quinta-feira, 4 de junho de 2015

Católicos de Coração de Maria celebram Corpus Christi

 
Os católicos de Coração de Maria acompanharam na tarde desta quinta-feira (4) a missa e a procissão de Corpus Christi realizada na Igreja Matriz. A celebração foi presidida pelo Padre Evangevaldo Almeida. A Igreja estava lotada para ouvir as palavras do padre sobre a importante da data para os católicos.
O Pe. Evangevaldo ressaltou durante a homilia da importância dos fiéis celebrarem o Corpus Christi. “O Corpus Christi é a presença real e sacramental de Jesus Cristo, uma demonstração de nossa fé no Cristo Ressuscitado. Devemos viver como São Paulo que disse: Já não sou eu que vivo; mas é Cristo que vive em mim”, disse. Depois da missa, o padre e os fiéis saíram em procissão pelas ruas da cidade.
Corpus Christi: História
"Corpus Christi", em latim, significa "corpo de Cristo". Trata-se de uma festa móvel católica que celebra o milagre da transubstanciação. Para o catolicismo, Cristo se transforma no pão (a hóstia), que se torna seu corpo, assim como o vinho se converte em seu sangue. A festa era uma das mais pomposas procissões católicas em Portugal e foi trazida para o Brasil pelos colonizadores, no século 16.
Criada em 1264 pelo papa Urbano IV. A celebração ocorre na quinta-feira após a Solenidade da Santíssima Trindade. A data é o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento é levado em procissão pelas ruas, enquanto os fiéis louvam e agradecem a Deus pela Eucaristia. O costume de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais. Os tapetes de Corpus Christi foram criados pelos fiéis para enfeitar o caminho percorrido pelo Santíssimo Sacramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário