sábado, 13 de junho de 2015

Quem foi Santo Antônio, São João e São Pedro?

Quem foi Santo Antônio?
Santo Antônio era um homem humilde. Pertencia a uma congregação e quando descobriu como viviam os seguidores da Ordem de São Francisco, em extrema pobreza, humildade e serviço, abandonou a antiga ordem tornando-se um franciscano. Era admirado por seus dotes de ótimo orador, pois quando pregava a palavra de Deus, ela era entendida por todos. Aplicava-se aos serviços mais simples da comunidade, tais como o trabalho doméstico, a limpeza da casa, servir aos outros etc. A Igreja o comemora no dia 13 de junho, dia de sua morte. 

Quem foi São João?
João Batista era primo de Jesus. Pela tradição da Igreja, ele nasceu no dia 24 de junho (é o único santo em que se comemora o nascimento), alguns meses antes de seu primo Jesus Cristo, e morreu em 29 de agosto do ano 31 d.C., na Palestina. Foi degolado por ordem de Herodes Antipas a pedido de sua enteada Salomé (Mt 14,1-13), pelo fato de que sua pregação incomodava a moral da época. Antes mesmo de Jesus, João Batista já pregava publicamente às margens do Rio Jordão, convidando o povo a se arrepender de seus pecados, ser solidário e fraterno com os outros (Mt 3,1-2). 

Quem foi São Pedro?
São Pedro nasceu em Betsaida, assim como o seu irmão André. Possuía um gênio forte e temperamento impulsivo, mas um coração generoso e repleto de bondade. Foi um dos doze apóstolos de Jesus. Pescador exercia sua profissão no lago de Genezareth. 
Antes de ser chamado por Jesus, era Simão, mas, ao escolhê-lo como chefe da Igreja, o mestre troca o seu nome para Pedro, que em aramaico significa Kefas (pedra, rocha). Disse Jesus: Tu és Simão, filho de João; chamar-te-ás Kefas (Jo 1,42), o que traduzindo para o português significa pedra - Pedro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário