu a “anomalia” quando foi ajudar a filha em um trabalho da escola. Ao medir o próprio órgão da boca, percebeu que ele era quase 1 centímetro maior do que a do homem que estava no livro. A esposa de Byron, Vicki, disse que as amigas costumam fazer piadas sobre a língua de seu marido e sua vida amorosa. “Tentamos ser francos. Somos uma família completa com três garotas, portanto apenas rimos e levamos na esportiva”, relatou Vicki.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Prefeito Paim solicita esgotamento sanitário para Coração de Maria

O prefeito Paim da Farmácia e a deputada Neusa Cadore, participaram de uma audiência nesta terça-feira (14), na Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, em Salvador.
O prefeito solicitou aditivo da obra que está implantando o sistema simplificado de abastecimento da cidade. Segundo ele, se atendida, a medida beneficiará mais 500 famílias que vivem no entorno da sede. 
Paim pontuou também a necessidade de ampliar o abastecimento de água na região de Retiro, a implantação de um dessalinizador na comunidade de Mangalô, a perfuração de um poço no Mucambinho para utilização do sistema local que está desativado. 
 
O prefeito solicitou ainda apoio para elaboração do projeto de esgotamento sanitário. "Começamos a governar com praticamente zero de rede de esgoto e não temos recurso para fazer o projeto executivo", relatou Paim.  

FONTE: www.neusacadore.com.br

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Ligação de orelhões da Oi será gratuita, diz Anatel

As ligações locais feitas para telefones fixos em orelhões da Oi em 15 estados não poderão ser cobradas a partir desta quarta-feira (15). A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), depois que a operadora não atingiu o patamar mínimo de disponibilidade nesses estados.

A medida vale para os estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.

Procurada pelo G1, a Oi informou que "cumpre a determinação da Anatel de conceder a gratuidade em chamadas para telefones fixos locais feitas a partir de sua rede de telefonia pública nos 15 estados indicados pela agência reguladora.  A medida é temporária e permanecerá em vigor até que os patamares de disponibilidade de orelhões nestes estados estejam nos níveis indicados pela Anatel".
A disponibilidade da planta de orelhões deve ser de no mínimo 90% em todas as Unidades da Federação e de no mínimo 95% nas localidades atendidas somente por orelhões (acesso coletivo). Segundo a Anatel, na medição feita em 31 de março a Oi não atingiu esse patamar nesses estados.
As ligações serão gratuitas até que os patamares de disponibilidade sejam alcançados, afirma a agência.

Novas medidas
Estão previstas novas medições para 30 de agosto de 2015, 29 de fevereiro de 2016 e 30 de agosto de 2016 e a cada seis meses.
Os telefones públicos que não alcançarem os patamares mínimos nessas medições terão gratuidade também, a partir de 1º de outubro, para ligações de longa distância nacional. A partir de 1º de abril de 2016, a gratuidade se estende para telefones móveis com o mesmo DDD; e a partir de 1º de outubro de 2016, para os telefones celulares com DDD diferente.

FONTE: G1

Pedrão e Teodoro Sampaio pertencem agora ao Cartório eleitoral de Coração de Maria

No dia 11 de setembro de 2013 o prefeito Paim da Farmácia juntamente com a deputada estadual Neusa Cadore se reuniram com a presidenta do TRE-Ba, Desembargadora Sara Brito, para buscar informações sobre mudanças que iriam acontecer nas zonas eleitorais e que Coração de Maria tinha grande possibilidade de ir para outra zona eleitoral. Preocupado com essa situação o prefeito solicitou essa reunião com a Desembargadora.
Na oportunidade Paim sugeriu à presidenta que avalie a proposta de Coração de Maria permanecer como Zona Eleitoral, concentrando também municípios como Pedrão e Teodoro Sampaio. O prefeito argumentou que a medida desafogaria outras Zonas que têm até cinco municípios. Além disso, Paim citou a questão geográfica de distritos como Sítio, localizado a 30 km da sede e que possui cerca de 30 por cento da população. Conferir matéria aqui: http://folhadeoliveira.blogspot.com.br/2013/09/prefeito-paim-sugeriu-ao-ter-ba-que.html
Em sessão de julgamento realizada na tarde da última quarta-feira, 08 de abril de 2015, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) aprovou que Coração de Maria continua com o Cartório Eleitoral e ainda incorporou Pedrão e Teodoro Sampaio para serem atendidos em Coração de Maria.

FONTE: Blog Folha de Oliveira

TRE-BA promove rezoneamento em Zonas Eleitorais na região

Em sessão de julgamento realizada na tarde da última quarta-feira, 08 de abril de 2015, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) aprovou a Resolução Administrativa 2/2015, que determina a readequação da divisão da competência territorial entre as Zonas Eleitorais (ZEs) do interior. Dessa forma, alguns municípios baianos passarão a pertencer a novos Cartórios Eleitorais e, consequentemente, eleitores remanejados para novos locais de votação.
A cidade de Conceição do Jacuípe, por exemplo, passa a ter agora só duas Zonas Eleitorais, ela mesma e Amélia Rodrigues.
Anteriormente, Conceição do Jacuípe tinha terra Nova, que vai para São Sebastião do Passé e Teodoro Sampaio que vai para Coração de Maria.
Coração de Maria também foi modificada fazendo conjunto com Pedrão e Teodoro Sampaio.
Santo Amaro e Saubara não foram modificados.
Com objetivo de aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços cartorários oferecidos ao eleitor, o documento definiu que, entre outros aspectos, nos municípios de Gentio do Ouro e Heliópolis serão instaladas unidades de atendimento da Justiça Eleitoral. As alterações, de acordo com a complexidade de cada uma, deverão ser implementadas no prazo máximo que varia entre 30 e 120 dias após a publicação da Resolução.

Fonte: www.jacuipenoticias.com

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Vereador quer proibir celulares em igrejas para defender 'sintonia espiritual'

Depois do propor o centro de reabilitação para viciados em Whatsapp, o vereador de Salvador, Isnard Araújo (PR), que proibir que as pessoas usem smartphones nas igrejas. Se aprovado, os templos deverão afixar em local de fácil visibilidade os dizeres “É proibido o uso de aparelhos celulares de telefonia celular ou congêneres neste local, conforme Lei Municipal”. A mensagem também deverá ser transmitida no começo das reuniões, por meios sonoros, a fim de alcançar especialmente os portadores de necessidades visuais.  Quem descumprir a lei terá o aparelho retido até o término do evento, podendo ser utilizado o apoio da segurança do local, quando necessário. Para o vereador, o celular facilita muito a vida, porém existem pessoas que não abandonam o celular nem na hora de dormir, comer ou ir ao banheiro. “Tem gente que nem no local de culto desliga o aparelho, infligindo o direito dos que ali estão a fim de buscar sintonia espiritual. Todos devem ter seu direito respeitado, principalmente quando se trata de algo imaterial, momento sublime onde o homem pode estar em sintonia com um ser maior”, disse o vereador Isnard.

FONTE: Site Bahia Notícias 

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Mãe publica foto de biquíni com marcas de gravidez e tem cerca de 500 mil curtidas

A americana Rachel Hollis, mãe de três filhos, estava de férias com o marido em Cancun quando pediu que ele tirasse uma foto sua, aproveitando o sol e a areia branca. Depois do clique, Rachel percebeu que a imagem mostrava as marcas deixadas pelos nascimentos de seus filhos em sua barriga. Ao invés de esconder a imagem, a moça resolveu compartilhá-la em sua página na internet junto com uma mensagem sobre amor próprio."Eu tenho estrias e eu uso um biquíni. Eu tenho uma barriga que é permanentemente flácida de carregar três bebês gigantes e eu uso um biquíni. Meu umbigo é caído (e isso é algo que eu nem sabia que era possível) e eu uso um biquíni. Eu uso um biquíni porque eu tenho orgulho do meu corpo e cada marca nele. Essas marcas provam que eu fui abençoada por carregar meus filhos e a flacidez comprova que eu batalhei para perder peso. Eu uso um biquíni porque o único homem cuja opinião importa sabe pelo que eu passei para ser assim. E este mesmo homem diz que ele nunca viu nada mais sexy que o meu corpo, com marcas e tudo mais. Elas não são cicatrizes, amigas, são listras e você as mereceu. Exiba seu corpo com orgulho". A publicação rendeu mais de 460 mil curtidas no Facebook e 6,5 mil no Instagram.
 
FONTE: Site Bahia Notícias

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Prefeitura de Coração de Maria entrega cartões do PAA para agricultores

"A gente tinha o produto, mas não tinha como vender", relembra dona Maria Ferreira, agricultora da região de Retiro, distrito pertencente ao município de Coração de Maria. Ela comemorou ao receber o cartão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). "O programa vai ser bom para todos nós", afirmou.  
Dona Maria, agricultores (as) de diferentes comunidades e organizações sociais participaram do lançamento do PAA nesta quinta-feira (9), no auditório do Colégio Manoel Novais, sede do município. A iniciativa da prefeitura de Coração de Maria acontece por meio da articulação das secretarias municipais de Agricultura e Assistência Social.
O secretário de Agricultura, José Maurílio, disse que o município criou condições para os trabalhadores ampliarem a produção. "Cisternas, barreiros e outras tecnologias implantadas fortalecerão o trabalho desses agricultores que têm agora uma venda garantida", ressaltou José.
Ao todo são 126 agricultores beneficiados que poderão vender diretamente a produção para o governo. Para Edlene Paim, secretária de Assistência Social, o PAA vai gerar uma maior segurança alimentar. "A secretaria de Assistência faz o cadastro das entidades que receberão os alimentos, beneficiando assim famílias atendidas pela rede socioassistencial", informou Edlene.
A deputada estadual Neusa Cadore (PT) falou sobre o esforço que o prefeito Paim tem feito para levar políticas públicas para os agricultores familiares. "Quase 70 % da população deste município está na zona rural e o prefeito está trabalhando muito para ampliar a oferta de água, a qualificação da mão de obra e a geração de oportunidade para os trabalhadores rurais", afirmou Neusa.   
O prefeito Paim citou as dificuldades encontradas quando assumiu o mandato e pontuou ações realizadas. "Já colocamos, com recurso próprio e com a ajuda dos governos Estadual e Federal, água encanada em mais de 1500 residências na zona rural", disse Paim. O prefeito relatou ainda o êxito na distribuição de aproximadamente 4 mil cisternas para o município. “Nós conseguimos incluir Coração de Maria no programa de universalização de cisternas. É o maior programa já implantado aqui, pois foram quase 30 milhões de reais investidos e cerca de 16 mil pessoas beneficiadas”, concluiu.
      
O evento contou também com a participação do Chefe de Gabinete, Sandro Oliveira, dos secretários municipais  José Eduardo, Edineuza Cerqueira, vereadores, entre eles o presidente da Câmara, Marivaldo de Izidório, além da presidenta do Sindicato de Trabalhadores Rurais, Bernadina Leal, do representante das Associações Comunitárias, João Ferreira, dos representantes dos Bancos do Brasil e Nordeste, Maria Caroline e Marcone, respectivamente, o vice-prefeito Luiz Carlos e outros colaboradores da gestão municipal.  
PAA
O PAA foi criado em 2003 pelo Governo Federal e conta com  recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O Programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos, estimula à comercialização e à produção oriunda da agricultura familiar. Tudo isso valorizando a biodiversidade, a produção orgânica e agroecológica de alimentos, além de disseminar práticas alimentares saudáveis e fortalecer o cooperativismo e o associativismo.
FONTE: www.neusacadore.com.br

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Vídeo mostra policial branco que mata um negro nos Estados Unidos com oito tiros nas costas

Um policial branco foi detido e acusado de assassinato na última terça-feira (7) em North Charleston, Carolina do Sul, depois da divulgação de um vídeo que mostra como ele atirou várias vezes nas costas de um homem negro desarmado. Michael Slager atirou oito vezes nas costas da vítima, que parecia fugir do agente depois de ter sido detida no sábado em uma blitz de rotina. O vídeo foi enviado por uma testemunha ao jornal New York Times e divulgado na internet. O agente e a vítima, o motorista Walter Scott, de 50 anos, teriam discutido quando ele foi detido porque um dos faróis de seu veículo não funcionava. O policial, que pode ser condenado a 30 anos de prisão ou até mesmo à pena de morte, foi levado para o centro de detenção do condado de Charleston. Antes da divulgação do vídeo, o policial afirmou que Walter Scott o havia agredido e retirado sua pistola elétrica – nas imagens é possível ver que Slager apanha o dispositivo e o deixa ao lado da vítima, que morreu pouco depois. "Se não existisse um vídeo, saberíamos a verdade? Mas agora conhecemos a verdade", disse um irmão de Scott em entrevista. O advogado da família, Chris Stewart, afirmou que depois da notícia das acusações contra o policial existe um certo sentimento de libertação. "O caminho que devemos percorrer para tentar obter justiça começa aqui", declarou.

Australiana contrai infecção e fica paraplégica depois de usar pincel de maquiagem emprestado

Após usar um pincel de maquiagem emprestado para cobrir uma espinha, uma australiana contraiu uma grave infecção e ficou paraplégica. Jo Gilchrist, de 27 anos, foi diagnosticada pelos médicos bastante tempo depois de começar a sentir dores cada vez mais fortes nas costas. "Eu estava sentindo uma dor incrível e nada funcionava. Eu sinceramente achei que fosse morrer. Era uma dor pior que a do parto", contou Jo ao Daily Mail Autralia. Os médicos, então, descobriram que ela adquiriu uma infecção por bactérias estafilococos que se espalhou pelo corpo e se instalou em sua coluna. "Eles disseram que [a dormência] iria percorrer todo o meu corpo até meus braços e peito e, quando isso acontecesse, eu teria que ser colocada em coma induzido e aprender a respirar de novo", explicou. Atualmente, Jo foi transferida de Warwick, cidade onde mora, para Queensland, onde deve permanecer por pelo menos mais três meses internada para tratamento. "Minha amiga teve uma infecção por bactéria no rosto, e eu usei o mesmo pincel que ela. Eu não tinha a menor ideia que isso podia acontecer. Eu costumava emprestar maquiagem das amigas. Minha amiga está se sentindo péssima, mas claro que não foi culpa dela", afirmou a australiana. De acordo com os médicos, é possível que ela não volte mais a andar.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Homem tenta casar com cobra que seria reencarnação de mulher

Um homem tentou se casar com uma cobra por acreditar que ela era a reencarnação de uma mulher bonita, segundo informações do jornal The Mirror. O indiano Sandeep Patel se disse apaixonado pelo réptil e que a suposta reencarnação da mulher também o amava. Cerca de 15 mil pessoas se reuniram na vila de Phoolpur para acompanhar o casamento. A cerimônia foi interrompida pela polícia, que prendeu o 'noivo' e seu pai, um fazendeiro, por violação da paz. A multidão que acompanhava a cerimônia ameaçõu um motim após a interupção do casamento e reforço policial teve de ser chamado. À polícia, o rapaz disse que poderia se transformar em cobra durante a noite depois de entrar em transe profundo. Patel afirmou que a cobra prometeu que se casaria com ele no sábado de Páscoa. O sacerdote que realizou o casamento disse que o homem sempre exibiu traços de cobra.

Pacientes do CAPS I de Coração de Maria tem momento de lazer na praia

A equipe do CAPS I Antonio Ferreira Marques do Município de Coração de Maria proporcionou um momento de lazer na praia com os pacientes e moradores da Residência Terapêutica.
O objetivo deste passeio e tantos outros promovidos é a inserção social, o resgate da cidadania, tornando-o sujeito de seu próprio tratamento, a recuperação da autonomia e a reintegração à família e à sociedade.
A Reforma Psiquiátrica envolve não só a qualidade da assistência prestada, mas também a importância de a sociedade de um modo geral, mudar seus conceitos da maneira de entender e acolher os pacientes.
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Coração de Maria presta um atendimento especial diariamente. Recebendo um zelo peculiar por parte da administração pública, o serviço vem cumprindo com sua proposta principal de respeito e valor, que é preparar o indivíduo para uma melhor qualidade de vida.

FONTE: http://www.coracaodemaria.ba.gov.br/

Prefeitura de Coração de Maria convida para apresentação do PAA

A Prefeitura Municipal de Coração de Maria, através das Secretarias de Agricultura e Assistência Social convida os produtores rurais e a comunidade em geral, para a apresentação do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA.
Dia 09 de abril de 2015 no auditório do Colégio Manoel Novais. Na oportunidade estarão presente representantes das entidades que serão beneficiadas pelo Programa. 

Equipe de pesquisadores da Harvard vai a Monte Santo estudar caso raro de anomalia genética

“Eu não vejo nada de cabeça para baixo, o mundo que está de cabeça para baixo”, explica Claudio Vieira, homem que ao nascer, em 1º de abril de 1976 no município de Monte Santo, na região do Sisal, recebeu o diagnóstico de que teria apenas 24 horas de vida. Hoje, com 39 anos, Claudio irá receber uma visita de pesquisadores da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, que farão um estudo sobre o caso, diagnosticado em 2013 como Artrogripose Múltipla Congênita (AMC) por uma equipe médica de Londres, na Inglaterra. O grupo de pesquisadores de Harvard chegou a Monte Santo na tarde de segunda-feira (6) e vão começar os testes com Vieira a partir desta terça-feira (7) até quinta (9). O principal objetivo das pesquisas é entender como Claudio consegue enxergar o mundo de cabeça para cima quando sua cabeça é posicionada para baixo. “Eles querem fazer uma avaliação de como eu enxergo. Devido à posição em que fica a minha cabeça, muita gente acha que eu vejo tudo de cabeça para baixo, mas eu não vejo”, conta.
Muita gente acha que eu vejo tudo de cabeça para baixo, mas eu não vejo", explica / Foto: Reprodução BBC
Claudio também afirmou não se importar com a possibilidade de ser feito de cobaia pela equipe de pesquisadores, pois as pesquisas podem trazer resultados benéficos e ajudar pessoas que passem por uma situação parecida. “O meu caso é um grande mistério. Isso tudo pode desvendar o mistério da minha vida”, espera. O caso de Claudio já alcançou proporções mundiais: ele já deu entrevistas para jornais, rádios e equipes de televisão internacionais como a CBN, Discovery Chanel, The New York Times, além de matérias para um programa televisivo japonês e palestras motivacionais no Brasil e nos Estados Unidos.
Claudio em 2000, quando conheceu o Papa João Paulo II, no Vaticano / Foto: Arquivo pessoal
Há 15 dias, Claudio recebeu uma proposta que traz uma nova esperança. Uma equipe filantrópica de pesquisadores da Filadélfia, nos Estados Unidos, conhecida como Shriners International, entrou em contato com ele e trouxe a possibilidade da realização de uma cirurgia para amenizar seu quadro clínico. Os pesquisadores pediram que Claudio enviasse um raio-X eletrônico para análise. “Eu já enviei, mas para saber se realmente tenho interesse em fazer a cirurgia, preciso ouvi-los antes. Quando conversei com a equipe, deixei claro que não assumi compromisso, e eles também. Não vou fazer alguma coisa assim aleatória, não me interessa de cara”, explica. Segundo ele, essa é a primeira vez que a Shriners International abre espaço para um caso como o de Claudio, já que a equipe é especializada em atender apenas crianças.
Atualmente Claudio Vieira dá palestras motivacionais / Foto: Arquivo Pessoal
Há 14 anos, Claudio recebeu proposta similar de uma equipe de especialistas do Canadá, mas rejeitou por “medo e imaturidade”. “Eles falaram comigo logo direto, dizendo que o caso tinha jeito. Alguém que só me conhece por fotos pode dizer que dá jeito? Eu fiquei com medo, recuei por falta de maturidade e conhecimento”, relata. Atualmente, Claudio Vieira, formado em contabilidade, dá palestras motivacionais. Reveza entre morar na casa da mãe, Maria José, no centro de Monte Santo, e na casa que conseguiu com o apoio do governo, um loteamento do programa federal “Minha Casa Minha Vida”.

Veja abaixo reportagem feita pela Discovery Chanel sobre o caso de Claudio:
FONTE: Site Bahia Notícias 

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Escravizada pelo marido, mulher urinava no chá da sogra como vingança

Uma mulher, durante um ano, urinava no chá de sua sogra. De acordo com o The Mirror, a atitude foi em vingança pelo casamento dela com o filho da mulher. Rekha Nagvanshi, de 30 anos, estava posicionada sobre o bule de chá quando sua sogra entrou na cozinha e presenciou a cena. A “mijona” era esposa de Deepak, de 34 anos, e vivia com o marido em Indore, na Índia. De acordo com Alia Kohli, amiga de Rekha, a mulher era tratada como escrava, e havia abandonado o noivo em uma ocasião. Porém o homem a procurou e pediu que ela voltasse, para o bem da filha do casal de quatro anos. Segundo informações, atualmente Rekhae Deepak estão vivendo separados.

FONTE: Bahianoticias

Abertas as inscrições para escolha de novos membros do Conselho Tutelar de Coração de Maria

Estão abertas de 10 de abril a 8 de maio de 2015 as inscrições para os interessados em concorrer a uma das 5 vagas para o cargo de conselheiro tutelar na cidade de Coração de Maria. O edital está disponível no portal: www.pmcoracaodemaria.ba.ipmbrasil.org.br. As inscrições podem ser realizadas no horário das 8h às 12h na sede da Secretaria de Assistência social, localizada na Rua Cecílio Batista Marques, Centro, Coração de Maria-Bahia. 

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Missa do Lava-Pés dá início ao Tríduo Pascal na Paróquia de Coração de Maria

Fieis católicos de Coração de Maria participaram nesta Quinta-feira Santa (02/04) na Igreja Matriz da tradicional Missa do Lava-pés. O Padre Evangevaldo falou na homilia que “A liturgia da Quinta-feira Santa nos fala do amor, com a cerimônia do Lava-pés, a proclamação do novo mandamento, a instituição do sacerdócio ministerial e a instituição da Eucaristia, em que Jesus se faz nosso alimento, dando-nos seu corpo e sangue. É a manifestação profunda do seu amor por nós, amor que foi até onde podia” disse.
                                                         
O Padre lembrou aos fieis que amanhã Sexta-feira Santa dia de jejum e abstinência e não de bebedeiras e caruru com vatapá. Que deixassem o banquete para o domingo de Páscoa, aí sim, é dia de celebrarmos e comemorarmos com a família a Ressurreição de Cristo.

Ao final da celebração o Santíssimo Sacramento foi trasladado para o altar lateral onde fica a imagem de Coração de Jesus. O Padre convidou a todos para que permanecessem em vigília e adoração até as 05h da manhã de Sexta-feira Santa, e que logo após daria início a Via Sacra.

Prefeitura de Coração de Maria reforma estádio com recursos próprios do município

A Prefeitura de Coração de Maria, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos com apoio do Departamento de Esportes do Município está reformando o Estádio Fernandão. Estão sendo investidos mais de R$ 90.000,00 na obra, sendo que esse valor é de RECURSOS PRÓPRIOS DO MUNICÍPIO. A reforma conta com:
Instalação completa de novos Alambrados;   
Recuperação da Arquibancada;
Recuperação do Gramado;
Recuperação dos Vestiários;
Nova instalação Elétrica;
Recuperação da parte Hidráulica e dos Banheiros;  
Recuperação do sistema de Irrigação para o gramado;
Instalação de sala para o Departamento de Esportes e Liga Desportiva;
Instalação de novos Portões de Acesso;
Pintura Geral e outros.
Para Samuel Vieira, Chefe de Departamento de Esportes, "a reforma do estádio vai proporcionar melhores condições para a realização de jogos amadores municipais e regionais, e de outras atividades esportivas, além de incentivar a prática de esportes para os nossos jovens. E é desejo também do nosso prefeito Paim realizamos um trabalho com os estudantes da rede estadual e municipal e ensino", disse. 
“Já era pra termos reformado o estádio, mas tínhamos algumas promessas a nível estadual e federal, mas até então não fomos contemplados. Diante disso, sabendo da necessidade de realização de campeonatos e torneios, estamos fazendo um esforço tremendo com recursos próprios para fazer essa reforma. Com isso oferecer condições para que a nossa juventude se envolva com o esporte, distanciando definitivamente de qualquer vício que possa angustiar suas vidas”, destacou o prefeito Paim da Farmácia.
FONTE: http://www.coracaodemaria.ba.gov.br/

Prefeitura Municipal realiza reforma na Escola Manoel José Vieira e na Creche Maria Pretinha

Buscando oferecer um ambiente agradável para os alunos, professores e profissionais da educação, a Prefeitura de Coração de Maria, através da Secretaria Municipal de Obras, realizou reforma no prédio da Escola Municipal Manoel José Vieira (Maneca) e da Creche Maria Pretinha. Os serviços estruturantes nas unidades escolares foram custeados com RECURSOS PRÓPRIOS DO MUNICÍPIO, na ordem de R$ 83.000,00.

Na Escola Manoel José Vieira foi realizado:
Pintura em todo o prédio;
Plantio de Grama nos jardins;
Colocação de Piso e Alta Resistência;
Forro nas Salas de aula;
Construção de depósito para armazenar a merenda;
Ampliação da Sala da diretoria;
Reforma dos Sanitários;
Substituição do Padrão de Energia elétrica;
Revisão em toda rede elétrica;
Colocação de Revestimento nas paredes das salas;
Construção de rampa de acessibilidade;
Revisão em toda rede hidráulica;
E outros.
Na Creche Maria Pretinha foi feito:
Piso de alta Resistência no salão e área de entrada;
Piso de cerâmica em três salas, banheiros e lavanderia;
Pintura em toda a estrutura do prédio;
Melhoramento na ventilação;
Melhoramento na rede elétrica;
Colocação de grades nos basculantes;
Ampliação para mais uma sala de aula;
Portas novas;
E outros. 
Escola Manoel José Vieira

FONTE: http://www.coracaodemaria.ba.gov.br/

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Paróquia de Coração de Maria realizou a tradicional Procissão do Encontro

Na noite desta quarta-feira (01/04) a Paróquia de Coração de Maria dentro da programação da Semana Santa, realizou a tradicional Procissão do Encontro a qual recorda o doloroso encontro de Jesus e Maria a caminho do calvário. Os homens saíram com a imagem de Nosso Senhor dos Passos e as mulheres saíram com a imagem de Nossa Senhora das Dores. O encontro das duas procissões foi na frente da Igreja Matriz e nesse momento o Pe. Evangevaldo fez uma breve reflexão diante das imagens e relembrou a importância de Jesus para a salvação do mundo e também a história de Maria, Mãe de Jesus, que nunca abandonou seu filho.