domingo, 30 de novembro de 2014

Movimento de Cursilho realiza confraternização em Coração de Maria

O Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC), Forania 4 e 5 da Arquidiocese de Feira de Santana realizou neste domingo (30) um almoço de confraternização em decorrência do encerramento das atividades desenvolvidas pelo movimento durante todo o ano de 2014. O Almoço aconteceu na Paróquia de Coração de Maria e contou com a presença de cursilhistas com familiares, amigos e também do diretor espiritual do Movimento de Cursilho da Forania 4 e 5, Pe. Luciano.

As atividades começaram às 7h com a missa na Igreja Matriz. Logo após os cursilhistas se dirigiram para o Espaço Sula onde foram recepcionados pelos cursilhistas da paróquia e desfrutaram de um café da manhã repleto de pães, frios, frutas, sucos, biscoitos, entre outras delícias e guloseimas. Aconteceu uma apresentação do Projeto Filhos do Coração. Crianças se divertiram no pula-pula, adultos jogou dominó, baralho, e dançaram a vontade. Foi um dia de muita alegria para os Cursilhistas. 










Papa Francisco e líder ortodoxo fecham acordo para reunificar igrejas, separadas há quase 1000 anos

O papa Francisco e o patriarca Bartolomeu, sacerdote máximo da Igreja Ortodoxa, fecharam uma declaração conjunta pela intenção de trabalhar pela reunificação com a Igreja Católica. As duas instituições foram separadas há 960 anos, o chamado Cisma do Oriente. A convenção foi realizada neste sábado, durante a visita do pontífice católico à Turquia, onde se localiza à sede da Igreja Ortodoxa. Os dois líderes religiosos se encontraram na Mesquita Azul, em Istambul. Na cidade, o papa participou da festa de Santo André, patrono dos ortodoxos e que simboliza o vínculo entre as duas entidades, já que era irmão de São Pedro, considerado o primeiro papa. Segundo o sacerdote argentino, a Igreja Católica "não pretende impor nenhuma exigência, exceto a profissão de fé comum" e garantiu que as tradições e ritos ortodoxos seriam mantidos em caso de uma reunificação. "Não se trata de submissão nem de absorção, mas sim da aceitação de todos os dons que Deus tem dado a cada um", pontuou. Bartolomeu também sinalizou que deseja o diálogo para para “retirar os obstáculos acumulados durante um milênio". De acordo com o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, a soberania do papado não foi objeto de debate neste encontro e o assunto será discutido por uma comissão teológica formada pelas duas igrejas. A subordinação ao papa foi questionada pelos ortodoxos e culminou na separação em 1054. A igreja Ortodoxa tem atualmente cerca de 300 milhões de fiéis e a Católica, 1 bilhão.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Morre Roberto Bolaños, o "Chaves"

O ator, escritor e comediante Roberto Bolaños morreu, nesta sexta-feira (28), aos 85 anos, de acordo com a Televisa, principal rede de televisão do México. Conhecido internacionalmente por criar e interpretar os personagens Chaves e Chapolin, Bolaños estava com a saúde comprometida e apareceu respirando com a ajuda de aparelhos em uma foto publicada no Twitter por sua filha mais velha, Graciele Gómez, em sua casa, na cidade de Cancún, em seu país natal. A imprensa mexicana já publicava notícias sobre o estado de saúde do ator desde o início deste ano. Bolaños era casado com Florinda Meza, intérprete de Dona Florinda, de "Chaves", e tinha seis filhos.

Município de Coração de Maria é beneficiado com Cisternas de produção

Comunidade Água Verde
Uma boa alternativa para as comunidades que enfrentam a estiagem na zona rural são as cisternas. As construções avançam a todo vapor no município de Coração de Maria. E não apenas de cisternas de polietileno para o abastecimento das famílias, mas também de cisternas de produção. No município elas estão sendo construída pelo programa "Água para Todos", Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) Projeto 2ª Água, Consórcio Portal do Sertão e conta com a participação das famílias beneficiadas.
Comunidade da Mangueira
As cisternas de produção são destinadas à irrigação de plantas, hortaliças e outros, são bem maiores que as cisternas de consumo, exclusivas para o abastecimento humano. Elas têm capacidade para armazenar 52 mil litros de água.

Água para produção de alimentos

“O principal intuito é fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural e promover a soberania, a segurança alimentar, nutricional e renda às famílias de agricultoras, através do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para produção de alimentos”. Disse o secretário de agricultura José Maurílio.

Beneficiários agradecem o apoio do governo na zona rural
Caio Pacheco - Comunidade Água Verde
“Agradeço ao prefeito Paim pelo trabalho que desenvolve na nossa região. O reconhecimento que tem pelo cidadão da zona rural. Sem a visão do prefeito e sem o comprometimento da equipe da secretaria de agricultura, não conseguiríamos esses benefícios”. Disse o morador da Comunidade da Água Verde, Caio Pacheco.
Zé da Horta, Secretário Zé Maurílio e Dimas 
“Pra mim que planto horta orgânica para vender na feira livre e garantir o meu sustento, está sendo muito bom. Melhorou muito a minha produção”. Disse o lavrador da Comunidade do Camboatá, conhecido como Zé da Horta.

FONTE: http://www.coracaodemaria.ba.gov.br/

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Dilma Rousseff recebe Leonardo Boff e Frei Betto e diz que prefere “ouvir críticas, do que apenas escutar as coisas boas”

O frade dominicano e escritor Frei Betto, o teólogo e intelectual Leonardo Boff e quatro integrantes do grupo Emaús se reuniram nesta quarta-feira (26) com a presidenta Dilma Rousseff e entregaram a ela uma carta com 16 demandas a serem analisadas em seu segundo mandato. Na avaliação deles, após a vitória de Dilma nas eleições, nas quais havia um “risco” de que o “projeto popular do PT” não continuasse à frente do país, é necessário maior diálogo com a sociedade.

Após o encontro, Leonardo Boff afirmou que a própria presidenta reconheceu a falta de contato com as bases. “[Dilma] se ocupava muito com a administração dos grandes projetos. Ela disse que a partir de agora será um ponto alto do seu governo um diálogo permanente, orgânico, contínuo, com os movimentos sociais, e com a sociedade em geral”, afirmou.

O documento, intitulado O Brasil que Queremos, contém reivindicações que passam por temas políticos, econômicos, sociais e ambientais. Segundo o intelectual, Dilma tomou nota das sugestões levantadas na conversa e disse que quer discutir com mais detalhes questões como a centralidade da ecologia. De acordo com Leonardo Boff, a presidenta disse: “Eu prefiro escutar críticas, do que apenas escutar as coisas boas que eu faço. Porque aí eu aprendo”.

Segundo Boff, a presidenta quer se encontrar mais sistematicamente com o grupo, e pretende também receber lideranças de movimentos sociais na próxima semana. Ela se comprometeu a “estudar o documento”, já que nem todos os pontos foram discutidos detalhadamente durante a reunião, que contou com a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante.

A carta, assinada por 34 pessoas do Emaús, pede um modelo econômico mais social e popular, a auditoria da dívida pública, proteção do meio ambiente, utilização cada vez maior de energias renováveis, defesa do direito dos povos indígenas e quilombolas. Solicita também a restrição de transgênicos e agrotóxicos, democratização dos meios de comunicação, universalização dos direitos humanos, instituição de nova política de segurança pública, valorização dos trabalhadores, o controle social da gestão pública e a ética na política, além das reformas política, urbana, agrária e tributária.

Agência Brasil

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Azul solicita novos voos para aeroporto de Feira de Santana

A Azul Linhas Aéreas solicitou ontem (25) à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), autorização para novos voos para o Aeroporto de Feira de Santana (FEC). A frequência será de segunda a sexta-feira com destino a São Paulo – Campinas - Aeroporto de Viracopos (VCP). O planejamento é que estes voos, assim que autorizados, iniciem em fevereiro de 2015.

"Com os investimentos feitos pela concessionária na reforma total da pista de pouso e decolagem, pátio de estacionamento de aeronaves e do terminal de passageiros, como também a instalação de uma nova EPTA-Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo e um novo sistema de Balizamento Noturno, será possível começar a receber estes voos operados com a aeronave à jato Embraer 190", afirmou o superintendente do Aeroporto, Jorge Lobarinhas.

Embasa renegocia débitos com condições especiais até dia 29

Até o próximo dia 29 de novembro, a Embasa está oferecendo condições especiais para quitação de débitos aos usuários da capital e do interior do estado. Entre as vantagens, estão condições especiais de parcelamento e negociação pelo valor histórico do débito, além da não cobrança da taxa de religação de água.

Para usuários com renda familiar menor ou igual a dois salários mínimos, haverá a possibilidade de uma negociação diferenciada, bastando que, para isso, apresentem a conta de energia elétrica, para análise dessas condições.

Para ter sua dívida renegociada, o usuário deve apresentar RG, CPF, conta da Embasa ou número de matrícula, escritura ou documento que comprove o vínculo com o imóvel (como carnê do IPTU, conta da Coelba, etc.) na loja de atendimento da Embasa no seu município. Durante a vigência da campanha, as condições especiais de quitação do débito serão oferecidas também nas lojas de atendimento da Embasa da capital e interior do estado.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Hoje é dia das Baianas de Acarajé

Uma missa será realizada nesta terça-feira (25), no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, para celebrar o Dia das Baianas de Acarajé. A cerimônia está marcada para 10h, na Igreja do Rosário dos Pretos.

A Associação das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares do Estado da Bahia (Abam) estima que atualmente cerca de três mil profissionais atuem na capital baiana. As baianas têm o ofício tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Condenados à morte, homens ganham a liberdade após 39 anos de injustiça

Dois homens ganham a liberdade após 39 anos presos injustamente. Eles estiveram a um fio de perderem as suas vidas na cadeira elétrica. A testemunha admitiu que foi forçada pela polícia a afirmar que Ricky Jackson e Wiley Bridgeman foram responsáveis por um assassinato ocorrido em 1975.

Durante a luta dos negros em defesa de seus direitos civis, entre os anos 1960 e 1970, nos Estados Unidos, o FBI, em conjunto com as polícias de cada estado, promoveram uma verdadeira caça à população negra, independente da existência ou não de crime.

Desde a queda das leis de segregação racial, foram aparecendo diversos casos de gente presa que teve seu processo constituído com base em testemunhos falsos, geralmente conduzidos e coagidos pela própria polícia.

É um método tradicional usado pela polícia dos EUA, no Brasil e em quase todos os países. O testemunho ou a confissão feita sob tortura ou ameaça.

Foi o caso de Wiley Bridgeman e Ricky Jackson. Um garoto, com 13 anos em 1975, testemunhou contra os dois, então jovens, afirmando que eles haviam matado um empresário branco Harry Franks em 19 de maio de 1975, em Cleveland, junto com o também preso irmão de Bridgeman.

Os três estiveram por um fio para perderem suas vidas na cadeira elétrica. Foram sentenciados, naquela época, à pena de morte. Contudo, a lei capital de Ohio foi declarada inconstitucional pela Suprema Corte dos EUA em 1978.

As penas, em virtude da inconstitucionalidade da lei, foram convertidas em prisão perpétua. E só em 2011 foi levantada uma suspeita sobre a prisão dos rapazes, através de uma reportagem publicada na revista Scene em 2011.

Essa reportagem questionava, principalmente, o depoimento de Eddie Vernon. Vernon, que agora tem 52 anos, descreveu recentemente, em audiência, as ameaças da polícia para que ele testemunhasse contra os três. Foi esse depoimento que libertou Wiley e Rick. O Irmão de Wiley já havia sido solto em 2003, tendo em vista a fraude do processo com relação ao seu caso.

Emoção

“A língua inglesa nem serve para descrever o que estou sentindo”, disse Jackson à imprensa. “Estou eufórico. Você se senta na prisão por tanto tempo e pensa nesse dia, mas quando ele realmente chega você não sabe o que vai fazer, você apenas quer fazer alguma coisa”.
Wiley Bridgeman afirmou nunca ter perdido a esperança de que seria libertado um dia. “Você continua lutando, continua tentando”, disse, emocionado

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Ufólogo alega ter imagens de alienígena encontrado nos Estados Unidos na década de 1940

Supostas imagens de um alienígena que teria sido capturado em 1947 foram divulgadas por um ufólogo norte-americano e causaram furor dentro da comunidade. Tom Carey afirma ter recebido fotos referentes ao “caso Roswell” - em julho de 47, as Forças Armadas dos Estados Unidos teriam capturado um disco voador na cidade de Roswell, Novo México. “A cabeça parece ter sido parcialmente cortada. Houve uma autópsia e as vísceras teriam sido retiradas. Acreditamos que o cadáver foi embalsamado, pelo menos no momento em que esta foto foi tirada”, afirmou o especialista ao site The Mirror. O filme das imagens do suposto alienígena mostra uma criatura de cerca de 1,20 metros, de cabeça desproporcionalmente grande e olhos parecidos com o de um inseto. As imagens foram contestadas por especialistas em ufologia.

Mais um Encontro de Casais com Cristo

Vou falar um pouco do Encontro de Casais com Cristo. Serviço da Igreja que se firmar cada fez mais em nossa Paróquia, não é fácil, mas estamos caminhando. E nessa caminhada percebo cada vez mais que a principal coisa que nos faz feliz é amar o próximo, sim, amar o nosso semelhante. E demonstrar amor nesse mundo frio e sem compaixão é um sinal de grandeza. Sinto-me feliz quando faço o bem à outra pessoa. São Paulo nos fala sobre isso: “Há mais felicidade em dar do que em receber” (Atos 20,35).

Quando se descobre isso na caminhada do cristão, descobre o princípio da felicidade, e só alcançamos a felicidade quando fazemos com que os outros se sintam felizes. E foi essa experiência de felicidade que nós do Encontro de Casais com Cristo da Paróquia de Coração de Maria, sentimos nesse último final de semana. Vimos à alegria no rosto e no sorriso dos casais que participaram do 7º ECC da nossa paróquia.

Com todo respeito, claro, aos outros Grupos e Movimentos, mas não é exagero de minha parte dizer que para a família (principalmente o casal), a Igreja de Coração de Maria existe o antes e o depois do ECC. Vou explicar o porquê: você já observou quantos homens que não iam à missa e hoje tem participado ativamente, inclusive da Eucaristia. E que casais estão participando e ajudando nas festas da Igreja mais do que no passado? Pois é, alguns desses casais são frutos da benção que é o ECC em nossa Paróquia. Hoje, esses casais vêem a Igreja com outros olhos, com os olhos da fé.

É verdade que durante esse período tivemos algumas pequenas, mas sentidas baixas, casais que infelizmente se separaram, e destruíram os seus lares. Há ainda aqueles que sentem dificuldades para se relacionar em grupos, alguns não aceitam regras, opiniões, querem que as coisas sejam do seu jeito, e nem sempre a vida é como agente quer, por causa de coisas pequeninas acabam se afastando. Muitos não entendem que um grupo de Igreja se constrói na cumplicidade do riso, do choro, do medo, da felicidade... Às vezes somos obrigados a conviver com pessoas que acha tudo ruim. Não deveria acontecer, mas acontece, a vida de grupo dá muito trabalho, mas ao mesmo tempo muito prazer, porque nós não construímos nada sozinho.

Os casais que vivenciaram o ECC precisam de orações, estão sujeitos ao pecado, e as armadilhas que o mundo nos oferece, não são anjos e sim, seres humanos. Quero dar um conselho aos que acabaram de fazer o encontro: lembre-se que é preciso exercitar a fé, a oração em família, ter momentos para a Bíblia, enfim, viver a Igreja doméstica. É dessa forma, com famílias evangelizadas, que iremos levar a paz aos lares e a nossa comunidade.

Que Deus abençoe a todos que fizeram o ECC e que nós não deixemos de acreditar que um mundo melhor é possível.

Sandro Oliveira
Paróquia do Santíssimo Coração de Maria 

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Prefeitura de Coração de Maria recebe mais um ônibus para o transporte escolar

Na tarde desta segunda-feira (17) o município de Coração de Maria recebeu mais um ônibus para ampliar a frota do transporte escolar. O veículo tem capacidade para 24 passageiros e foi conquistado através do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal.

“Coração de Maria tem uma grande extensão rural, são muitos quilômetros percorridos diariamente. A vinda de mais um ônibus tem como participação o empenho da prefeitura na melhoria da educação. Vamos continuar se mobilizando e encaminhar projetos para que o município seja contemplado com mais outros ônibus”, disse o prefeito Paim da Farmácia.

FONTE:  http://www.coracaodemaria.ba.gov.br/

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Maior homem do mundo encontra o menor

Chandra Bahadur Dangi (à esquerda), do Nepal, o menor homem do mundo, posa para fotos com o homem mais alto do mundo, Sultan Kosen, da Turquia, durante um ensaio do Guinness World Records, em Londres, Inglaterra. Dangi possui 54 cm de altura, a mesma que seis latas de feijão empilhadas, e Kosen possui 2,51 m.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Touro gay pode ir para o matadouro para compensar prejuízo do novo dono

Um touro irlandês da raça Charolais pode ir para o matadouro por ser gay. Calma, esse não é um caso de "homoboifobia". De acordo com o novo e prejudicado dono de Benji, ele é muito velho para ser castrado após ter sido comprado para ser reprodutor em um novo pasto. O fazendeiro, que preferiu se manter no anonimato, foi forçado a colocá-lo para fazer trabalhos de tração enquanto que outro touro teve a dura tarefa de fertilizar todo o rebanho. "Eu não levei a sério quando me disseram que um touro poderia ser gay, mas depois de procurar conselhos eu soube que isso pode acontecer", disse o dono de Benji, que prefere se relacionar com outros touros. Informações do Irish Daily Mail.

domingo, 9 de novembro de 2014

Agricultor morre após morder cobra coral

Um agricultor identificado como Edilson Bispo de Sousa, 45 anos, morreu envenenado na madrugada desta sexta-feira (7), em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, após morder uma cobra coral. Segundo informações do site Almeida Notícias, Edilson estava em um bar na região da Limeira, quando o animal apareceu. Sob o efeito do álcool, o lavrador tentou esmurrar a cobra para matá-la, que reagiu, picando-o. Após ser picado, Edílson mordeu a cabeça do réptil e voltou para casa, sem sinais de ter sido afetado pelo veneno. Ao retornar ao estabelecimento, no entanto, sentou próximo à porta e morreu em seguida. A cobra também não sobreviveu. O caso gerou repercussão entre os moradores da região. 

Mulheres vítimas de agressão podem ganhar benefício financeiro

Mulheres vítimas de violência em situação de vulnerabilidade temporária podem ter garantido o recebimento de benefício financeiro. Projeto com esse objetivo está na pauta da Comissão de Direitos Humanos  (CDH), onde tramita em caráter terminativo. Se não houver recurso para a tramitação em Plenário, o texto seguirá para a Câmara. O PLS 443/2011, do senador Humberto Costa (PT-PE), altera a Lei Maria da Penha e a Lei Orgânica de Assistência Social. Pelo texto, o benefício não será inferior a seis meses. O valor deve ser estabelecido por estados e municípios em suas leis orçamentárias anuais. O texto também garante o acesso de mulheres vítimas de violência a tratamentos como a contracepção de emergência, a profilaxia das doenças sexualmente transmissíveis (DST) e da Aids e outros procedimentos médicos necessários e cabíveis nos casos de violência sexual. Humberto Costa argumenta que, em muitas situações, a dependência econômica da mulher vítima de violência impede que ela se afaste do companheiro agressor. Com a alteração da legislação, o senador espera que a realidade da mulher em situação de violência também mude. A relatora, senadora Ângela Portela (PT-RR), apresentou relatório favorável ao projeto, com ajustes na redação.

sábado, 8 de novembro de 2014

Homem é devorado por cobra gigante em programa de TV

O canal norte-americano Discovery vai mostrar uma cobra gigante engolindo uma pessoa viva, o cineasta, explorador e naturalista Paul Rosolie. O especial, chamado "Eaten Alive" (Comido Vivo), será transmitido nos Estados Unidos no dia 7 de dezembro e no Brasil em fevereiro. Para ser devorado, Rosolie usou uma roupa "à prova de serpentes". Ele será comido por uma sucuri, uma das maiores cobras do mundo, originária da América do Sul. Por segurança, uma corda ficou presa na cintura do explorador para que ele pudesse ser puxado assim que chegasse à barriga do animal. O programa foi gravado na região amazônica.

FONTE: site bol

Primeiro dia de prova do Enem acontece hoje

A primeira prova do Enem 2014 (Exame Nacional do Ensino Médio) será realizada neste sábado em todo o Brasil. Os candidatos farão hoje as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, pelo horário de Brasília. Em Salvador, respectivamente, os portões serão abertos às 11h e fechados ao meio dia. É recomendável que o aluno chegue com uma hora de antecedência ao local de prova. Amanhã, no segundo dia do Enem, o candidato terá 5h30 para fazer as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologia. Os participantes também precisam providenciar caneta preta — de tubo transparente, como pedem os aplicadores da prova. Lápis, lapiseira e borracha estão proibidos. Lembre-se também de deixar separados os documentos exigidos: identidade original com foto e o cartão de confirmação. Serão aceitos os seguintes documentos: cédula de identidade ou RG, emitida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação; carteira de trabalho e previdência social; certificado de reservista; passaporte; carteira nacional de habilitação com foto.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Famosa por ter 4 pernas, mulher teve 5 filhos em 2 úteros

Josephine Myrtle Corbin nasceu em 1868 nos EUA com uma anomalia rara. Ela possuía outro corpo completamente duplicado apenas da cintura para baixo, incluindo dois sistemas reprodutores e excretores. A garota conseguia mexer todas as quatro pernas, mas somente as externas e maiores possuíam força para andar. Sua condição a tornou uma celebridade, que viajava por todo o país para se apresentar em feiras e espetáculos em circos. Aos 14 anos, fechou um contrato para ganhar US$ 250 por semana se apresentando por um circo, o que era uma quantia extraordinária para a época. Após algum tempo, ela se "aposentou" e, aos 19 anos, se casou com o médico Clinton Bicknell, com quem teve cinco filhos, três de um útero e dois do outro. Quando os filhos já estavam crescidos, a "mulher de quatro pernas", como era conhecida, voltou a se apresentar com o circo recebendo um salário de US$ 450 semanais. Ela morreu em 1928, aos 60 anos de idade.

Fonte: site bol

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

WhatsApp passa a mostrar quando usuário leu mensagem

O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp ganhou uma atualização que pode deixar alguns usuários não tão satisfeitos. A partir desta quarta-feira (5) a ferramenta mostrará quando a pessoa ler a mensagem que foi enviada. A função, que vale tanto para conversas privadas quanto para grupos, deixará os dois traços no balão de mensagem azuis quando ela for lida pelo destinatário: antes, quando os traços permaneciam cinzas e só apareciam quando a mensagem havia sido entregue. A atualização não foi anunciada pelo site oficial do aplicativo e, até então, não há a possibilidade de desabilitar a nova função nas configurações.

Abastecimento de água será interrompido em Conceição do Jacuípe e Coração de Maria na quinta-feira

Para possibilitar instalação de nova rede adutora, o abastecimento de água será interrompido na quinta-feira (6), em Conceição do Jacuípe e Coração de Maria, a partir das oito horas da manhã. A intervenção consiste na interligação de uma nova adutora ao sistema, em substituição à rede que apresentava altos índices de quebramentos na Rua Hermógenes de Lima (próximo à Fábrica Mondial).
O serviço deve ser concluído até as 18 horas do mesmo dia, quando o abastecimento começará a ser retomado de forma gradativa. A interrupção não afetará os imóveis com reservação adequada para as necessidades diárias de consumo dos seus moradores.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Solicitação de serviços da Embasa estará temporariamente indisponível

Para possibilitar manutenção no ambiente onde estão instalados os seus computadores centrais, a Embasa informa que a solicitação de serviços por meio das lojas de atendimento e call center (0800 0555 195) estará disponível apenas para emergências entre os dias 6 e 9 de novembro (quinta-feira a domingo). O atendimento por meio da internet também estará suspenso, já que o site da Embasa (www.embasa.gov.br ) ficará fora do ar durante o período. A empresa informa que os sistemas de informação retornarão na segunda-feira, dia 10. A Embasa agradece a compreensão de seus usuários. Assessoria de Comunicação Tel.: 71 3372-4898 / 4639 / 4687 / 4295

domingo, 2 de novembro de 2014

Testemunhas dizem que rosto de Jesus apareceu em fumaça de incêndio antes de salvamento

Testemunhas do salvamento de um homem em um incêndio em Fresno, nos Estados Unidos, afirmaram que viram o rosto de Jesus Cristo na fumaça provocada pelo fogo. "Você vê Jesus na fumaça e então uma pessoa é salva. Isso não é uma coincidência", disse à agência UPI Wyatt Forker, uma das testemunhas. Raymond Dreiling, da Diocese Católica de Fresno, disse acreditar em coincidência, embora não descarte que tenha havido um "sinal". Em 2011, pesquisadores da Northwestern University (Illinois, EUA) concluíram que pessoas tendem a ver rostos em fumaça, pizza, queijos e madeira porque o cérebro humano é condicionado a buscar familiaridades e significados nos rabiscos mais abstratos. Informações do Page Not Found.

Para onde vamos?

Tem uma canção de Padre Jonas Abib que eu gosto muito, o titulo é: “Tu Me Conheces”. O refrão dessa música me faz às vezes chorar em uma profunda meditação de como eu estivesse conversando com Deus. O refrão diz assim: Para onde irei? Para onde fugirei? / Se subo ao céu ou se me prosto / No abismo eu te encontro lá / Para onde irei? Para onde fugirei? / Se estás no alto da montanha verdejante / Ou nos confins do mar.

POIS BEM, ontem foi 1º de novembro, o dia em que a Igreja celebra Todos os Santos. Todos aqueles que morreram em estado de graça e não foram canonizados. Já hoje, dia 2 é “Dia de Finados” celebramos todos os que morreram e não são lembrados na oração do Dia de Todos os Santos. No dia de Finados, não festejamos a morte. Seria uma ignorância e uma contradição.

CELEBRAMOS sim, nossa fé na ressurreição e a esperança do encontro na morada que Deus nos preparou. A comemoração dos fiéis defuntos é uma oportunidade ímpar para agradecer a Deus pela existência daqueles que nos precederam e, de certa forma, participaram da construção de nossa própria história. É a hora de relembrarmos amigos e familiares que não se encontram mais em nosso convívio. A saudade, o respeito, as lembranças, tristeza... Fazem parte da nossa vida. Sentimentos que são superados quando acreditamos que os amigos, os ente queridos que se foram estão do lado de Deus. Essa é a nossa fé.  

FALANDO nisso, vou conta um caso interessante, certo dia de finados não sei como e porque, quando dei por mim, já estava conversando com a minha filha na época com cinco anos de idade, sobre morte e céu.

– Perguntei a ela:
Pra onde será que nós vamos depois que morremos?
Ela respondeu assim: Meu pai, quando a pessoa morre, vai para o cemitério enterrar o corpo. No outro dia, Deus manda um avião para pegar a pessoa e levar para o céu para morar com Ele”.

ORA, no momento eu ri, mas depois pensei e achei linda a sua resposta. Essa resposta simples e sincera. Sincera por que falava o que sentia no seu coração. Simples, porque era do fundo do coração. Ah, meus amigos, como seria tão bom se nós adultos imitássemos as crianças, não na sua ingenuidade, mas na sua simplicidade, na sua inocência, na sua humildade, tenho certeza, o mundo seria bem melhor, bem mais humano.

OLHA meus queridos leitores, a morte é um mistério de Deus, e Deus nunca vai entrar por nossa cabeça, a porta que Ele usa é o nosso coração. Por isso, sejamos como criancinhas e vamos seguir o conselho de Cristo, que disse: “Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos céus” (Mat. 18,3).

MUITAS vezes apontamos para o céu dizendo para onde vamos quando morrermos. Mas, esquecemos que os caminhos que nos levam para o céu, estão aqui na terra. São eles: a fé, a esperança, o amor; mas o maior de todas é o amor. (1 Cor 13, 1-13).

Sandro Oliveira
Membro do Cursilho de Cristandade

Ouça a música: 

sábado, 1 de novembro de 2014

Multa por ultrapassagens em locais proibidos fica até 900% mais cara a partir de hoje

A partir de hoje, fazer ultrapassagens em locais proibidos e participar de competições não autorizadas em qualquer via do Brasil são infrações que podem custar muito mais caro ao motorista. Entra em vigência hoje a lei federal que altera 11 artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), elevando o valor de multas em até 900% e endurecendo as penalidades para quem causar homicídios ou lesões graves no trânsito.

A nova lei vale em todo o território nacional. Além do policiamento ostensivo nas rodovias federais e estaduais, as regras serão aplicadas por órgãos municipais de trânsito.

Dentre as medidas contidas na Lei nº 12.971, sancionada em maio deste ano, foram acatadas alterações propostas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Elas se preocupam principalmente com as ultrapassagens em locais proibidos. “Essa imprudência causa as colisões frontais. São os acidentes de maior letalidade”, explica o inspetor Alexsandro Batista, da PRF no Ceará. No Estado, essas infrações causam 30% das mortes por acidentes nas BRs.

Neste ano, a PRF registrou 58 mortes, de janeiro a setembro, por acidentes decorrentes de ultrapassagens indevidas. No ano passado, foram 57 vítimas no mesmo período. Segundo o órgão, a meta é diminuir pela metade as mortes no trânsito até 2020.

As mudanças trazem aumento nos valores das multas. Um exemplo é para quem tenta ultrapassar em rodovias e força passagem entre veículos ao retornar para a faixa original. A multa passou de R$ 191,54 para R$ 1.915,40. Os acidentes por ultrapassagem, de acordo com Alexsandro, são mais frequentes nos fins de semana.

Outro foco dos novos valores de multas é inibir a prática de competições e manobras perigosas ao volante. Promover ou participar de “rachas” teve penalidade alterada de R$ 957,70 para R$ 1.915,40.

Uma característica da nova lei é fazer pesar o bolso dos reincidentes. Na maioria dos 11 artigos alterados, foi adicionado um parágrafo para determinar a aplicação do dobro da multa para quem for flagrado na mesma infração em até 12 meses. A nova lei traz também mais rigidez para algumas situações em que o condutor acaba causando mortes no trânsito.

Teste toxicológico

Dos 11 artigos alterados, apenas um não vale a partir de hoje. É o 306, que agora prevê a realização de testes toxicológicos. A prática não estava clara na legislação anterior, mas a intenção é que os exames comprovem se o condutor está sob efeito de drogas ilícitas, como a cocaína. A medida não será aplicada pois depende de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para especificar a equivalência desse teste com o da alcoolemia.

Desenhos originais da bandeira do Brasil são encontrados

Dois papéis históricos de valor inestimável acabam de ser descobertos no Rio. São os rascunhos que deram origem à bandeira do Brasil, riscados pelo engenheiro Raimundo Teixeira Mendes em novembro de 1889, após a Proclamação da República. Em ambos os papéis se veem a esfera, as estrelas e os dizeres “Ordem e progresso”. O primeiro é um papel milimetrado, que permitiu a Teixeira Mendes posicionar e dimensionar cada estrela com precisão. O segundo é um papel vegetal, onde estão os traços definitivos. Os desenhos estavam na centenária Igreja Positivista, no Rio de Janeiro, esquecidos dentro de uma caixa. Foram descobertos por acaso, quando se limpavam os armários do último presidente da igreja, que morreu em julho. Os papéis estão nas mãos de restauradores. Quando o trabalho terminar, serão expostos ao público. “Encontramos um tesouro que pertence a todos os brasileiros”, afirmou o atual presidente da Igreja Positivista, Alexandre Martins. O material estava na igreja porque o positivismo exercia forte influência sobre os intelectuais brasileiros do final do século 19. 
Criado pelo francês Auguste Comte, o positivismo faz uso da ciência para explicar o mundo. Hoje ultrapassada, essa visão era vanguardista para a época. Foi o positivista Benjamin Constant, ministro da Guerra do novo regime, que aprovou o desenho de Teixeira Mendes, também positivista. Amor, ordem e progresso formavam o tripé da religião. Os desenhos recém-descobertos serviram de base para uma pintura a óleo, também de 1889, do artista Décio Villares, outro seguidor da igreja. Foi o molde para que as costureiras confeccionassem as primeiras bandeiras. A pintura ficou exposta na Igreja Positivista até 2010, quando foi roubada. Parte do telhado havia desabado, o que permitiu a entrada dos ladrões. A Polícia Federal e a Interpol foram acionadas, mas a obra até hoje não foi recuperada. Informações da Agência Senado.