sábado, 31 de janeiro de 2015

Prefeito Paim da Farmácia acompanha remoção de postes onde será construída uma creche

 
O Prefeito de Coação de Maria, Paim da Farmácia, acompanhou na manhã deste sábado (31) a remoção de dois postes na Avenida Santo Antônio, a ação é uma reivindicação da prefeitura municipal junto a Coelba. O postes eram a principal entrave para o início da obra onde será construída a Creche Proinfância. 
“Estamos acompanho o serviço de perto para que os trabalhos de construção da creche comecem a ser realizado o mais rápido possível. O engenheiro responsável pela obra condenou o local onde estava os postes da Coelba e que as obras só começariam quando fossem retirados. Há quase seis meses que havíamos solicitado da Coelba a remoção, agora, graças a Deus foi feita a remoção e nessa próxima semana já daremos início a construção da tão sonhada creche”, destacou o prefeito.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Amanhã vai faltar energia elétrica na Rua Santo Antônio

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido sábado, dia 31/01, das 09:00h às 15:00h, na rua Santo Antônio- centro- Coração de Maria.  O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica.

Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.


Coelba - departamento de comunicação

Voo direto de Feira para Campinas tem início a partir desta segunda

O aeroporto de Feira de Santana, no centro norte, passa a contar a partir desta segunda-feira (2) com uma conexão direta com Campinas, interior de São Paulo. Os voos, da companhia Azul Linhas Aéreas, terão embarques de segunda a sexta-feira. Segundo a companhia, o voo terá saída do Aeroporto Vira Copos, em Campinas, sempre às 12h16 e retornará à cidade paulista, partindo do Aeroporto de Feira de Santana, às 14h. São aguardados na inauguração do voo, o governador Rui Costa, o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, além de representantes da companhia aérea e um grupo de empresários.  O desembarque no terminal de Feira está previsto para 13h35. 

Selecionados no Sisu podem fazer matrícula a partir desta sexta-feira

Os candidatos selecionados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até esta terça-feira (3) para providenciar a matrícula na instituição de ensino em que cada um foi aprovado. As matrículas iniciam nesta sexta-feira (30). O candidato deverá verificar na instituição em que foi aprovado o local, horário e os procedimentos para a matrícula. Os não-selecionados na primeira opção poderão aderir à lista de espera do sistema. Para isso, deverão acessar o boletim pessoal na página do Sisu e clicar no botão correspondente à participação na lista cujo prazo de adesão vai até 6 de fevereiro. Desde esta segunda-feira (26) a lista de selecionados está disponível no site do Ministério da Educação. 

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Fisioterapia domiciliar de Coração de Maria é referência em atendimento terapêutico

A Prefeitura de Coração de Maria, através da Secretária Municipal de Saúde tem feito um atendimento de fisioterapia a domicílio que vem ajudando na recuperação de centenas de pacientes do município. O objetivo é facilitar a vida das pessoas que tem dificuldades em se dirigir a uma clínica para realizar sessões de fisioterapia, hoje o profissional vai até à casa dos pacientes, após uma avaliação médica.

O Secretário Municipal da Saúde, Jorge Figueredo, disse que o trabalho é muito importante para os pacientes.  “Mesmo com algumas dificuldades estamos atendendo os pacientes na sua residência. Sabemos da importância e vamos às localidades, onde é preciso ir”, explicou o secretário. 

Segundo a coordenadora de fisioterapia Jamile Daltro, são realizados mais de 70 atendimentos por mês em domicílio e percebemos o reconhecimento dos pacientes que são atendidos. 
Marcel Cerqueira é um dos muitos pacientes que são atendidos em domicílio pelo Centro de Fisioterapia municipal. 
O atendimento auxilia todas as pessoas que precisam como crianças, jovens e idosos que tenham dificuldade de locomoção ou vítimas de acidentes. Um dos exemplos é o atendimento realizado pelo fisioterapeuta geral Emerson Tavares de Jesus ao paciente Geraldo da Cruz, morador da Comunidade Pedra Nova, que foi vítima de um acidente com uma carroça. Teve um Traumatismo Raque Medular e devido a um tratamento fisioterapêutico intenso durante sete meses, com isso o paciente apresenta uma melhora significativa do fortalecimento muscular.

“O trabalho da fisioterapia neurológica é de extrema importância para o paciente que sofreu o traumatismo desse nível, tem a função de reabilitar e proporcionar de volta a independência. A fisioterapia irá aplicar exercícios que terão como objetivo desenvolver os movimentos, fortalecer os músculos para beneficiar a parte motora e a qualidade de vida do paciente que sofreu a lesão”. Explicou o Dr. Emerson Tavares de Jesus.      
“Estou muito alegre com a minha recuperação, com a fé em Deus quero poder voltar a fazer minhas atividades. Agradeço ao nosso prefeito Paim por ter a sensibilidade em nos ajudar e ao fisioterapeuta Emerson que me acompanha nas atividades. Se não tivesse esse atendimento em casa, não teria condições de ir até uma clinica particular, para mim isso ajudou muito”, disse Geraldo. 

FONTE:http://www.coracaodemaria.ba.gov.br/

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Papa pede que celulares não atrapalhem conversas em família

Em uma mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, o papa Francisco pediu para que as tecnologias não atrapalhem as conversas em família - berço da comunicação.   

"Hoje, as mídias mais modernas - sobretudo para os jovens - são impossíveis de serem renunciadas e tanto podem ajudar como atrapalhar a comunicação familiar. Eles atrapalham quando se tornam uma via de escape para ouvir, se isolar, mas podem favorecer se ajudam a conversar e a dividir. Que as famílias orientem o nosso relacionamento com as tecnologias ao invés de serem guiadas por elas", destacou.   

Porém, de acordo com o Pontífice, mesmo com tantos meios tecnológicos disponíveis, "os pais ainda são os primeiros educadores". Ressaltando que "não existe uma família perfeita", Jorge Mario Bergoglio pede que as pessoas "não tenham medo da imperfeição, da fragilidade nem dos conflitos" porque é preciso aprender a enfrentá-los de maneira positiva.   

Bergoglio ressaltou ainda que as famílias não podem ser terrenos para batalhas ideológicas, mas sim locais onde é preciso "acompanhar para frutificar". Para ele, o núcleo familiar é o primeiro local onde as pessoas aprendem a comunicar e é preciso "voltar a esse momento para deixar a comunicação entre as pessoas mais autêntica e humana".   

"Em um mundo em que se gasta muito tempo em falar mal, semear a discórdia, poluir as conversa com nosso ambiente humano, a família pode ser uma escola de comunicação abençoada. E a benção deve permanecer, inevitavelmente, acima do ódio e da violência", ressaltou. http://www.papafrancesconewsapp.com/por (ANSA).

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

WhatsApp terá uma versão para ser utilizada pelo computador

O aplicativo WhatsApp terá uma versão oficial para ser utilizada pelo computador. Em um comunicado oficial divulgado no blog do aplicativo, nesta quarta-feira (21), o serviço apresentou o WhatsApp Web, um serviço exclusivo para quem já é cliente do aplicativo em smartphones. Funciona assim: basta entrar no site web.whatsapp.com e escanear com seu smartphone o código QR que aparece na tela. Depois disso, a pessoa já pode falar pelo WhatsApp a partir do computador. O serviço funciona como um espelho do telefone, com o navegador apenas reproduzindo o que está no aparelho. Tudo continua salvo no seu smartphone. O serviço, no entanto, está disponível apenas para usuários de Android, Windows Phone e Blackberry.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Comunidades de Olhos D'água, Souza, Zabelê comemoram a chegada da água encanada

Dona Maria Ferreira e seu filho Danilo Ferreira - comunidade do Souza 
As comunidades de Olhos D'água, Lagoa do Mato, Souza, Zabelê, Cacete Armado, Miranda, Boa Vista entre outras, no município de Coração de Maria, estão felizes com a chegada da água encanada. Com a implantação do sistema simplificado de abastecimento de água nessas comunidades mais de 500 famílias estão sendo beneficiadas. Segundo os técnicos responsáveis, o sistema ainda está em fase de teste e onde a água ainda não estiver caindo irão resolver.  
A senhora Maria Jacira de Ferreira, moradora da comunidade do Souza é só alegria. “No passado era obrigado a buscar água bem distante de casa, se não fizesse isso não teria água para cozinhar, tomar banho, lavar roupa, lavar os pratos e limpar a casa, agora melhorou e muito”.
Maria José Amâncio da comunidade Olhos D'água
A moradora Maria José Amâncio da comunidade Olhos D'água, fala da felicidade de receber água encanada em casa. “Quando vi a máquina cavar o poço, os buracos e colocar os tubos, eu nem acreditei. E agora ver a água encanada cair na torneira de minha casa. Eu me emocionei quando liguei a torneira pela primeira vez e cair água. Só Deus para pagar ao prefeito Paim por essa benção.” Destacou dona Maria.
Dona Cândida de Jesus, comunidade Olhos D'água 
A senhora Cândida de Jesus de 63 anos, moradora da comunidade Olhos D'água desde que nasceu se emociona ao ver a torneira de casa jorrando água. Segundo ela, antes do prefeito Paim ela ia buscar água no pasto dos outros e bebia água barrenta, e varias vezes caiu com o balde d’água na cabeça.  “Meu filho, a mais de 60 anos que sofríamos com a falta de água e só agora apareceu um filho de Deus de coragem para nos ajudar. No passado muitos prometeram, mas nunca cumpriram, mas agora a comunidade esta alegre pela água encanada em nossas casas”, disse.  
Edna Leal de Souza, da comunidade Lagoa do Mato
“Estamos felizes, é um milagre e em nome de Jesus agradecemos o prefeito Paim”, festejou dona Edna Leal de Souza, moradora da comunidade Lagoa do Mato.

De acordo com o prefeito Paim da Farmácia, sua gestão entra para história pelo grande trabalho desenvolvido na zona rural que esteve abandonada durante muitos anos. Segundo ele, o trabalho deve prosseguir para tirar o sofrimento das famílias que sofrem com a falta de água.
“Eu sei que o sistema precisa melhorar, afinal estamos em fase de testes, mas onde não estiver caindo água iremos concertar. Mas é muito gratificante ver o sorriso no rosto das pessoas por estarem recebendo água em suas casas. Em dois anos de trabalho já instalamos na zona rural mais de 60 mil metros de rede hidráulica. Estamos fazendo em 24 meses o que não foi feito em muitos anos e nossa meta é que até o final do mandato possamos perfurar poços artesianos em todas as comunidades rurais do município” disse o prefeito Paim.      

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Arquidiocese convida para a chegada do Arcebispo Coadjutor para Feira de Santana

Dom Zanoni chegará em Feira de Santana no dia 06 de fevereiro de 2015, quando será apresentado à comunidade às 20 horas, na Paróquia de Santo Antônio - Igreja dos Capuchinhos. No dia 03 de dezembro de 2014, o Papa Francisco nomeou Dom Zanoni Demettino Castro para Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Feira de Santana, transferindo-o da Diocese de São Mateus no Estado do Espírito Santo. Dom Zanoni terá direito sucessório ao Arcebispado de Feira de Santana, quando da renúncia de Dom Itamar Vian, que pelo Direito Canônico deve solicitá-la ao completar 75 anos, em agosto de 2015. . Dom Zanoni Demettino Castro, nasceu em 23 de janeiro de 1962, em Vitória da Conquista-BA. Filho de Gildo Barbosa Castro e Valdenice Demettino Castro. Teve sua Ordenação Presbiteral em 28 de dezembro de 1986 e Ordenação Episcopal em 24 de novembro de 2007. Estudou Filosofia, Teologia e Mestrado em Teologia Sistemática. É professor de Doutrina Social da Igreja, Cristologia e Antropologia. Na Arquidiocese de Vitória da Conquista, entre outras, exerceu as seguintes atividades: Vigário Paroquial, Assessor da Pastoral da Juventude, Membro do Conselho de Formação e do Conselho de Presbíteros, Vigário Geral e Administrador diocesano. Seu lema é: "Ecce mite me" (Eis me, envia-me).

De lá do interior

EU gosto muito das canções do Padre Zezinho. Uma delas me chamou a atenção para que eu desse a introdução este a artigo. O título da música é: “De lá do interior”, diz assim:
Eu vim de lá do interior / Aonde a religião ainda é importante / Lá se alguém passa em frente da Matriz / Se benze e pensa em Deus / e não sente vergonha de ter fé...

OUVINDO essa música senti um pouco de saudade dos bons tempos em que podíamos andar pelas ruas da minha cidade até tarde da noite e ter a certeza de que nada de mal poderia nos acontecer. Hoje já não temos mais essa certeza. A nossa sociedade está sofrendo com a inversão de valores, por exemplo: Quem vai à missa é pacato; quem procura ser sincero é otário; quem não usa drogas é careta; quem não mente, não vai a lugar algum... essas são algumas inversões de valores que a sociedade quer nos impor, e se não tomarmos cuidado, começaremos a pensar que eles estão certos.

EU AINDA sou e vou continuar sendo aquele que passa em frente da Matriz, que se benze, pensa em Deus e não sinto vergonha da minha fé. E ainda continuarei ensinando as minhas filhas esse belo costume. É melhor ensinar ao filho a fazer o Sinal da Cruz do que deixá-lo a mercê dessa sociedade injusta e cruel.

OUTRO dia aconteceu um assassinato de um jovem na rua em que vivi a minha infância e adolescência. É triste, mas os nossos jovens estão se matando. Hoje, não está sendo os filhos que estão enterrando os seus pais, e sim os pais que estão enterrando os seus filhos, mais uma inversão não de valores, mas da natureza humana. Hoje, os nossos jovens não saem mais para “paquerar”, mas para se matar. 

SERÁ que Deus quer que uma pessoa morra de mortes tão trágicas como essas, em que as pessoas tiram a vida de outras? Claro que não. Deus não gosta de violência, Deus quer vida, e vida em abundância (Jo 10,10). Muitas pessoas morrem não porque Deus quer, mas porque está faltando amor entre nós. Precisamos acordar para essa triste realidade. A falta de amor, as drogas, tem levado os nossos jovens não para a Igreja, mas para as cadeias ou para o cemitério. Não gostaria de dizer isso, mas é verdade. Alguns jovens e adolescentes do interior não estão mais se benzendo em frente da Matriz, não estão se ajoelhando para rezar.

POR ISSO, é que devemos rezar mais e fazer algo pelos nossos jovens e adolescentes, clamar a Deus pela vida dos marginalizados, que se libertem das drogas para que possam ter a oportunidade de encontrar Jesus e terem suas vidas transformadas para que as nossas famílias sejam mais felizes.    

Sandro Oliveira

80 pessoas detém a mesma riqueza que metade da população mundial

Parcela do 1% mais rico terá mais da metade da riqueza mundial em 2016
Um total de 80 pessoas detém a mesma riqueza que metade da população mundial, ou 3,5 bilhões de pessoas, como aponta relatório divulgado nesta segunda-feira (19) pela ONG britânica Oxfam. Os dados revelam que a desigualdade aumentou em relação a 2013, quando na época eram 85 bilionários. Já em 2009, o número era de 388. É previsto pela organização que a parcela de 1% mais rico da população mundial deva participar de 50% de toda a riqueza mundial em 2016. De acordo com a Oxfam, a desigualdade restringe a luta contra a pobreza global que, apesar do tema ser da agenda mundial, as diferenças estão aumentando. Por isso, o estudo tenta ser um alerta direcionado aos participantes do Fórum Econômico Mundial de Davos, realizado nesta semana na Suiça. 

sábado, 17 de janeiro de 2015

Coelba avisa sobre desligamento programado de energia neste domingo

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido domingo, dia 18/01, das 09:00h às 15:00h, no Sitio Novo, Rua Lagoa das Pedras, Rua das Orquídeas, Rua Bernardino Sena de Carvalho, Av. Amélio Amorim, Faz, Cordeiro, Cj. José Rogério, Av. Flamboyant – Centro - Coração de Maria.  O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.
A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica.
Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.
A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.


Coelba - departamento de comunicação

Agricultores de Coração de Maria são contemplados com a entrega do Caráter Produtivo – Projeto 2ª Água

Na manhã deste sábado (17), durante a feira livre do município de Coração de Maria, 90 agricultores rurais foram beneficiados com a entrega do kit de Caráter Produtivo do Projeto 2ª Água, executado pelo Consórcio Portal do Sertão em parceria com a Prefeitura Municipal. O projeto tem como objetivo utilizar a água das chuvas, e outras fontes hídricas locais, na implementação de estruturas voltadas à produção de alimentos e geração de renda para os agricultores familiares da região.
O kit é composto por equipamentos – regador, balde, carrinho de mão, enxada, reservatório de 200 litros, bota, luva, ancinho, facão, faca, enxada, pá e etc - que facilitam a execução das atividades agrícolas. "O barreiro é muito bom, tendo água, temos tudo, hortas, animais, e os equipamentos irá nos ajudar no nosso serviço", afirma o Sr. Silvino Santos, beneficiário da comunidade Pedra Nova.
Estiveram presentes o Prefeito Paim da Farmácia, o Chefe de Gabinete Sandro Oliveira, o Secretário de Agricultura José Maurílio; os Vereadores Marivaldo Isidório, Pedro de Bezeco, Carlinhos de Massu, além de lideranças do município e agricultores rurais.
Na oportunidade, o prefeito Paim da Farmácia entregou um trator com implementos para a Associação do Pitiá e adjacências, uma parceria com a CAR - Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional. O Prefeito Paim, ressaltou a importância da parceria com o Consócio Portal do Sertão, e comunicou a construção de mais Barreiros que beneficiará cerca de 50 famílias. “As tecnologias estão chegando para o homem e a mulher do campo”, enfatizou o Secretário José Maurílio.

Fonte: Consórcio Portal do Sertão

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Secretaria de Educação emite nota sobre reordenamento de escolas em Coração de Maria


NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Coração de Maria, através da Secretaria Municipal de Educação, vem a público prestar esclarecimentos sobre o Reordenamento da Rede Municipal de Ensino.
 A proposta de reordenamento do município de Coração de Maria, surge pela necessidade de reorganizar a melhoria no atendimento dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I da Rede Pública de ensino da Zona Rural. Assim, embasados na realidade local e em análise aos dados do Educacenso, foi constatado, ainda, o número significativo de escolas com classes multisseriadas (alunos em diferentes idades, em diferentes séries/anos frequentando as aulas em uma mesma sala) dificultando o ensino do professor e a aprendizagem do aluno.
Sabe-se, portanto, que é compromisso do Poder Público oferecer uma educação de qualidade, onde as habilidades e competências propostas pelas matrizes curriculares sejam adquiridas por nossos alunos na série certa e na idade certa.
Com a implantação da proposta de Reordenamento objetiva-se que as escolas municipais possam ter um atendimento mais efetivo no âmbito pedagógico, administrativo e financeiro com apoio e acompanhamento direto no ensino, na aprendizagem e nas atividades diárias.
Em nenhum momento a Proposta de Reordenamento da Rede foi pensada apenas pelo Poder Executivo.  Esta foi apresentada na Câmara de Vereadores no dia 25 de agosto de 2014 onde consta em ata a fala da Secretária de Educação Edineuza Cerqueira que relatou que esse processo não seria fácil, precisaria da parceria de todos e que juntos pensássemos no que fazer com as escolas que porventura fossem fechar. Desta forma, essa proposta foi submetida e analisada pelo Conselho Municipal de Educação – CME e a Comissão de Saúde e Educação da Câmara Municipal de Vereadores. Temos o parecer favorável desses Órgãos registrados em ata.
Vale salientar que, no dia 03 de dezembro de 2014, em reunião com servidores de Educação, o Exmº Sr. Prefeito Edimário Paim informou a todos a importância deste reordenamento o qual visa  minimizar e/ou erradicar as turmas multisseriadas no âmbito do nosso município, ouvindo ainda de alguns profissionais a dificuldade que é trabalhar com essas turmas.
De forma alguma as questões da SEMEC ocorrem de forma arbitrária, pois sabemos que a educação é sem dúvida a base necessária para constituir uma comunidade sólida. Por isso, é de suma importância a parceria de todos para uma Educação de Qualidade.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Chinesa corta pênis do marido duas vezes após descobrir traição

Após descobrir uma traição, uma mulher cortou o pênis do marido duas vezes em Shangqiu, na China, segundo o jornal The Mirror. Feng leu mensagens trocadas entre o marido, Fan Lung, e a suposta amante, Zhang Hung, invadiu o quarto onde Lung dormia e cortou seu pênis. Ele foi levado para um hospital, onde o órgão foi costurado. No entanto, Feng cortou novamente o pênis do marido no centro médico. "Uma pessoa foi até a recepção do hospital para dizer que tinha um homem nu espancando uma mulher na porta da instituição. Quando nossa equipe se deu conta, era o casal e a mulher havia cortado o pênis do homem pela segunda vez", disse a assessoria do hospital. Mesmo com a busca realizada por médicos e policiais, o pênis não foi encontrado. Acredita-se que ele pode ter sido pego por algum animal de rua. Feng está presa, enquanto o marido permanece internado. De acordo com a amante, ela ainda pretende se casar com o homem, apesar da ausência do pênis.

Chinês acorda de coma após sentir cheiro de dinheiro

Desacreditado pelos médicos e em coma há mais de um ano, um chinês acordou após os enfermeiros passarem uma cédula de dinheiro debaixo do seu nariz. Segundo a imprensa chinesa, o homem acordou do coma quando os enfermeiros colocaram uma nota de 100 iuanes (R$ 43) debaixo de seu nariz. "Foi extraordinário", disse o médico Liu Tang. "Eu nunca tinha visto nada parecido em 20 anos de profissão", disse, segundo o G1. Xiao Li, que mora em Shenzhen, estava em coma desde agosto 2013 após passar quase uma semana em um cibercafé sem dormir. Durante meses, os médicos tentaram de várias formas tentar acordá-lo, mas, até então, nada tinha adiantado.

Abastecimento de água em Coração de Maria está interrompido‏

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que o fornecimento de água no município de Coração de Maria vem se dando de maneira irregular nos últimos dias, em função de problemas na captação de água em Lustosa, da redução das vazões nos mananciais que abastecem a região, além de sucessivos quebramentos na rede de distribuição.
Além destes fatores, o fornecimento de água foi interrompido no final da tarde de ontem (12/01), por causa de uma queda de energia, que está impedindo as bombas de funcionarem no Sistema Integrado de Abastecimento de Amélia Rodrigues, e um vazamento na adutora de Lustosa.
A Embasa já está adotando as medidas necessárias para a correção do vazamento e já acionou a Coelba, mas até o momento não obteve uma posição  quanto ao restabelecimento da energia elétrica para o Sistema de Abastecimento.
Os moradores de Coração de Maria devem continuar fazendo o uso racional da água ainda armazenada em seus reservatórios, até que o fornecimento de água possa ser retomado.
Assessoria de Comunicação da Embasa
Feira de Santana
(75) 3602 3799

MEC divulga as notas do Enem 2014

O Ministério da Educação liberou na noite desta terça-feira (13) a consulta individual das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. O candidato deve acessar sua nota no site sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem. Para ver sua nota, o candidato deverá inserir seu número de inscrição do Enem e a senha de acesso ou CPF e senha. Qualquer dúvida o candidato pode ligar para o telefone de auxílio do Enem: 0800 61 61 61. O Enem foi realizado nos dias 8 e 9 de novembro de 2014. Cada um dos mais de 6,3 milhões de candidatos que fizeram as provas, poderá ver a nota que tirou nas provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática), além da prova de redação. Segundo o Ministério da Educação, as médias em matemática e redação dos alunos concluintes do ensino médio caíram 7,3% e 9,7% respectivamente em relação ao Enem do ano anterior.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Robinson Almeida assumirá chefia de gabinete da Secretaria Geral da Presidência

O ex-secretário de Comunicação do Estado da Bahia, Robinson Almeida, assumirá a chefia de gabinete da Secretaria Geral da Presidência, à convite do ministro Miguel Rosseto, titular da pasta. A informação foi divulgada em sua página no Facebook, acompanhado da hashtag #PartiuBrasília. A mesma tag já havia sido usada em foto publicada no dia anterior, em que ele aparece em um avião.  “A partir de agora, vou trabalhar no Palácio do Planalto e me dedicar de corpo e alma a essa nova missão de ajudar a presidente Dilma a fazer mais um governo vitorioso”, diz Almeida, na postagem. 

Notas do Enem estarão disponíveis a partir desta terça-feira

O Ministério da Educação divulgará a partir desta terça-feira (13) as notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, que serão divulgados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O candidato poderá disputar uma vaga no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com a nota, desde que não tenha tirado zero em redação. O Sisu ofertará 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de ensino superior. As inscrições para o sistema seguem até o dia 22 de janeiro. A nota do Enem também pode ser utilizada para o Prouni, cujas inscrições se iniciam no dia 26 de janeiro e vão até o dia 29. 

domingo, 11 de janeiro de 2015

Papa Francisco é tema de escola de samba do Carnaval argentino

O Papa Francisco caiu no samba. Uma escola de samba argentina levou para a avenida neste domingo (11) um desfile que tinha como tema o sumo pontífice da Igreja Católica.
“Nós somos o poder da revolução, vamos fazer barulho. É Carnaval”, cantava o puxador da escola Ara Yevi, de Gualeguaychu, na Argentina. A frase é uma citação a uma das falas mais marcantes do Papa Francisco, em sua passagem pelo Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013. Alegorias do desfile em homenagem ao papa representavam o Vaticano, o San Lorenzo, seu time do coração, e até um sósia do pontífice.

Fonte: http://g1.globo.com/

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Diga Não!

Ninguém é obrigado a gostar do mesmo Deus que eu gosto. 
Ninguém é obrigado a gostar do mesmo Partido político que eu gosto. 
Ninguém é obrigado a gostar do mesmo time de futebol que eu gosto. 
Ninguém é obrigado a aceitar a minha opção sexual, etc. 
Por isso, temos que Respeitar o Direito e a Liberdade dos outros. 
Nada justifica esse ato de barbaridade cometido contra os jornalistas franceses. 
Diga não a intolerância, seja ela qual for.

10 dicas para um bom churrasco

10 dicas para um bom churrasco
1- Idealmente não fure a carne, ou seja não use espeto. A carne perde suculência. A única carne se deve usar o espeto é a costela.
2- Nunca salgue a carne com muita antecendência.
3- Prefira churrasqueiras de alvenaria. O tijolo equaliza o calor.
4- Prefira grelhas argentinas (apenas nisso “eles” são melhores), elas tem canaletas que escorrem a gordura e evitam pingar no carvão e gerar labaredas que queimam a carne.
5- Ao utilizar garfos para mover a carne procure furar no mesmo local ou utilizar “pegadores” próprios para churrasco.
6- Espere sempre o carvão virar brasa! Com a brasa no ponto, se não escutar o chiado da carne na grelha significa que ela está cozinhando e não ASSANDO!
7- Sirva sempre a carne no ponto e direto da grelha para o prato, se demorar ela endurece e perde o sabor.
8- Sirva os aperitivos do churrasco primeiro e depois com calma e no ponto, sirva as carnes mais suculentas.
9- Atenção ao corte! Sempre corte contra as fibras da carne! Ou seja, na transversal!
10- Não esqueça da boa e velha gelada ou um bom tinto, que também vai muito bem com carne vermelha!
Ahh claro, não esqueça de chamar os amigos! Aí sim o churrasco fica completo!

Fonte: cooltips.com.br

Abastecimento de está interrompido em Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe e Coração de Maria

O abastecimento de água nos municípios de Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe e Coração de Maria foi interrompido hoje (06), no final da manhã, em função de um vazamento na rede distribuidora. 

A equipe da Embasa já está no local, realizando os reparos necessários e a previsão é o abastecimento seja retomado, de maneira gradativa, a partir do início da noite de hoje. A empresa esclarece que pode haver maior demora na retomada do fornecimento de água nas áreas mais altas e distantes do sistema. 

Assessoria de Comunicação da Embasa

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Novo presidente do Grêmio procura apoio de clubes para retorno do mata-mata no Brasileirão

Recém eleito para o comando do Grêmio no biênio 2015/2016, o presidente Romildo Bolzan Jr. não esconde a sua insatisfação com a recente fórmula do Campeonato Brasileiro de Futebol.  Conversado com dirigentes de diversos clubes brasileiros, o mandatário tricolor articula uma mudança no sistema de disputa do torneio nacional e justifica que as recentes edições do torneio demonstram a fraqueza da atual fórmula em vigor.

"A resposta tem sido muito mais positiva do que negativa. O pessoal quer um negócio novo. O cenário atual é complicado demais. É briga apenas por vaguinha na Libertadores, na Sul-Americana, para não cair. Não tem nem de longe a mesma emoção do mata-mata" afirma o dirigente em entrevista ao site espn.com.br, onde garante que seria uma revisão técnica e emocional  no futebol brasileiro. "Eu tenho exposto a questão dos playoffs e venho tendo receptividade de alguns para resgatá-los. Dá muito mais emoção, audiência e equilíbrio técnico no campeonato. Hoje, um clube dispara, fica ali no seu pedacinho na ponta e acabou tudo. O mata-mata estimula o torcedor e gera mais receita. É uma situação em que temos de nos organizar como clubes e definir interesses em comum. Seriam duas revisões: uma técnica e outra emocional. O campeonato atual é chocho" reiterou.

Além do dirigente gaúcho, outro forte nome para o retorno do mata-mata no Campeonato Brasileiro é o presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues. 

Novo extintor para veículos é suspenso por 90 dias

Recém-empossado ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD-SP) decidiu suspender por 90 dias a obrigatoriedade de adoção de um novo tipo de extintor de incêndio para veículos, com a chamada carga ABC. O equipamento é usado para apagar incêndios propagados em materiais sólidos, como bancos e o painel do automóvel. A decisão desta segunda-feira, 5, foi tomada pelo Ministério das Cidades em acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A mudança estava prevista em uma resolução de 2009, e passou a valer a partir de 1º de janeiro de 2015. A decisão foi anunciada pelo Ministério das Cidades na noite de segunda. O prazo de 90 dias será contado a partir da publicação da medida. Entre os benefícios do novo extintor, segundo o governo, estão o maior prazo de validade do equipamento, que passará de três para cinco anos, e maior abrangência de uso do extintor. O modelo anterior, chamado BC, era apropriado ao combate de incêndios causados por líquidos inflamáveis como gasolina e querosene. O não cumprimento da nova medida implicaria no pagamento de multa de R$ 127,60. A mudança no extintor é válida para todos os tipos de veículos. O custo médio do equipamento veicular ABC está em torno de R$ 60. A alteração do prazo foi uma das primeiras medidas anunciadas por Kassab, que assumiu o Ministério das Cidades, antes ocupado por Gilberto Occhi. O novo ministro foi prefeito de São Paulo entre 2006 e 2012 por dois mandatos - assumiu o primeiro deles depois que José Serra (PSDB-SP) deixou o cargo para concorrer ao governo do Estado de São Paulo. A capital paulista é uma das mais beneficiadas pela medida, já que tem a maior frota de veículos do País, com 5,4 milhões de carros em 2013, último dado disponível.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Governo publica decreto que substitui Direcs por Núcleos Regionais de Educação

As Diretorias Regionais de Educação (Direc) foram extintas pelo governo do Estado e substituídas pelos Núcleos Regionais de Educação, conforme publicado na edição do último dia 31 de dezembro do Diário Oficial do Estado (DOE). Serão ao todo 27 núcles, definidos com base nos Territórios de Identidade baianos: Irecê, Bom Jesus da Lapa, Seabra, Serrinha, Itabuna, Valença, Teixeira de Freitas, Itapetinga, Amargosa, Juazeiro, Barreiras, Macaúbas, Caetité, Itaberaba, Ipirá, Jacobina, Ribeira do Pombal, Alagoinhas, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Santa Maria da Vitória, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Salvador e Eunápolis. Além da responsabilidade pela parte administrativa, os núcleos também farão o acompanhamento pedagógico das escolas pertencentes a seus limites territoriais. 

domingo, 4 de janeiro de 2015

Facebook passa a adotar novas regras este mês; saiba o que muda

O Facebook passará a adotar novas regras relacionadas à privacidade dos usuários e à oferta de anúncios publicitários a partir do dia 30 deste mês. A empresa poderá obter mais informações sobre quem acessa a rede social, a partir de dados coletados por produtos que também são da companhia, como Instagram e WhatsApp. Até mesmo o nível de bateria do celular e a força do sinal da operadora utilizada para acessar o Facebook poderão ser informados à empresa. Na página criada para explicar as novas regras, a rede social justifica que as mudanças objetivam melhorar a experiência dos usuários com a rede e garantir maior controle. O internauta poderá se negar a receber informações de determinados anunciantes, o que deve tornar a oferta de produtos e serviços mais personalizada. A principal ferramenta para a personalização está relacionada à geolocalização. Os check-ins feitos pelos usuários poderão ser usados para mostrar informações de estabelecimentos e amigos próximos. Além disso, a empresa testa a opção “Comprar”, para que produtos sejam adquiridos na própria rede.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Casal adota mini porco e depois descobre que se trata de um porco comum

Quando Steve Jenkins e Derek Walter  adotaram a porquinha Esther, pensaram que se tratava de um mini porco. Dois anos depois, o  fofo filhote se transformou em um porco de 300 quilos. Mesmo sendo enorme para morar dentro de casa, a família não se desfez de Esther, que continua dormindo no sofá e em frente à lareira.
O casal canadense se apaixonou tanto pelo novo “bichinho” de estimação ao perceber que são tão inteligentes e carinhosos quanto cachorros, que pararam de comer carne de porco e depois se tornaram veganos. Além disso, eles contruíram um abrigo de animais.