quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Secretaria de Educação emite nota sobre reordenamento de escolas em Coração de Maria


NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Coração de Maria, através da Secretaria Municipal de Educação, vem a público prestar esclarecimentos sobre o Reordenamento da Rede Municipal de Ensino.
 A proposta de reordenamento do município de Coração de Maria, surge pela necessidade de reorganizar a melhoria no atendimento dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I da Rede Pública de ensino da Zona Rural. Assim, embasados na realidade local e em análise aos dados do Educacenso, foi constatado, ainda, o número significativo de escolas com classes multisseriadas (alunos em diferentes idades, em diferentes séries/anos frequentando as aulas em uma mesma sala) dificultando o ensino do professor e a aprendizagem do aluno.
Sabe-se, portanto, que é compromisso do Poder Público oferecer uma educação de qualidade, onde as habilidades e competências propostas pelas matrizes curriculares sejam adquiridas por nossos alunos na série certa e na idade certa.
Com a implantação da proposta de Reordenamento objetiva-se que as escolas municipais possam ter um atendimento mais efetivo no âmbito pedagógico, administrativo e financeiro com apoio e acompanhamento direto no ensino, na aprendizagem e nas atividades diárias.
Em nenhum momento a Proposta de Reordenamento da Rede foi pensada apenas pelo Poder Executivo.  Esta foi apresentada na Câmara de Vereadores no dia 25 de agosto de 2014 onde consta em ata a fala da Secretária de Educação Edineuza Cerqueira que relatou que esse processo não seria fácil, precisaria da parceria de todos e que juntos pensássemos no que fazer com as escolas que porventura fossem fechar. Desta forma, essa proposta foi submetida e analisada pelo Conselho Municipal de Educação – CME e a Comissão de Saúde e Educação da Câmara Municipal de Vereadores. Temos o parecer favorável desses Órgãos registrados em ata.
Vale salientar que, no dia 03 de dezembro de 2014, em reunião com servidores de Educação, o Exmº Sr. Prefeito Edimário Paim informou a todos a importância deste reordenamento o qual visa  minimizar e/ou erradicar as turmas multisseriadas no âmbito do nosso município, ouvindo ainda de alguns profissionais a dificuldade que é trabalhar com essas turmas.
De forma alguma as questões da SEMEC ocorrem de forma arbitrária, pois sabemos que a educação é sem dúvida a base necessária para constituir uma comunidade sólida. Por isso, é de suma importância a parceria de todos para uma Educação de Qualidade.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário