sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Católicos de Coração de Maria percorrem várias ruas da cidade na tradicional Via-Sacra

A Quaresma dura 40 dias, começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. É para os católicos o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para preparação para a festa da Páscoa. A procissão da Via-Sacra consiste em reproduzir de forma simbólica, o caminho de sofrimento percorrido por Jesus Cristo, a partir do tribunal de Pilatos até o Monte Calvário.
Foi nesse sentimento que aconteceu na noite dessa sexta-feira (27), a primeira Via-Sacra, que a comunidade católica mariense realiza todos os anos pelas ruas da cidade. O início da caminhada que relembra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus foi na Igreja Matriz, depois percorreu as ruas e voltou para encerramento defronte a mesma Matriz.   
Durante as meditações o Pe. Evangevaldo convidou os fiéis para rezar pelos cristãos do mundo e o fortalecimento das famílias. “Que este tempo de Quaresma contribua para fortalecer nos corações de nós cristãos o compromisso com a promoção da vida e o fortalecimento das nossas famílias. E que rezemos pelos cristãos do mundo que sofre perseguição por causa da sua fé”, disse o padre.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Prefeito Paim da Farmácia se reúne com comerciantes para discutir início das obras de revitalização da Rua do Fundo

O prefeito de Coração de Maria, Paim da Farmácia, o secretário de Obras Washington Oliveira e o chefe de Gabinete Sandro Oliveira se reuniram na tarde desta quarta-feira (25), com um grupo de empresários e representantes do comércio, para informar sobre o início das obras de revitalização da Rua Aníbal Amorim conhecida como Rua do Fundo. As obras serão iniciadas na próxima segunda-feira (02/03) com o prazo para a execução de 90 dias. Será construído um Calçadão da frente da Agência dos Correios até a esquina do Bar de Du. E será asfaltado da Venda de Toti até o supermercado de Giju com padronização dos passeios. A obra será custeada com recursos do próprio município e custará R$ 209.023,12.
O prefeito afirmou que se sentiu muito satisfeito com a reunião porque os comerciantes gostaram do que ouviram. “Essa revitalização vai beneficiar a cidade, os clientes e, principalmente os comerciantes. Eu sinto uma expectativa grande. Sei que eles estão preocupados com alguns transtornos que vai ocorrer durante a execução da obra, mas já fizemos uma reunião com a empresa que ganhou a licitação para que façamos o máximo possível, para concluirmos a obra antes do previsto em contrato, de uma maneira a não prejudicar o comércio, porque sabemos que eles vivem de vendas. Mas a obra não vai atrasar porque o recurso é próprio, portanto não haverá burocracia”, concluiu o prefeito Paim.

Prefeitura de Coração de Maria firma convênio com Associação de Proteção ao Idoso

Na tarde desta quarta-feira (25), aconteceu no gabinete do Prefeito de Coração de Maria a assinatura do convênio com a Associação de Proteção aos Órfãos e ao Idoso, conhecido como Orfanato Nosso Lar. Estiveram presentes no ato da assinatura o Prefeito Paim da Farmácia, a presidente do Orfanato Mariize Evangelista, a presidente do Conselho de Assistência Social Patrícia Martins, a conselheira Islomane Viana e o advogado do Orfanato Bruno. O convênio tem por objetivo o apoio financeiro do Governo Federal, Estadual e Municipal.
A presidente da Associação senhora Mariize, afirmou que o convenio é bem vindo e que vai ajudar muito a instituição. “Graças a Deus conseguimos firmar esse convênio. Agradeço ao nosso prefeito Paim pelo empenho, ao pessoal do conselho e toda a equipe da secretaria de assistência social. Será muito bem vinda a verba e vamos tocar em frente o nosso trabalho”.
Conselho de Assistência Social com representanes da Associação
O prefeito Paim da Farmácia falou da importância e ratificou o seu compromisso de apoiar a instituição que cuida dos idosos do município. “Reconheço a importância do trabalho que é realizado pela instituição. Sabemos que ainda não será o suficiente diante das despesas que o órgão tem, mas já é um grande avanço que estamos dando para melhor cuidarmos dos nossos idosos e estarei sempre a disposição para ajudar no que for preciso”, afirmou o prefeito Paim. 

FONTE: http://www.coracaodemaria.ba.gov.br/

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Secretário de agricultura visita agricultores e comemora a chegada das chuvas na zona rural

Bastante entusiasmado com as chuvas que tem caído no município, o secretário de agricultura de Coração de Maria, Zé Maurílio, esteve na tarde dessa terça-feira (24) visitando algumas comunidades da zona rural para conferir de perto o volume de água captado pelas cisternas de polietileno, pelas cisternas de produção (calçadão) e pelos barreiros construídos recentemente pela prefeitura municipal. Por onde passou o secretário só ouviu elogios e agradecimentos, pela atenção que a prefeitura vem tendo com o homem do campo.

Segundo o secretário durante os últimos dias foram registrados mais de 200 milímetros de chuvas na região, fazendo com que alguns reservatórios enchessem fazendo a alegria dos agricultores. O secretário visitou as propriedades dos agricultores Aldroldo de Jesus e sua esposa Janete Miranda, moradores da comunidade da Tapera.
“Nós estamos muito alegres, com a chegada da chuva. Graças a Deus todos os agricultores procuram preparar a terra para plantar, e daqui a alguns meses termos o que colher", disse a agricultora dona Janete Miranda.
Comunidade da Pedra Nova 2
“Eu estou muito alegre e satisfeito com que estou vendo. A gestão do nosso prefeito Paim vem buscando dar condições aos agricultores através das benfeitorias que estão sendo realizadas na zona rural. Como por exemplo, a construção de barreiros, de cisternas calçadão e das cisternas de polietileno. Pude comprovar que muitas estão cheias graças a Deus e ao trabalho do nosso governo que estão amenizando os problemas com a falta d´água na zona rural do nosso município. As chuvas ainda não são suficientes, precisamos de mais e com certeza virá, porque quem trabalha Deus ajuda.” disse o secretário Zé Maurílio.
Barreiro na Comunidade Pedra Nova
FONTE: http://www.coracaodemaria.ba.gov.br/

Prefeito Paim participa da abertura do ano do Poder Legislativo 2015

A Câmara Municipal de Coração de Maria abriu os trabalhos anuais da atual Legislatura na manhã dessa terça-feira, (24), em sessão que contou com a presença do vice prefeito Luis Carlos, dos secretários municipais e do prefeito Paim da Farmácia, que foi levar a sua mensagem aos vereadores e a população presente.

Em seu pronunciamento, o prefeito Paim da Farmácia deixou sua mensagem de otimismo ao Poder Legislativo, no dia de abertura dos trabalhos do ano de 2015. O prefeito garantiu que o Executivo continuará dando todo suporte aos trabalhos em prol da população de Coração de Maria. Anunciou a construção do Calçadão da Rua do Fundo, explicou o motivo de algumas obras estarem atrasadas e garantiu que todas as obras serão entregues ao longo do ano.

Também explanou sobre os desafios neste ano de 2015, que devem enfrentar um cenário econômico de pouco crescimento. “2015 não será um ano fácil, por isso temos que estar juntos para enfrentar essas dificuldades, porque o que tem que prevalecer é o bem da população” destacou o prefeito Paim.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Engenheiro do Derba faz vistoria em deslizamento de terra na BA 084

Hoje a tarde estive com o engenheiro do Derba Marcos Antônio, visitando um trecho da BA 084 que liga Coração de Maria a Conceição do Jacuipe, cerca de 2 km do centro da cidade. Onde a chuva provocou crateras nos dois lados do acostamento da rodovia. Solicitei (Sandro - chefe de Gabinete do prefeito) junto ao engenheiro providências porque a situação é preocupante devido ao deslizamento de terra no local e colocando em risco a vida de quem trafega na rodovia. O engenheiro Marcos reconheceu a gravidade e me assegurou que amanhã vai mandar sinalizar o local e encaminhará um relatório da situação a Direção geral do Derba para que sejam tomadas as providências.




sábado, 21 de fevereiro de 2015

Saudades do álbum de fotografias

AS PESSOAS com mais de 25 anos, com certeza, vão lembrar do que vou dizer. Quem, no passado, não sonhou em ter uma máquina fotográfica daquelas analógicas que tinham uma espécie de manivela que a gente rolava para tirar a próxima foto? E o medo que tínhamos de colocar o filme?  Sem contar que tínhamos que completar um filme todo de 12, 24 ou 36 poses, para depois de um, dois, três meses ou até um ano revelar as fotos e conferir como ficaram. A única saída era levar o filme a um laboratório fotográfico e esperar a revelação.

A PESSOA que sabia colocar o filme na máquina era considerada um “sabe tudo”, coisa desse tipo. Não era todo mundo que sabia encaixar o filme na câmera. As pessoas tinham medo de colocar e não ficar certo, perder as fotos e o tempo. Imagine um batizado, primeira comunhão ou 15 anos ter os registros perdidos porque o filme foi mal colocado, era muito suspense.

NO ENTANTO, modéstia à parte, eu era um desses, que sabiam colocar o filme corretamente. Confesso que não gostava quando as pessoas me procuravam para fazer o serviço porque certa vez não fui bem sucedido. Era primeira Comunhão e tinha algumas mães me pedido para colocar o filme na máquina. Como eu não sei dizer não a ninguém, atendi aos pedidos. E aqui para nós, eu ficava cheio de onda. 

IMAGINE as pessoas lhe procurando para fazer algo que naquele momento só eu sabia fazer? Resultado: No meio de 05, 10 máquinas e muita agonia, seria normal que um daqueles filmes não fosse colocado de forma correta. Mas como explicar isso àquela mãe que ficou meia hora na fila para tirar uma foto com o filho no dia da primeira comunhão e, quando foi revelar, descobriu que o filme não saiu do lugar? Fiquei sabendo que até me xingaram, me chamaram de   incompetente, burro e etc. Depois disso, pensei duas vezes antes de colocar um filme na máquina.

NÃO PODEMOS negar que a tecnologia avançou bastante, veio para facilitar a nossa vida. Mas uma coisa me preocupa em relação às fotos. Você lembra de quando foi a última vez que revelou uma foto? Quanto tempo que não folheia em família um álbum de fotografias e damos risadas daquelas fotos engraçadas que ficaram para nossa história? Com a chegada das câmeras digitais e dos smartphones, simplesmente descarregamos as fotos no computador ou postamos nas redes sociais para que outros as vejam. E aquele nosso familiar que não tem e não está nem aí para as redes sociais, não tem o prazer de ver essas fotos. O mundo todo vê, mas o avô, a avó ou aquele tio que está tão perto e não se rendeu às novidades tecnológicas, não verá porque não revelamos mais as fotos.

NÃO duvido que em alguns dias possamos ser taxados de cafonas por estar revelando fotos. Não sou tão saudosista assim, mas sinto uma falta danada de folhear um velho e bom álbum de fotografias de família. Aproveite as últimas fotos que foram tiradas nas festa de final de ano e revele algumas. Você não vai se arrepender.


Sandro Oliveira 
Membro do Cursilhos de Cristandade

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Prefeitura de Coração de Maria paga piso nacional para agentes de saúde

Os agentes comunitários de saúde do município de Coração de Maria, passaram a ser remunerados com o Piso salarial Nacional. A implantação do Piso já foi percebida no contra cheque dos agentes no último mês de janeiro.

O prefeito Paim da Farmácia (PT) enfatizou que sua gestão presa pela oferta de serviços de qualidade aos munícipes. “Os servidores precisam trabalhar satisfeitos e certos de que seus direitos lhes são assegurados. Estamos cumprindo com mais esse dever, porque quem faz a administração são os servidores municipais. Por isso, esperamos que continuem prestando esse bom atendimento às nossas comunidades”, disse.

“Essa atitude do prefeito Paim mostra o quanto ele está se portando como autêntico gestor do nosso município, mantém o compromisso com a saúde e com os nossos servidores”, disse o secretário de saúde, Jorge Figueredo. 

FONTE: http://www.coracaodemaria.ba.gov.br/

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Professora muda seu nome para ABCDEFG HIJKLMN OPQRST UVWXYZ

p
Após dois anos na tentativa de mudar seu nome, uma mulher conseguiu ter no seu registro todas as letras do alfabeto. A professora, de 36 anos, é funcionária no aeroporto de Bogotá, na Colômbia, e disse sentir uma necessidade constante de se redefinir. "Eu mudei o meu nome para que as pessoas não soubessem que sou eu. Mas não é porque eu era perturbada por isso, mas porque eu queria sempre trazem um elemento de surpresa", contou a mulher, que anteriormente se chamava Ladyzunga Cyborg. Depois de ser recusado pelas autoridades e de uma batalha judicial, o pedido para se chamar ABCDEFG HIJKLMN OPQRST UVWXYZ finalmente foi aceito.

Em uma hora, chove o esperado para 30 dias em Coração de Maria

fotos de internautas Facebook
Uma forte chuva atingiu Coração de Maria, no início da tarde desta quarta-feira (18). A chuva teve início por volta das 14h, durou 1h e 20 minutos e deixou vários pontos de alagamento. Segundo a Defesa Civil da cidade, em uma hora choveu 112 milímetros, o que seria esperado para um mês inteiro. Não houve, registro de feridos.


Hoje, Quarta-feira de Cinzas, a Igreja Católica começa a Quaresma

Igreja Católica inicia hoje, com a quarta-feira de Cinzas, o tempo litúrgico da Quaresma no qual, durante 40 dias e através da vivência do jejum, da oração e da esmola, os fiéis se preparam para a Semana Santa em que se atualizam os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.
Neste tempo os fiéis estão chamados à conversão pessoal, exortação que durante a imposição das Cinzas o celebrante expressa com as palavras: "Convertei-vos e crede no Evangelho".
Do mesmo modo, com a expressão "Lembra-te de que és pó e ao pó voltarás" recorda-se a fragilidade da vida humana e que a morte é um destino inevitável.
Na Roma antiga, os fiéis começavam com uma penitência pública o primeiro dia de Quaresma no qual eram salpicados com Cinzas, atualmente os fiéis são marcados com uma cruz na frente com as Cinzas obtidas ao queimar as Palmas usadas no domingo de Ramos do ano anterior.
Em sua mensagem para a Quaresma deste ano, apresentada no dia 27 de janeiro e intitulada "Fortaleçam seus corações" (Tg. 5,8), o Papa Francisco nos animou a não cair na globalização da indiferença.
“A indiferença para o próximo e para Deus é uma tentação real também para os cristãos. Por isso, precisamos ouvir em cada Quaresma o grito dos profetas que levantam sua voz e despertam”.
Por isso propõe “orar na comunhão da Igreja”, “ajudar com gestos de caridade” e ter presente que “o sofrimento do outro constitui um chamado à conversão, porque a necessidade do irmão me recorda a fragilidade de minha vida, minha dependência de Deus e dos irmãos”.
Confira a mensagem do Papa na íntegra no site do Vaticano em:

FONTE:http://www.acidigital.com/

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Consórcio Portal do Sertão é destaque no Norte -Nordeste

O Consórcio Público Portal do Sertão se destacou no cenário de políticas públicas como o primeiro consórcio da região Norte – Nordeste a construir casas habitacionais para agricultores familiares, através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). O Projeto é uma modalidade do Minha Casa, Minha Vida, regulamentado pelo Ministério das Cidades, voltado para a população que vive no campo ou pertencente a comunidades tradicionais.  O objetivo é beneficiar agricultor familiar com renda anual até R$ 15.000,00 onde será concedido um subsídio de R$ 28.500,00 para construção da casa. A meta é construir 1.000 unidades habitacionais em todo o território do Portal do Sertão.
Santa Bárbara foi o primeiro município a ser contemplado pelo Programa. Na última sexta-feira (06), aconteceu na Secretaria Municipal de Agricultura à assinatura dos contratos para a construção de 32 casas destinadas a agricultores familiares. “Esse projeto é muito importante, não tenho condições de construir uma casa. Mas agora vou ter uma moradia digna.” Disse a senhora Martinha Neves, beneficiária.  Na oportunidade estiveram presentes o prefeito Niltinho, o vice - prefeito e secretário de agricultura Edifrancio, a gerente da Caixa Econômica Rosie Dayse,  o secretario executivo do Portal do Sertão Daniel Moreira, a presidente do sindicato dos trabalhadores rurais Leonice Ribeiro, além de vereadores e beneficiários. O prefeito ressaltou a importância do trabalho desenvolvido.  “O Consórcio Portal do Sertão é referência em políticas públicas, Santa Bárbara foi contemplada em vários projetos, através da parceria com o consórcio.” Edifrancio, por sua vez, parabenizou a equipe pelo empenho. Daniel Moreira, secretário do consórcio, enfatizou a importância das políticas públicas. “Hoje é um dia feliz por poder proporcionar aos agricultores rurais a melhoria da qualidade de vida, por meio de uma moradia digna”. 
Fundado em abril de 2010 o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Portal do Sertão é uma autarquia implantada após um longo processo de articulação, com o intuito de desenvolver políticas públicas para a população de 14 municípios consorciados: Água Fria, Anguera, Amélia Rodrigues, Antônio Cardoso, Coração de Maria, Conceição do Jacuípe, Conceição da Feira, Santa Bárbara, Santo Estevão, Santanópolis, Irará, Ipecaetá, Teodoro Sampaio e Tanquinho. O Consórcio exerce um papel importante no que tange a priorização da execução eficiente dos seus projetos, tornando-se referência no cenário nacional. É um instrumento que visa impulsionar o desenvolvimento sustentável da região, através da gestão associada de serviços públicos que promovam efetivamente a melhoria da qualidade de vida da população. 
Com sede administrativa bem estruturada, localizada em Feira de Santana, cidade central e de fácil acesso do Território, formaliza-se como um consórcio autossustentável, que se mantém dos seus projetos e programas. Atualmente estão em implantação/execução 9 significativos programas no território dos municípios consorciados: Projeto Primeira, Segunda e Terceira Água; Patrulha Mecanizada; Gestão Ambiental Compartilhada - GAC; Regularização Fundiária; Portal Capacita; Programa Nacional de Habitação Rural - PNHR; Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais – CEFIR; Patrulha Mecanizada;  Inspeção e Sanidade Agropecuária SIM e SUASA e Distribuição de Mudas e Sementes.

FONTE:  Consórcio Público Portal do Sertão

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Neusa e Paim querem água doce em Mangalô, Água Branca e Mucambinho

Em audiência na Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), a Deputada Neusa Cadore (PT) e o Prefeito de Coração de Maria, Paim da Farmácia, solicitaram prioridade na execução de obras para levar água doce às comunidades de Mangalô, Água Branca e Mucambinho.

Eles foram recebidos nesta terça-feira, 3, pelo Diretor-Presidente da Cerb, Marcus Vinícius. Segundo Paim, 60 por cento da população está localizada na zona rural. "Já perfuramos diversos poços com recursos próprios e a Cerb também vem ajudando, mas ainda temos povoados sendo abastecidos com carros-pipa", afirmou o Prefeito. 

Segundo Paim, na comunidade de Magalô é necessário implantar um dessalinizador, sendo que a Cerb já realizou estudo técnico. Na Água Branca a prefeitura perfurou um poço mas é preciso ampliar o sistema e fazer a rede que atualmente já atende as comunidades de Boa Vista e Olhos D'água. 

Já em Mucambinho há um sistema construído pela Companhia, porém sem funcionalidade, sendo necessário perfurar e instalar um poço já locado e com estudo geofísico concluído. O Presidente da Cerb comprometeu-se em buscar alternativas e agilizar as solicitações. 

Fonte:http://www.neusacadore.com.br/ 
Lino Filho
Ascom Neusa Cadore

Papa diz que 'escutar Jesus' é melhor do que 'ver novela'

 
O papa Francisco afirmou nesta terça-feira (3) que "escutar Jesus" é melhor que "assistir a telenovelas" e "fofocar com os vizinhos". Segundo o Uol, o líder religioso fez a declaração durante a tradicional missa matinal na residência de Santa Marta, no Vaticano. Na ocasião, ele discursou sobre uma passagem do Evangelho em que Jesus se encontra no meio de uma multidão e pediu para que os católicos mantivessem o olhar e os ouvidos fixos nas palavras de Jesus. O papa orientou os fiéis a fazerem "orações de contemplação" a Jesus e criticou os que dizem "não ter tempo para isso". "Em sua casa, por 15 minutos, pegue o Envangelho, uma passagem curta. Imagine o que aconteceu e fale com Jesus. Dessa forma, seu olhar estará fixo em Jesus, e não nas telenovelas. O seu ouvido estará fixo nas palavras de Jesus, e não nas fofocas dos vizinhos", afirmou Francisco.

Animal humanoide não identificado ataca trabalhadores na Indonésia; veja imagens

Trabalhadores da cidade de Sibu, na Indonésia, encontraram um animal bizarro em uma estrada próxima a uma plantação de palmeiras antes de entrarem em serviço. Então, o espécime desconhecido, que parece uma mistura de macaco com urso e bicho-preguiça, os atacou com garras afiadas e mordidas. “Estávamos chocados. Nenhum de nós havia visto algo assim, então um de nós bateu no bicho até que ele desmaiou. Pode ser uma espécie rara de urso e quando ele recuperou a consciência, nós o forçamos a voltar para a selva”, disse uma das testemunhas ao Borneo Post Online. Apesar de terem filmado o bicho, os trabalhadores disseram não ter informado às autoridades. 

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Britânica diz que passou 40 anos sem sorrir para evitar rugas

Tess atualmente, aos 50 anos
Disposta a conservar sua juventude, uma britânica decidiu deixar de sorrir. Tess Christian, de 50 anos, passou 40 anos de sua vida sem dar um sorriso sequer, para manter-se livre das marcas de expressão.
Tess não sorriu nem mesmo em seu casamento ou no nascimento de sua filha. Segundo ela, a estratégia de controlar os músculos do rosto ajudou para que, em sua idade, não tivesse uma ruga sequer.  "Todos perguntam se eu apliquei botox, mas eu não coloquei, e eu sei que não tenho rugas graças ao fato de eu não dar risada desde que sou adolescente", contou ao jornal britânico "Daily Mail".  
Apesar da expressão impassível, a mulher é feliz e conta que não precisa demonstrar sua felicidade no sorriso. "Não é como se eu fosse miserável", diz ela. "Eu amo a vida. Eu só não sinto a necessidade de mostrar isso andando por aí com um sorriso no rosto."
Tess, aos 36 anos
Entretanto, Tess não começou a segurar o riso por vaidade. Inicialmente, ela adotou a atitude como uma reação à rígida escola católica que frequentava. "As freiras de lá não gostavam de crianças sorrindo", relembra. "Sempre me disseram para tirar o sorriso do meu rosto, foi assim que eu aprendi", diz Tess. "Quando eu achava algo muito engraçado - o que acontecia no dia a dia - eu controlava meus músculos faciais deixando-os rígidos", relata.
Atualmente solteira, ela diz que os homens com quem ela sai pedem que ela dê um sorriso, o que ela nega. "Eu asseguro para eles que não é porque não estou interessada."
Tess acredita que os anos sem sorrir valeram a pena. "Minha estratégia é mais natural que botox e mais efetiva que qualquer creme ou tratamento de beleza", garante a mulher. 
Para o dermatologista Nick Lowe a atitude da britânica pode ser uma boa tática. "Pode ser uma técnica eficaz antienvelhecimento. Sem dúvida, há algumas atrizes que treinaram sua expressão facial para isso", diz ele.