segunda-feira, 30 de junho de 2014

Aula inaugural do Pronatec é realizada em Coração de Maria

A Prefeitura Municipal de Coração de Maria, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na manhã dessa segunda-feira (30) no Colégio Manoel Novais, a aula inaugural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), programa vinculado ao sistema complementar de formação profissional através do chamado sistema “S”. Inicialmente os cursos serão oferecidos pelo SENAI, com a oferta de 80 vagas para o curso de Pedreiro de Alvenaria. 

Participaram da Cerimônia, a Secretária de Assistência Social, Edlene Paim, a Coordenadora do Pronatec em Coração de Maria, Luciana Macedo, representantes do SENAI, vereador Renatinho, estudantes e populares.

A representante do SENAI, Kadja Nataly, passou aos estudantes informações referentes à forma como o SENAI operacionaliza seus cursos, bem como sobre a postura dos alunos na freqüência às aulas. Finalizou dando as boas vindas e desejando sucesso a todos nessa nova caminhada.
Para a Secretária Edlene Paim, a relação entre Educação e a vida profissional é muito importante para a transformação da sociedade. É preciso oportunizar a todos de forma igualitária a formação para acesso ao mercado de trabalho.

“Dentro em breve ofereceremos centenas de vagas para outros cursos de formação preparatória para a área industrial, haja vista que Coração de Maria tornou-se prioridade absoluta para o SENAI, com a instalação da empresa  Cadence que segundo os seus representantes gerará vários empregos”. Disse a secretária.   

O vereador Renatinho, desejou sucesso aos estudantes e que eles aproveitassem muito essa oportunidade, para quem tenham uma carreira profissional qualificada.  

O prefeito Paim da Farmácia não esteve presente, mas enviou uma mensagem aos estudantes desejando a todos que tenham sucesso absoluto nesta caminhada. E que a implantação do PRONATEC em Coração de Maria, constitui-se uma oportunidade para Jovens, homens e mulheres possam se capacitar, de formar a estarem aptos para o mercado de trabalho que se ampliará em nosso município. 

Assessoria de Comunicação

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Programa “A Bahia Que a Gente Gosta” mostra as curiosidades de Coração de Maria

Sob o comando de Ana Paula Farias, “A Bahia que a gente gosta” é um programa que mostra a cultura, o turismo, a economia, a sustentabilidade, os esportes radicais e as peculiaridades do nosso estado.

A equipe do Programa esteve filmando em Coração de Maria. Foram três dias de gravações das nossas belezas naturais, nossa culinária, as manifestações culturais, curiosidades entre outros. O programa foi exibido no dia 22/06/2014 (domingo) às 08h:30m, na Record Bahia.

Fonte: noticias.r7.com

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Nova adutora em Conceição do Jacuípe vai regularizar fornecimento de água em Coração de Maria

Obra beneficia Conceição do Jacuípe e Coração de Maria
Iniciada no dia 4 de junho, a implantação de uma nova adutora de água tratada para atender os municípios de Conceição do Jacuípe e Coração de Maria foi iniciada. A conclusão da obra está prevista para a segunda quinzena de julho. Essa intervenção integra a ampliação do sistema de abastecimento de água de Amélia Rodrigues, um investimento de R$ 40 milhões, que também vai beneficiar os municípios de Terra Nova e Teodoro Sampaio.
O novo equipamento terá 1.357 metros de extensão, tem quase o dobro do diâmetro da atual adutora e está sendo instalada em profundidade entre 1,60m e 2 metros, com colchão de areia, uma espécie de envoltório para proteger a tubulação da trepidação e pressão causadas pelo intenso tráfego de veículos pesados na via sob a qual ela está sendo instalada e onde se encontra a atual adutora, a Rua Hermógenes de Lima.
A principal causa das paradas no abastecimento de água de Conceição do Jacuípe e Coração de Maria são os quebramentos na tubulação causados pela passagem de carros pesados.
De acordo com o gerente de obras da Embasa, Victor Fernandes, os serviços foram divididos em cinco etapas (confira cronograma no final da matéria). “Estamos realizando as intervenções em um trecho de cada vez. Como os serviços incluem escavações e abertura de valas, ocorrem alguns transtornos, mas os danos causados à pavimentação serão restaurados após a conclusão das obras”, explica.
Cronograma de implantação da adutora:
Etapa 1 - Trecho entre a rua Nova da Volta e rua A (Conjunto Urbis): concluída.
Etapa 2 - Trecho entre a rua A (Conjunto Urbis) e rua Tadeu Cerqueira: em andamento.
Etapa 3 - Trecho entre a rua Tadeu Cerqueira e a BA-084 (Avenida Getúlio Vargas): a iniciar / previsão para 30 de junho.
Etapa 4 - Trecho entre a BR-101 e a frente da Indústria Mondial: a iniciar / previsão 30 de junho.
Etapa 5 – Trecho entre a frente da Indústria Mondial e a Rua da Fábrica: a iniciar / previsão 15 de julho.
 O cronograma pode sofrer alterações caso ocorram chuvas intensas na área.
Assessoria de Comunicação da Embasa
Feira de Santana: (75) 3602 3799

domingo, 22 de junho de 2014

Prefeito Paim da Farmácia abre oficialmente o São João de Coração de Maria

A prefeitura de Coração de Maria, através do prefeito Paim da Farmácia, realizou na noite desse sábado (21) a abertura oficial do São João de Coração de Maria.

A programação foi aberta pela Banda Forró Pra Nós, Forrozeiro Alcymar Monteiro, Seu Maxixe e Quixote é Esse.  Com o tema “São João Campeão”, a programação segue até a terça-feira (24). A lista de artistas inclui ainda Limão com Mel, Arnaldo Farias, Adelmário Coelho, Harmonia do Samba, João Almeida, Forró Pé de Cerka entre outros. Além do palco principal, também há a opção dos espaços do Forró Pé de Serra, Forró Brega, onde tocam atrações nos intervalos dos shows.

Em seu discurso de abertura, o prefeito de Coração de Maria afirmou que não se faz nada sozinho e agradeceu a todos os colaboradores, ressaltando que é o prefeito de todos. O prefeito também desejou aos marienses e visitantes um São João de muita animação e paz.

Assessoria de Comunicação

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Coração de Maria vive expectativa para abertura do São João 2014

Quem anda pelas ruas de Coração de Maria já percebe que a cidade está cheia de cor com os enfeites juninos. Faltando poucas horas para abertura oficial do São João 2014, em Coração de Maria o clima já inspira os marienses e visitantes com grandes expectativas para os quatro dias de festa. O São João desse ano tem o tema ligado a Copa do Mundo “São João Campeão” e conta com grandes atrações de nível nacional como Alcymar Monteiro, Adelmário Coelho, Limão com Mel, Harmonia do Samba, Seu Maxixe entre outros. Vai acontecer nos dias 21,22,23 e 24 de junho.

O São Pedro do Distrito do Retiro vai acontecer nos dias 28 e 29 de junho com as seguintes atrações: Os Clones, Paroara do Acordeom, Noxote, Cleito ex Assas Livre, Forrozeiro do Norte e Bandas de Forró da Região.    

Assessoria de Comunicação

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Lavar frango antes de cozinhar pode aumentar risco de contaminação com bactérias

A prática de lavar frango cru pode aumentar o risco de intoxicação alimentar, segundo informações da agência de segurança alimentar britânica, a Food Standards Agency (FSA). De acordo com a FSA, a lavagem pode espalhar as bactérias campylobacter nas mãos, roupas e em utensílios e superfícies de cozinha, devido ao espirro de gotas de água. A agência afirma que não há necessidade de lavar o frango, pois a bactéria morre quando ele é bem cozido. A bactéria do frango é a forma mais comum de intoxicação alimentar na Grã-Bretanha. Os sintomas incluem diarreia, dores de estômago, cólicas, febre e mal-estar geral. Apesar de algumas pessoas só ficarem doentes por alguns dias, a doença pode levar ao surgimento de doenças em longo prazo como a síndrome do intestino irritável e a síndrome de Guillain-Barre, uma doença grave do sistema nervoso. A Campylobacter também pode matar crianças menores de cinco anos ou idosos. Uma pesquisa realizada pela FSA com 4,5 mil adultos revelou que 44% dos entrevistados tinham o hábito de lavar o frango antes de cozinhar. Por ano, a bactéria atinge cerca de 280 mil pessoas na Grã-Bretanha, mas apenas 28% dos entrevistados já ouviram falar nela, e só um terço desse grupo sabia que as aves são a principal fonte de contaminação. Os entrevistados disseram que lavam o frango para remover a sujeira ou germes ou, simplesmente, porque sempre fizeram isso. A presidente-executiva da FSA, Catherine Brown afirmou que as infecções causadas pela campylobacter custam à economia centenas de milhões de libras por ano por causa de pessoas que faltam ao trabalho por estar doente e com os gastos com o sistema público de saúde britânico. A FSA ainda declarou que tem trabalhando junto com agricultores, abatedouros e processadores para tentar reduzir a presença de Campylobacter nas aves.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Matrícula do Sisu encerra nesta sexta-feira

Os estudantes aprovados na primeira chamada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem efetuar a matrícula junto à instituição de ensino que vão ingressar até esta sexta-feira (13). O candidato que não obedecer ao prazo perde a vaga automaticamente. Os postos que ficarem em aberto serão colocados à disposição na segunda chamada do processo seletivo, que será divulgada no dia 24 de junho. O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção tem duas edições a cada ano. 

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Brasil vence Croácia de virada 3 x 1

A Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 começou nesta quinta-feira, em São Paulo. Na Arena Corinthians, Brasil e Croácia protagonizam o primeiro duelo da saga brasileira em busca do hexacampeonato, em um torneio que teve uma abertura onde as cores, a dança e a natureza tipicamente brasileiras, marcaram presença em uma cerimônia simples e rápida. 

Quando a bola rolou, tivemos uma partida disputadíssima no primeiro tempo, com a boa Seleção Croata levando perigos em dois contra-ataque rápidos. Nos dez primeiros minutos, a Croácia teve as principais oportunidades, a partir deste momento, o Brasil impulsionado pelos 62 mil torcedores presente no Estádio Itaquerão, teve o domínio de jogo quase que integralmente, mas acabou saindo atrás do placar, quando aos 11 minutos, Jelavic não conseguiu chutar e Marcelo desviou a bola para dentro do próprio gol, fazendo 1 x 0 para os Croatas. 

A reação brasileira demorou, mas aconteceu aos 28 minutos, com Oscar que fez uma grande partida, tocando para Neymar e o atacante partiu para a entrada da área e chutou de pé esquerdo. A bola bateu na trave esquerda e entrou sem chance à defesa do goleiro Pletikosa. Era o empate do Brasil. 

No segundo tempo, a partida perdeu em qualidade, com a marcação de lado a lado sobrepondo todas as investidas dos ataques, com o Brasil não pressionando o adversário como se esperava, ainda que o técnico Luis Felipe tenha trocado Bernard por Hulk, visivelmente cansado e Paulinho por Hernanes, tentando dar maior poder ofensivo ao time brasileiro. 

Mas nem era preciso. Já que aos 28 minutos, quando o jogo já havia se transformado em um autêntico marasmo, o juiz japonês Yuichi Nishimura resolveu ser co-autor do triunfo brasileiro, quando inventou, e depois marcou, uma penalidade máxima inexistente em cima de Fred, que Neymar bateu e converteu. Já nos acréscimo, quando o Brasil levava um sufoco danado, Oscar aliviou as tensões da torcida brasileira, quando marcou o terceiro decretando, assim, a primeira vitória da seleção brasileira pelo placar de 3 x 1.  Mas ficou claro que será preciso melhorar e MUITO para realizar o sonho do Hexa. 

Encerrada esta etapa, o Brasil volta ao campo de jogo somente na próxima terça-feira (17), quando, às 16h, na Arena Castelão, em Fortaleza, enfrenta o México. No dia seguinte, às 19h, a Seleção da Croácia irá enfrentar Camarões na Arena Amazonas, fechando a 2ª rodada do Grupo A da Copa do Mundo.

FONTE: http://www.futebolbahiano.org/

sábado, 7 de junho de 2014

Programa "A Bahia Que a Gente Gosta" da Record grava em Coração de Maria

Castelo de Hozanar no Tabuleiro do São Simão
Sob o comando de Ana Paula Farias, “A Bahia que a gente gosta” é um programa que mostra a cultura, o turismo, a economia, a sustentabilidade, os esportes radicais e as peculiaridades do nosso estado.

A equipe do Programa esteve filmando em Coração de Maria. Foram três dias de gravações das nossas belezas naturais, nossa culinária, as manifestações culturais, curiosidades entre outros.
Comunidade Quilombola no Mangalô
A apresentadora que é muita simpática brincou com os marienses e percorreu a zona rural. Visitou e gravou em casa de farinha, artesanatos com moradores da comunidade do Mangalô, a história em fotos antigas no Espaço Professora Rute na Água Verde, o curioso castelo de Hozanar no Tabuleiro do São Simão, visitou a feira livre local, dançou forro, dentre outros.
Casa de farinha no Zabelê da Torre
O programa será exibido no dia 22/06 (domingo) a partir das 08h:30m, na Record Bahia. A data de exibição na Record Internacional ainda não foi divulgada.

Veja mais fotos dos bastidores da gravação: https://www.facebook.com/sandro.oliveira.3591

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Cientistas descobrem planeta potencialmente habitável perto da Terra

Liderados por astrônomos da Universidade Queen Mary, em Londres, cientistas ingleses descobriram um planeta potencialmente habitável próximo à Terra. Fora do sistema solar, o corpo celeste gira em torno da estrela Kapteyn, descoberta no final do século XIX, e tem a temperatura certa para manter água em estado líquido na superfície, uma das condições necessárias para abrigar vida. Ainda sem nome, o planeta é cinco vezes maior do que a Terra. 

Prefeito Paim da Farmácia solicita instalação de torre de celular no Retiro

O prefeito de Coração de Maria, Paim da Farmácia, se reuniu nessa quarta-feira (04) com dirigentes da empresa Claro Operadora de Telefonia Móvel, para solicitar a instalação de uma torre no Distrito do Retiro.

O prefeito justificou a necessidade da instalação da torre no Distrito, por conta do grande número de moradores naquela comunidade que necessitam de uma melhor comunicação via celular.

O diretor Regional da Claro Bahia / Sergipe, Dax Aniceto, esclareceu que, embora não tenha previsão de atendimento, isto não impede que a situação seja analisada para o próximo ciclo de expansão da cobertura. Mas vai analisar com atenção a solicitação do prefeito Paim para ver a possibilidade de atender essa demanda, já que na região de Bento Simões-Irará que fica próximo ao Retiro já existe uma torre da Claro. Os técnicos irão analisar se tem condição de atender com essa torre a comunidade do Retiro.

Também participaram da reunião o gerente de filial da Claro Maurício Ramalho, o Administrador do Retiro Tony Campinho e o secretário Sandro Oliveira.  

terça-feira, 3 de junho de 2014

No aniversário de Coração de Maria, prefeito anuncia Pacotão de Obras estimado em mais R$ 30 milhões de reais

O aniversário de uma cidade é um momento para celebrar as conquistas e refletir sobre os desafios da população. Coração de Maria completou nesse domingo (01) 70 anos de história. Uma história de muitos desafios e superação. Cada morador de Coração de Maria, nascido no município ou não, tem um orgulho da cidade como se fosse a sua própria casa. E isto faz de Coração de Maria uma cidade diferente. Uma cidade com um povo trabalhador, respeitado, acolhedor, que recebe bem a todos os seus visitantes. E foi com esse sentimento que o povo mariense foi para às ruas comemorar o aniversário da sua cidade.

Missa pelo aniversário da cidade de Coração de Maria

A missa foi o primeiro evento realizado na programação das festividades alusivas ao 70º Aniversário de Emancipação Política de Coração de Maria neste dia 01 de junho. O Prefeito Paim da Farmácia acompanhado da sua família participou da missa em ação de graças celebrada na Igreja Matriz.
A celebração católica, iniciada às oito horas da manhã, foi presidida pelo Pe. Evangevaldo Almeida, e contou também com a participação do vice-prefeito Luis Carlos, dos secretários municipais, da deputada estadual Neusa Cadore, do ex-secretário estadual de comunicação social Robinson Almeida, do deputado estadual Ronaldo Carletto, deputado federal Ferndando Torres, de vereadores, ex-prefeitos, servidores municipais, alem de centenas de pessoas.

Hasteamento das bandeiras

Logo após a missa aconteceu na frente do Paço Municipal o hasteamento das bandeiras da União, do Estado e do Município. As bandeiras foram hasteadas pelo Prefeito Paim, o vice-prefeito Luis Carlos, o Presidente da Câmara Zé Miranda, juntamente com outras com autoridades e a população. Um momento único para o município, onde a população expressou honras à pátria.
Representando as mais de 3.500 famílias beneficiadas com as cisternas do Programa Água para Todos, a lavradora Eliene Gonçalves recebe certificado das mãos do técnico lider da CAR Fernando.

Prefeito anuncia pacote de obras

Após o hastemento das bandeiras, as autoridades e o público presente se dirigiram ao Clube Ipojucam onde aconteceram discursos das autoridades presentes e do prefeito Paim. Durante a programação aconteceu a entrega de premiação aos vencedores da 2ª maratona rústica.
No seu discurso o Prefeito falou das ações e das obras realizadas nesses 17 meses de mandato e anunciou um Pacote de Obras estimado em mais R$ 30 milhões de reais, que vai beneficiar tanto a cidade quanto a zona rural. Os benefícios foram conseguidos através dos governos municipal, estadual, federal, e por meio de emendas parlamentares.
* Construção de uma Quadra Poliesportiva, convênio com o Governo Federal. Será construída no Povoado Social de Pedras no Retiro.
* Construção do Mercado no Distrito do Retiro, Convênio com o Governo do Estado.
* 1ª Etapa da Reforma do Mercado Municipal da Sede. Convênio com o Governo do Estado.
* Construção de uma Creche do Proinfancia do Governo Federal. Onde irá atender a 120 crianças em tempo integral.
* Obra de Pavimentação em paralelepípedo no Loteamento de Péricles e outras ruas da cidade.
* Mais de 4.000 Famílias estão sendo beneficiadas com cisternas e barragens do Programa “Água Para Todos” do Governo Federal.
* Construção de um Calçadão urbano na Rua Aníbal Amorim (conhecida como Rua do Fundo) na Sede do município de Coração de Maria. Recursos do Município.
* Reforma da Quadra poliesportiva Bragão. Localizada no Bairro Florisberto Figueredo. Recursos do município.

Almoço e show de bandas.

Logo após os discursos cantou-se os parabéns, apagaram-se as velas do bolo dos 70 anos da cidade e foi servido um saboroso almoço para a população. Ainda no Clube aconteceu show com Luiz Américo e Samba de roda do Pitiá. À noite no palco principal houve shows com a banda Pé de Cerka e Jauperi.

Mais fotos acesse o facebook da Prefeitura de Coração de Maria.
Assessoria de Comunicação