terça-feira, 26 de agosto de 2014

Obras dos Mercados de Coração de Maria e do Distrito do Retiro estão de vento em popa

Canteiro de obras do Mercado da Sede
Desde o mês de julho que começou a ser construído o mercado de carne e vísceras do Distrito do Retiro. E a primeira etapa do Mercado da Sede de Coração de Maria onde vai ser construída a cobertura total da área da feira livre, piso de alta resistência, bancas padronizadas, reforma dos sanitários e reforma do mercado de vísceras.

De lá pra cá, as obras estão de vento em popa e vendo o canteiro de obras podemos notar que já começam a tomar corpo. São duas obras que estão deixando os marienses bastante animados. A conquista para a população mariense, foi conseguida graças à articulação do Prefeito Paim da Farmácia (PT) em audiência com o Governador Jaques Wagner (PT) no ano passado.
Canteiro de obras do Mercado da Sede
“Não tenho medo de pedir pelo nosso povo. E na ocasião, em audiência com o governador Wagner, mostrei a situação dos mercados e confirmou-se a necessidade de uma reforma do mercado da Sede e a construção do mercado do Retiro, já que as situações de ambos estavam muito precárias, e o governador prontamente nos atendeu”, enfatizou a Prefeito Paim (PT).
Canteiro de obras do Mercado do Retiro


segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Encerramento da festa da Padroeira leva uma multidão às ruas de Coração de Maria

Uma multidão de fiéis católicos participou na tarde/noite deste domingo (24), do encerramento das festividades da padroeira de Coração de Maria, o “Santíssimo Coração de Maria”. A programação religiosa durou 10 dias com muita devoção e festa, onde reuniu famílias marienses e atraiu vários visitantes ao município.
A festa religiosa sob a direção do Administrador Paroquial Pe. Evangevaldo Almeida, contou com uma programação religiosa com novenas, missas, quermesse, batizados, missa do vaqueiro, caminhada e a tradicional procissão. A Missa Solene teve início às 16h, presidida pelo Pe. Evangevaldo Almeida e concelebrada pelos padres Jair Onofre e Anderson da Paróquia de Conceição do Jacuípe.  
Na homilia o Pe. Evangevaldo fez referência ao tema refletido durante a Festa deste ano “Maria: Cheia de alegria do Evangelho”. Afirmou que Maria é a arca da nova aliança, que continua levando no seu ser a nova aliança que é Jesus, sendo exemplo de vida a ser seguido por todos os cristãos e ressaltou ainda, que a Festa da Padroeira é uma demonstração de fé e carinho do povo de Coração de Maria.
No final da missa o Pe. Evangevaldo num clima de “despedida dele” agradeceu a comissão da festa, a todos os fieis que colaboraram, à população e a aqueles que de forma direta e indireta contribuíram para a brilhante festa da padroeira. Pediu a todos que abarcassem a Missa do Vaqueiro nos próximos anos e que no próximo ano a festa será ainda maior para a alegria de toda a nossa comunidade.
Logo após a missa a imagem da Padroeira e outras imagens de padroeiros das comunidades seguiram pelas principais ruas onde foi acompanhado de devotos que se concentraram em várias ruas para participarem da procissão. No final houve o descerramento com a benção do Santíssimo Sacramento no coreto da Praça Araujo Pinho.

domingo, 17 de agosto de 2014

Asteroide gigante pode se chocar com a Terra a 6,1 milhões de Km/h

Pesquisadores da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, determinaram que um asteróide de 1 km de diâmetro, descoberto em 1950 e batizado de 1950 DA, pode se chocar com a Terra no dia 16 de março de 2880. Com base nos dados que os cientistas conseguiram coletar, até o momento, a chance de impacto com a Terra é de 1 em 300, o que torna a chance de colisão real. Ele gira rápido demais para seu tamanho, o que causa a chamada ‘gravidade negativa’, ou seja, se um astronauta tentasse ficar em sua superfície, seria sumariamente arremessado para o espaço. “Nós descobrimos que 1950 DA está girando mais rápido do que o limite de ruptura para sua densidade. Então, se apenas a gravidade estivesse segurando este monte de pedras em conjunto, como geralmente se supõe, elas voariam uma das outras. Portanto, forças de coesão devem estar segurando-as”, disse Joshua Emery, professor assistente no Departamento de Ciências da Terra e Planetária da universidade. O asteróide em questão poderá ser observado com mais detalhes a partir de 2032. O asteróide 1950 DA viaja a mais de 15 km por segundo e gira uma vez a cada duas horas e seis minutos e os cálculos preliminares mostram que, se o impacto ocorrer, ele deve cair no Oceano Atlântico a 6,1 milhões de Km/h, o que geraria um impacto de 44.800 megatons de TNT.

sábado, 16 de agosto de 2014

Papa Francisco leva mais de um milhão de pessoas à missa na Coreia do Sul

Neste sábado (16), na celebração em que beatificou 124 mártires sul-coreanos, o papa Francisco reuniu mais de um milhão de pessoas. Os novos mártires da Igreja Católica morreram em 1791 por causa de sua fé, em uma época que havia muita perseguição religiosa na península coreana.
Após a missa, Francisco foi visitar um centro de tratamento de doenças graves em Kkottongnae e tirou os sapatos para entrar no local. Na cultura do país, tirar o calçado é um sinal de respeito. Assim que começou a visita, uma menina deu ao Pontífice uma guirlanda e ele logo a vestiu e não tirou mais durante o encontro.
Depois de visitar os doentes, o sucessor de Bento XVI teve um encontro com a comunidade religiosa e seus líderes na Escola do Amor de Kkottongnae. No local, ele fez um duro discurso contra quem usa sua fé de forma hipócrita.
    
"A hipocrisia de alguns homens e mulheres consagrados, que professam o voto de pobreza, mas vivem entre os ricos, ferem a alma dos fieis e denigrem a Igreja. Pensem em como é perigosa a tentação de adotar uma mentalidade puramente racional e mundana, que induz colocar nossas esperanças em meios humanos e destroem o testemunho de pobreza que Nosso Senhor Jesus Cristo viveu e ensinou", falou em discurso.
    
Francisco ainda deu um exemplo próprio aos locais. "Por experiência, eu sei que a vida comunitária não é sempre fácil, mas é um terreno necessário para a formação do coração. Não é realístico não atender aos conflitos: surgirão incompreensões e será necessário afrontá-las. Na vida comunitária é que somos chamados a crescer na misericórdia, na paciência e na perfeita caridade", ressaltou.
    
O Pontífice também falou sobre sua luta pela dignidade humana através do trabalho, dizendo que "neste momento, a dignidade está ameaçada e corre o risco de ser cortada dessa cultura do dinheiro que deixa sem trabalho tantas pessoas".
    
Bergoglio segue em visita apostólica no país até a próxima segunda-feira (18). Amanhã (17), participará do encerramento da VI Jornada da Juventude Asiática e no dia da partida, celebrará uma missa pela reconciliação entre as duas Coreias, na Catedral de Myeongdong, em Seul. (ANSA) http://www.papafrancesconewsapp.com/por/

Começou a festa da Padroeira de Coração de Maria

Começou na noite de ontem (15), o novenário em louvor a Nossa Senhora, a Padroeira de Coração de Maria. Como todos os anos a comunidade católica mariense se prepara para realizar uma grande festa. Durante nove dias os católicos vão homenagear o Santíssimo Coração de Maria.

Esse ano a festa traz como tema central: “Maria: Cheia de Alegria do Evangelho”. Na primeira noite o padre convidado foi o Monsenhor Luis Rodrigues, que concelebrou com Pe. Evangevaldo e Pe. Jair Onofre.  

Na pregação o Pe. Luis falou sobre a importância de Maria para a Igreja.

"Maria tem importância porque foi ela que, ao dizer Sim, Jesus se encarna no seu ventre e ela traz para o mundo o Deus Divino que se faz homem. Ele se faz homem não para diminuir sua divindade, mas elevar a humanidade. Então Maria entende qual era o plano de Deus e afirma: Sou serva do Senhor e faça de mim segundo Tua palavra" explicou.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Pepsico confirma que Toddynho está contaminado com bactéria

Pepsico confirma que lote de Toddynho está contaminado com bactéria.

A PepsiCo, fabricante do achocolatado Toddynho, confirmou, nesta terça-feira, que 8.810 unidades do produto, fabricadas em Garulhos, São Paulo, no dia 2 de junho e com validade até 29 de novembro, estavam contaminadas com a bactéria Bacillus Cereus que provoca intoxicação alimentar. A informação foi repassada ao serviço de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde de Porto Alegre no início da tarde.

Segundo o comunicado, análises químicas realizadas pela companhia identificaram a presença da bactéria. O bacilo surge, em geral, dizem técnicos ouvidos pelo GLOBO, devido ao resfriamento inadequado de alimentos e pode causar enjoos, vômitos e diarreia. Segundo a PepsiCo, duas mil unidades do produto contaminado já foram localizadas e recolhidas na rede de estabelecimentos comerciais de Porto Alegre e da região metropolitana abastecidas pela companhia.

Em comunicado distribuído à imprensa na segunda-feira, a fabricante reconhecia alteração nos padrões de controle de qualidade e erro na distribuição do lote, que estava bloqueado no centro de distribuição. Também admitia ter havido falha no descarte do produto, que estava fora de especificação bacteriológica.

As unidades do lote GRU L 15 5, intervalo de 23:04 a 23:46, não devem ser consumidas, frisou a empresa. A decisão de recolher a bebida foi tomada após dois consumidores relatarem, há duas semanas, alterações no sabor do achocolatado e problemas de saúde após o consumo. A Secretaria Estadual da Saúde gaúcha recolheu amostras do produto para análises químicas, que ainda não foram concluídas.

A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), que havia orientado os supermercados a retirarem das gôndolas apenas o lote com final 23:23, fabricados das 23h04 às 23h46 do dia 2 de junho, comunicou, na manhã de terça-feira, que vai recomendar que toda a produção do Toddynho desse dia seja retirada dos pontos de venda.

Conforme a entidade, as principais redes de supermercados do Rio Grande do Sul já não dispõem mais do produto à venda, mas os pequenos comércios ainda não foram alertados sobre o problema.

Segundo a empresa, o lote que começou a ser recolhido representa menos de 0,5% do que é comercializado mensalmente no Rio Grande do Sul.

Os clientes que adquiriram produtos do lote contaminado foram orientados a entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da Pepsi para a substituição da bebida, sem custo. O contato também pode ser feito pelo telefone 0800 703 2222 ou pelo e-mail sactoddynho@pepsico.com.

O horário de atendimento telefônico do SAC é das 8h às 20h, de segunda a sexta, e das 8h às 14h aos sábados.

Em 2011, a Pepsi já havia feito recall de 80 unidades do mesmo produto devido à presença de detergente na composição da bebida, fabricada em Guarulhos (SP) e distribuída no Rio Grande do Sul. Na época, 32 ocorrências de intoxicação foram notificadas junto à Vigilância Sanitária estadual antes do recolhimento do produto.

FONTE:http://oglobo.globo.com/

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Prefeitura de Coração de Maria inicia terraplanagem para construção de uma Creche Proinfância

A prefeitura de Coração de Maria iniciou nesta terça-feira (5), as obras de terraplanagem no local onde será construída a Creche Proinfância, uma das mais modernas e completas em termos de infraestrutura para o ensino infantil.  A obra será construída no Loteamento Cidade Jardim, próximo aos Bairros “Portelinha e Mutirão” com recursos conveniados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e vai custar R$ 1.609.000,00. Esses serviços iniciais são feitos pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos e fazem parte da contrapartida do município.
Estrutura da Creche
O projeto da creche está de acordo com os conceitos mais atuais para se desenvolver uma educação de qualidade. A unidade do Proinfância possui centro pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação, assim como salas de aula, fraldários, bibliotecas, salas de leitura, salas de informática, sanitários, recreio coberto, refeitório e secretaria. O projeto também prioriza a acessibilidade, permitindo o acesso de portadores de necessidades especiais, criando e sinalizando rotas acessíveis e ligando os ambientes.
Para o prefeito Paim da Farmácia, o inicio da construção da creche representa um avanço importante na educação do município. "O futuro das nossas crianças, passa necessariamente por uma boa educação, e um ensino de qualidade no primeiro momento da vida escolar dessas crianças é motivo de muita alegria para mim", disse.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Mulher reencontra mãe após 40 anos e descobre que é casada com o próprio irmão

Um casal estava junto há sete anos quando descobriu que não compartilhava apenas o matrimônio, mas também laços sanguíneos. Adriana tinha apenas um ano quando sua mãe, Maria, decidiu deixar o marido que a agredia. Após 40 anos, a filha se inscreveu no site “Anjos dos Encontros”, da Rádio Globo, que promove o reencontro com parentes e amigos com quem não têm mais contato. Maria foi localizada e o programa acompanhou a primeira conversa das duas. Em um determinado momento, a filha questionou à mãe se ela tinha outro filho: “Sim, tive o Leandro, mas foi com outro homem, não era seu pai”. Foi quando Adriana percebeu a relação e começou a chorar. À rádio, ela contou que desconfiava de sua relação com o marido por causa de uma das duas certidões de nascimento dele. Em uma, constava Maria como mãe enquanto na outra havia apenas a filiação paterna. O casal comunicou a informação à família dias depois e decidiu que continuará junto mesmo que, pelo Código Civil, não possam oficializar a união. Os dois são pais de uma menina de 6 anos, que nasceu saudável.

domingo, 3 de agosto de 2014

Chinês pesca tubarão-baleia e o leva de caminhão ao mercado

Tubarões-baleia são protegidos na China e vendedores do mercado negro são punidos com multas pesadas quando tentam negociá-lo. Mas o pescador Cai Chengzhu, de Xianghzhi, no leste da China, não resistiu quando viu o animal de quase duas toneladas preso em sua rede. Ele colocou o tubarão-baleia em um caminhão e o transportou por dez quilômetros, até o mercado em Shishi. "Consultei as autoridades do mercado de peixe que monitoram esse tipo de coisa, e eles disseram que, como ele estava morto quando capturado e como já estava ali, eu poderia vendê-lo".

sábado, 2 de agosto de 2014

Feira livre de Coração de Maria muda de local temporariamente

Desde sábado (26/07) que a feira livre de Coração de Maria está funcionando temporariamente nas Ruas Santo Antonio e Bernadino Sena. A mudança se dá devido às obras que estão sendo realizadas para a reforma do Centro de Abastecimento. Após o término da obra as condições de trabalho dos comerciantes e frequentadores serão muito melhor.

Opinião dos feirantes e frequentadores

“Ficou muito bom. Gostei muito dessa mudança e vai ficar melhor no mercado novo”, comemora o freqüentador da feira o pintor e artista plástico “Ronaldão”.   

Gervásio Franco, que há mais de 40 anos trabalha na feira, disse que a mudança de local foi boa pelos mesmos motivos da reforma que acontece no mercado. “É sem dúvida um duplo benefício. Nós estamos em um espaço bom e depois da reforma iremos retornar para uma área totalmente reformada. Não houve prejuízos, somente benefícios”, disse.
No sorriso de Elieide de Jesus, foi possível perceber o lado positivo da mudança temporária da feira. Ela que vende beiju e tapioca, assumiu que estava preocupada, porém quando observou que seus clientes ficaram contentes com o resultado, ficou tranquila. “No início eu fiquei com medo, mas logo depois eu gostei bastante. Está muito bom e vai ficar melhor quando o mercado ficar pronto”. Disse a feirante, que já comercializa na feira há mais de 25 anos.
Quem também aprovou a mudança da feira foi o feirante “Cassinho”. Ele que vende frutas e verduras há mais de 30 anos distribuiu elogios ao trabalho do prefeito Paim da Farmácia. “O prefeito tá de parabéns, até que enfim apareceu um prefeito para reformar o mercado. Não pensei que a mudança ficaria assim. Está muito melhor do que imaginei. No primeiro dia fiquei desconfiado, mas estou vendo que ficou boa, e é provisório, com a reforma vai ficar melhor ainda”, disse.

Mais higiene e conforto

O prefeito deu detalhes da obra. “A reforma do mercado está previsto para duas etapas. Na primeira vai ser construída a cobertura total da área da feira livre, piso de alta resistência, bancas padronizadas, reforma dos sanitários e reforma do mercado de vísceras. A obra terá o investimento de R$ 853.914,31 com recursos do Governo do Estado e contrapartida do Governo Municipal. A reforma vai trazer conforto, beleza e higiene para os comerciantes e frequentadores.” Disse o prefeito Paim da Farmácia.
O secretário de Obras e Serviços Públicos, Washington Oliveira, afirmou que a escolha do local foi pensada para atender os comerciantes e os clientes. “Tudo foi realizado conforme a necessidade da feira. O espaço das ruas é grande e é vizinho ao mercado, com isso, não houve problemas na mudança”.

“Toda mudança é um pouco complicada, mas nesse caso é provisória e necessária. Os corredores para a circulação dos frequentadores da feira atende as necessidades. Os feirantes entenderam o motivo, por isso foi tranquilo, vamos acompanhar de perto os problemas que por ventura venham surgir”, explicou o Secretário de Agricultura, José Maurílio.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Juiz baixa portaria que obriga escolas públicas a executar o hino nacional

O juiz José Brandão Netto, a cidade de Conceição de Feira, baixou uma portaria que exige que o hino nacional seja executado nas escolas da cidade pelo menos uma vez por semana, sob pena de multa de até quatro salários mínimos - ou seja, R$ 2.896,00. Atualmente na Comarca de Conceição de Feira, o juiz já havia baixado a mesma portaria, que tem como objetivo fazer com que a Lei dos Símbolos Nacionais, de 1971, seja cumprida em outras cidades por onde passou. A proposta do juiz se adequa ao Toque de Estudo e Disciplina (TED), que busca diminuir a evasão escolar nos municípios onde é válido através de medidas controversas, como proibir o uso de celular nas salas de aula, orientar os pais a matricular os filhos em escolas a partir dos quatro anos de idade, dentre outras. 

Animais mais inteligentes do mundo

Uma lista divulgada pela National Wildlife Federation, nos EUA, enumera os seis animais considerados por eles como os mais espertos do mundo. Em primeiro aparecem os golfinhos. Esses nadadores são tão espertos que existem pesquisadores que chegam a compará-los com os humanos. O cérebro destes animais é menor apenas que o do homem. Eles são autoconscientes e podem até mesmo se reconhecer ao serem refletidos no espelho. Em segundo lugar, vêm os chimpazés e orangotangos. Os chimpanzés também conseguem se identificar no espelho. Além disso, eles são capazes de aprender linguagens específicas, como a dos sinais.
Os elefantes ficam na terceira posição. No teste do espelho eles também passam. Além disso, já foi comprovado que esses grandes mamíferos são capazes de fazer contas. Mas, seu grande diferencial é a memória. O papagaio aparece em quarto lugar. Existem pesquisadores que chegam a comparar a inteligência dos papagaios com a dos golfinhos e primatas. Mesmo com o cérebro bem menor e mais simples que o dos mamíferos, essa ave é capaz de imitar a voz humana e decorar palavras isoladas, fazendo as devidas associações a seus significados. Em alguns testes, papagaios foram capazes até mesmo de utilizar verbos e formar frases curtas como: quero maçã. Isso ajuda a alimentar a teimosia desses animais. Em quinto, vêm os corvos. Entre suas habilidades estão: facilidade em imitar sons, assim como os papagaios; usar ferramentas para facilitar a obtenção de comida; e o disfarce. Eles são capazes de “forjar” a própria morte para enganar outros corvos e predadores naturais. E na sexta e última posição aparecem os cães. Cachorros podem alcançar níveis intelectuais semelhantes ao de crianças de dois anos. As habilidades destes animais podem variar de acordo com a raça e treinamento a que são submetidos. No entanto, de acordo com o pesquisador norte-americano Stanley Coren, eles são capazes de decorar, em média, 165 palavras e seus significados. Os mais inteligentes conseguem memorizar e entender até 250 palavras.