sábado, 30 de novembro de 2013

Datafolha: Contra Aécio e Campos, Dilma seria reeleita no primeiro turno

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (30) indica que, caso a eleição fosse hoje, a presidente Dilma Rousseff teria 47% dos votos e venceria no primeiro turno se tivesse como adversários o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). O tucano ficaria com 19% dos votos e o socialista, 11%. Votos brancos ou nulos seriam a opção de 16% do eleitorado. Outros 7% responderam que não saberiam em quem votar. Dilma cresceu 5 pontos percentuais na intenção de votos em comparação ao Datafolha divulgado em 11 outubro, que testou o mesmo cenário, com os mesmos candidatos. O Datafolha entrevistou 4.557 pessoas em 194 municípios na quinta (28) e na sexta-feira (29), com margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. A presidente seria reeleita no primeiro turno em três dos cinco cenários pesquisados – só teria de enfrentar segundo turno caso a candidata do PSB fosse a ex-senadora Marina Silva (PSB). No cenário em que concorre contra Marina e Aécio, Dilma teria 42% contra 41% da soma dos dois, o que configura empate técnico, contra o resultado de 39% a 46% da última pesquisa. Caso Dilma enfrentasse hoje Marina e José Serra (PSDB), teria 41% contra 43% da soma dos dois, contra 37% a 48% do resultado de outubro.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Prefeitos Consorciados participam de Assembléia do Consórcio Portal do Sertão

Prefeitos Consorciados participaram na manhã dessa quinta-feira (28) da Assembléia do Consórcio Público Portal do Sertão, na Câmara de Vereadores do Município de Tanquinho. Na oportunidade foram discutidos assuntos de interesse dos municípios consorciados. 
A Aprovação do Orçamento 2014; Aprovação da contrapartida – para o Convênio MDS/Consórcio sobre a construção de Sistemas de Produção 2ª. Água (Barragens Subterrâneas e Cisternas Calçadão) – Portaria já publicada pelo MDS e recurso aguardando contrapartida; Aprovação dos elementos necessários para Instalação da Usina de Asfalto visando atender aos Municípios Consorciados; Apresentação do Cronograma de Cursos do Projeto Portal Qualifica, Edital SUDENE 2013, para capacitação de 500 servidores/gestores públicos dos municípios do Território Portal do Sertão e Apresentação do Convênio para Cadastro Florestal - CEFIR - das propriedades até 4 Módulos Rurais – meta 3.500 em todo o Território.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Padre Evangevaldo recebe título de cidadão cor-mariense

O Pe. Evangevaldo Almeida recebeu nessa quarta-feira (27), o título de Cidadão Honorário de Coração de Maria. A cerimônia foi realizada na Câmara de Vereadores de Coração de Maria. O projeto de lei é de autoria do vereador Marivaldo de Izidorio.
Pe. Evangevaldo recebe o título das mãos do Vereador Marivaldo
Com o salão nobre da Câmara lotado, Pe. Evangevaldo tornou-se o mais novo Cidadão Honorário de Coração de Maria.
Após receber o título, o presbítero se comprometeu ainda mais com as causas da igreja e do povo de Coração de Maria. “Eu quero que a nossa Paróquia e a nossa cidade seja um lugar onde as pessoas possam sentir a presença de Deus, possam sentir-se amadas e também, possam derramar muito amor pelo mundo... muito obrigado a todos pela honraria a mim dedicada.” Disse o Padre Evangevaldo.
Além dos vereadores e dos fiéis católicos, prestigiaram a sessão o prefeito Paim da Farmácia, o vice prefeito Luis Carlos, os secretários Sandro Oliveira, Zé Maurílio e Washington Oliveira, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rural Pitel, a Presidenta eleita do STR Bernadina, o ex prefeito Chicão.

Hoje é aniversário do Pe. Evangevaldo Almeida

Hoje o blog Folha de Oliveira parabeniza ao Pe. Evangevaldo Almeida pelo seu aniversário.

Padre Evangevaldo vai receber hoje às 17h o título de cidadão mariense em sessão solene na Câmara Municipal de Coração de Maria. E às 19h 30min, será realizada uma missa na Igreja Matriz. 

Mensagem ao Padre!

Todo cristão é chamado para servir. No entanto, para que o povo de Deus possa cumprir sua missão, Ele suscita em seu meio algumas vocações específicas, a do sacerdócio é uma delas. Deus chama alguém do meio do povo, para o povo.
Um padre deve ser ao mesmo tempo, pequeno e grande, de espírito nobre, como de sangue real, simples e espies. 
Um padre deve ser discípulo de seu senhor, chefe do seu rebanho; um mendigo de mãos largamente abertas, um portador de inumeráveis dons, um homem no campo de batalha, uma mãe para confortar os doentes, com a sabedoria da idade e a confiança de um menino; voltado para o alto, com os pés na terra. 
Um padre deve ser experimentado no sofrimento, imune a toda inveja, que fala com franqueza e é inimigo da preguiça. Um padre é feito para alegria, é alguém que se mantém sempre fiel.

"Desejamos que Deus o abençoe e que use do mesmo a cada dia em beneficio dos fiéis, que sua vida seja repleta das grandezas do céu". 
São os sinceros votos de Sandro Oliveira e família

Morre o professor Marcelo

Faleceu na noite desta terça-feira (27/11), o professor Jadson Marcelo dos Santos Moura, 35 anos, chamado carinhosamente pelos amigos de Marcelo Bogão. Ele estava internado no hospital Emec , em Feira de Santana.


terça-feira, 26 de novembro de 2013

Idosos acessam internet em casa mais do que jovens

Se os jovens dominam o acesso à internet nos dispositivos móveis, pelos computadores (desktop ou notebook) quem mandam são os idosos. É o que revela a pesquisa NetView, da Nielsen IBOPE, divulgada na última sexta-feira (22), que mostra como as novas tecnologias, aos poucos, estão invadindo o dia a dia da terceira idade. Saiu no G1.

Segundo dados do estudo, só em outubro, usuários entre 55 e 64 anos passaram cerca de 53 horas e 12 minutos conectados ao computador, realizando pelo menos 48 acessos ao mês – em agosto, o mesmo grupo passou uma média de 43 horas e 45 minutos navegando de casa pela web. A média dos jovens entre 12 e 17 anos no mesmo período alcançou 30 horas e 30 minutos, com aproximadamente 30 acessos mensais.

Os sites mais acessados pelos idosos brasileiros seguem a seguinte ordem: ferramentas de busca, redes sociais, sites de vídeos, portais, blogs, serviços de e-mail e páginas de notícias.

A faixa etária dos 55 a 65 anos representa 8,1% dos 46,7 milhões de internautas que preferem utilizar a internet pelo PC residencial, enquanto 11,8% desse total são adolescentes com idades entre 12 e 17 anos. Considerando a web em casa e no trabalho, os adultos de 25 a 34 anos representam 25,2% do total de internautas brasileiros, concentrando 80 horas e 40 minutos de acesso mensal na frente do computador.

Homens e mulheres que tenham casos extraconjugais podem ser apedrejados publicamente

O governo do Afeganistão informou nesta segunda-feira (25) que estuda um projeto de lei segundo a qual a morte por apedrejamento público pode ser a sentença para crimes de adultério. A medida eleva os temores sobre o retrocesso nos direitos humanos, o que pode também, pôr em risco a ajuda estrangeira ao país. A proposta, divulgada em primeira mão pelo grupo de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch (HRW), retomaria a punição, adotada durante o governo do Taleban, para homens e mulheres que tenham casos extraconjugais. Segundo uma versão do projeto de lei vista pelo Wall Street Journal, o espancamento público pode ser a punição para homens e mulheres solteiros que tiverem relações sexuais. Abdul Raouf Brahawee, diretor de legislação do Ministério da Justiça afegão, confirmou que a medida é estudada por um grupo de trabalho que revisa o código penal do país. Ele defendeu o apedrejamento de adúlteros como algo compatível com a lei islâmica. "A Sharia islâmica nos instrui a fazer isso", afirmou Brahawee. "Há um verso do Alcorão sobre isso". Ele acrescentou que a proposta de alteração do código penal não foi finalizada. "O projeto ainda não foi finalizado e não estamos satisfeitos com ele", afirmou. A retomada do apedrejamento público remonta aos violentos dias do regime do Taleban, quando o grupo impôs uma rígida versão da justiça islâmica que incluída execuções públicas para assassinatos, adultério e outros crimes.

Fonte: site Bahia Notícias

Ausência do capacete aumenta risco para motociclistas

Todo mundo sabe que andar de moto sem capacete representa risco de vida. Mas o que muitos desconhecem é o resultado de acidentes desse tipo. Nos hospitais, são frequentes as internações de pacientes com ferimentos graves na cabeça. As cicatrizes vão acompanhar a vítima pelo resto da vida.
"O número de acidentes é extremamente preocupante. Sem dúvida é uma epidemia. Da quantidade de leitos usados pelo SUS [Sistema Único de Saúde], a grande maioria é para vítimas de acidentes de moto. É um gasto enorme", disse Eloy Yanes, coordenador do Comitê para Redução de Morbimortalidade no Trânsito de Alagoas.

Acidentes de moto aumentam 268% em 10 anos

Com as motos e suas facilidades, as regiões do Norte e Nordeste passaram a registrar mais mortes no trânsito.  O crescimento no número de óbitos fez o assunto entrar no topo da lista de problemas de saúde pública nas duas regiões, especialmente nas emergências do interior.

Segundo dados do Datasus, do Ministério da Saúde, a região que registrou maior aumento no número de mortes foi o Nordeste. Entre 2006 e 2011, o número absoluto de óbitos saltou de 2.125 mortes para 4.035. Ou seja, por dia, 11 nordestinos morrem por dia em acidentes.

Traduzindo em dados, o crescimento foi de 89%, 30 pontos percentuais a mais que a média nacional do mesmo período, que foi de 59%.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Hoje é o Dia Nacional das Baianas de Acarajé

O Centro de Culturas Populares e Identitárias vai realizar um dia de homenagens nesta segunda-feira (25), para comemorar o Dia Nacional das Baianas de Acarajé. Considerada um símbolo histórico do estado, a baiana de acarajé teve seu trabalho reconhecido como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2005. Em 2009, foi inaugurado o Memorial das Baianas, na Praça da Cruz Caída, no Centro Histórico de Salvador. Nesta segunda, durante a manhã, será realizada uma missa na Igreja do Rosário dos Pretos. Depois, o cortejo do Afoxé Filhas de Gandhy segue pelas ruas do Pelourinho em direção ao Memorial das Baianas. No loca, no período da tarde, acontecem apresentações musicais de samba. A festa do Dia das Baianas de Acarajé faz parte da programação do II Encontro das Culturas Negras.  

Moda entre adolescentes, 'dieta da bola de algodão' gera alerta em hospitais dos EUA

Uma dieta que virou moda, principalmente em adolescentes, por prometer emagrecimento rápido, tem levado muita gente para hospitais. A "cotton ball diet" (em inglês, dieta da bola de algodão) consiste em ingerir algodões embebidos em suco de laranja, iogurte ou água para dar sensação de saciedade. O problema é que a maioria das pessoas tem de se submeter a alguma cirurgia para desobstruir o sistema digestivo. Neste domingo (24), o "Boston Globe", em seu site, alertou que a tal "dieta" já se tornou viral entre adolescentes, que chegam aos hospitais com dor aguda, precisando retirar as bolotas cirurgicamente. Informações de O Globo.

domingo, 24 de novembro de 2013

Casal mais antigo dos EUA está junto há 81 anos e revela segredo da alegria

John Betar, 102 anos, e sua mulher, Ann, 98, formam o casal mais antigo dos Estados Unidos e, na segunda (25), vão comemorar 81 anos de casamento. No último Valentine's Day [Dia dos Namorados do Hemisfério Norte, celebrado em 14 de fevereiro], o casal ganhou o título de união mais duradoura dos EUA, concedido pela organização Worldwide Marriage Encounter.
No entanto, em entrevista para o jornal britânico "Guardian", Ann revela que o casamento nem sempre é um mar de rosas e que, para permanecer tanto tempo junto, é necessário ter muito respeito pelo outro. "Com o tempo, aprendemos a respeitar as escolhas de vida da outra pessoa". Ainda segundo Ann, os filhos são os maiores responsáveis por unir o casal ("eles são o principal interesse em comum que nós temos").
Brincalhão, John Betar afirma que o único motivo de discussão entre os dois é sobre o que vão cozinhar no almoço e no jantar. Para a agência de notícias "Reuters", Betar ainda diz que "o segredo de um casamento duradouro é sempre concordar com o que sua mulher diz".
John e Ann Betar se casaram em 25 de novembro de 1932, contra a vontade do pai da noiva, que queria casá-la com um homem 20 anos mais velho que ela.

Fonte: uol.com.br

Religiosos fazem caminhada em Salvador contra a intolerância religiosa

Integrantes de diversas religiões de matriz africana participaram de um protesto neste domingo (24), que percorreu avenidas da capital baiana, passando pelo busto de Mãe Runhó, no final de linha do Engenho Velho da Federação, passando pela Avenida Vasco da Gama, com destino ao Dique do Tororó. A IX Caminhada Pela Vida e Liberdade Religiosa teve como tema a frase:  “Somos Todos Imortais”, em homenagem à ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, que recentemente assumiu a cadeira 33 da Academia de Letras da Bahia. A passeata teve como foco principal o combate ao preconceito e a intolerância religiosa.

Bernadina Leal é eleita a presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Bernadina Cardoso Leal, nova presidenta do Sindicato rural
Os agricultores de Coração de Maria escolheram no dia de hoje (24) a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. A eleita foi a candidata Bernadina Cardoso Leal, que obteve 715 votos. Bernadina será a primeira mulher a presidir a entidade.
O candidato derrotado foi Davino, que obteve 280 votos. Bernadina presidirá a entidade durante quatro anos. A eleição transcorreu dentro da normalidade, onde a chapa 1 foi a vencedora.
A presidenta eleita agradeceu o apoio recebido de todos os trabalhadores que lhe elegeram, e aos amigos que lhe apoiaram, bem como, a sua chapa que demonstraram uma união que foi fundamental no processo. 

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Cachorro viaja de Itapetinga a Conquista pendurado em carro

Um fato inusitado despertou a atenção de centenas de estudantes da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), na noite desta terça-feira (19). O condutor do veículo Júlio Cezar Siqueira lima saiu de Itapetinga para Vitória da Conquista. No início da sua viagem ele teria chocado com algum objeto, como não identificou nenhuma anormalidade prosseguiu no percurso. Ao chegar a seu destino, no caso a FAINOR, uma surpresa: Um cachorro estava preso na parte frontal de seu automóvel. O cão apresentou algumas lesões, mas foi levado com vida para uma clínica em Vitória da Conquista.

20 de Novembro - Dia da Consciência Negra

História do Dia Nacional da Consciência Negra
Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Importância da Data
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.

Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.

Você sabia?

- 27 de outubro é o Dia Nacional de Mobilização em Prol da Saúde da População Negra.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

19 de Novembro - Dia da Bandeira

Dia da Bandeira
História do Dia da Bandeira Brasileira comemoração, 19 de novembro, criação da data, símbolo nacional.
O Dia da Bandeira foi criado no ano de 1889, através do decreto lei número 4, em homenagem a este símbolo máximo da pátria. Como nossa bandeira foi instituída quatro dias após a Proclamação da República, comemoramos em 19 de novembro o Dia da Bandeira.
Nesta data ocorrem, no Brasil, diversos eventos e comemorações cívicas nas escolas, órgãos governamentais, clubes e outros locais públicos. É o momento de lembrarmos e homenagearmos o símbolo que representa nossa pátria. Estas comemorações ocorrem, geralmente, acompanhadas do Hino à Bandeira. Este lindo hino ressalta a beleza e explica o significado da bandeira nacional.
Curiosidades sobre a bandeira brasileira:
- Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a última a descer.
- Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.
- Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Dilma venceria eleição de 2014 no 1º turno, diz Ibope

A presidenta Dilma Rousseff (PT) venceria no primeiro turno a eleição contra Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), seus prováveis adversários para 2014. É o que aponta a pesquisa Ibope encomendada pela Rede Globo em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo divulgada nesta segunda-feira 18.

De acordo com o levantamento, Dilma teria 43% dos votos, contra 14% de Aécio e 7% de Campos se a disputa fosse hoje. Neste cenário, brancos e nulos somam 21% dos votos; o índice de eleitores que não sabem ou não responderam é de 15%.

Na pesquisa Ibope anterior, Dilma tinha 41%; Aécio, 14% e Campos, 10%.

Mesmo em um outro cenário, a presidente levaria a disputa no primeiro turno. Dilma teria 42% dos votos em uma eventual disputa com Marina Silva (PSB), que somaria 16%, e Aécio, 13%.

Se Dilma concorresse com Campos e com o ex-governador de São Paulo José Serra, ela teria 41% dos votos, contra 19% de Serra e 7% de Campos. Caso um cenário semelhante a 2010 se repetisse, Dilma obteria 40% dos votos, contra 17% de Serra e 15% de Marina.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre os dias 7 e 11 de novembro em 142 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Secretários e vereador visita obra de perfuração de poço

Luciano, Zé Maurílio, Sandro, Lito e Renatinho
Hoje pela amanhã (18/11), o Secretário Municipal de Agricultura Zé Maurílio, o chefe de Gabinete Sandro Oliveira e o vereador Renatinho estiveram na Comunidade do Souza visitando a obra de perfuração do poço artesiano que vai atender a comunidade.

O poço está sendo perfurado pela Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos (CERB). Projeto que foi viabilizado junto ao Governo Wagner pelo prefeito Paim da Farmácia, e que vai ser de grande importância para a comunidade local.

Coração de Maria firma adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Onze municípios em quatro estados firmam adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
Novo formato do PAA já é operado em 397 municípios. Substituição de convênios por adesão simplifica gestão do programa
Onze municípios no Maranhão, na Bahia, em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul acabam de firmar compromisso com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para operar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Com a nova forma de executar o programa, que substitui os convênios pela adesão, estados e municípios podem executar as ações de maneira mais simples, com a indicação de metas a serem cumpridas por meio de um plano operacional. 

De acordo com o coordenador-geral de Articulação Federativa para o Abastecimento Alimentar do MDS, Fernando Brutto, a adesão agiliza a gestão do programa. “O pagamento é feito diretamente aos beneficiários fornecedores por meio de cartão bancário, não havendo a necessidade de repasse de recursos para estados e municípios. Isto, entre outros avanços na execução, facilita o gerenciamento do programa.” O cartão bancário dá direito aos agricultores de sacar o recurso ou efetuar pagamentos via débito automático. 

O próximo passo para os municípios que aderiram ao novo formato do PAA é elaborar um plano operacional com propostas de participação no programa. O documento deve apresentar metas de beneficiários fornecedores e das entidades a serem atendidas – unidades da rede socioassistencial, entidades de segurança alimentar e nutricional, instituições públicas ou filantrópicas de ensino, entre outras. São definidos também parâmetros de execução, como quantidade de agricultores familiares em situação de pobreza, percentual de mulheres atendidas e quantidade de produtos orgânicos ou agroecológicos produzidos. 

Governos estaduais e prefeituras devem registrar em um sistema informatizado do MDS os dados referentes à execução do programa, acompanhamento e monitoramento das ações desenvolvidas. Até o momento, 397 municípios e 22 estados aderiram ao novo formato do PAA
Novos municípios que aderiram ao PAA:
  • Maranhão: Santa Inês, Urbano Santo, Jenipapo do Vieira e Bom Lugar
  • Bahia: Coração de Maria, Caetité e Candeal
  • Rio Grande do Sul: Herval, São Luiz Gonzaga e Ernestina
  • Minas Gerais: Marliéria

domingo, 17 de novembro de 2013

Jovem de 17 anos descobre que não tem vagina nem útero

Uma consulta a médica que deveria tratar apenas de uma dor nas costas, se tornou um pesadelo para a jovem britânica Jacqui Beck, então com 17 anos. Após relatar que nunca havia menstruado, exames apontaram que ela não tinha vagina e nem um útero.
De acordo com o jornal Daily Mail, Beck tem uma síndrome rara, o MRKH, sigla para Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser, que atinge uma em cada 5 mil mulheres no Reino Unido.
No lugar da vagina, Beck tem apenas uma pequena cavidade. Por conta dessa formação, a jovem britânica não pode fazer sexo, nem ficar grávida. "Eu fiquei muito irritada e senti que não era mais uma mulher de verdade", afirmou ao Daily Mail
"Eu nunca me considerei diferente das outras mulheres e a notícia foi chocante. Eu não acreditei no que estava ouvindo", relata a jovem, hoje com 19 anos. "Eu tinha certeza que o médico havia se enganado, mas quando ela me explicou que era por isso que eu ainda não tinha menstruado, começou a fezer sentido".
Apesar da decepção, Beck procura olhar o lado positivo do que a síndrome pode trazer para ela no caso de um relacionamento amoroso. "Se um homem tiver algum problema quanto a isso, ele não é o tipo de cara com quem eu quero sair", consola-se.

Fonte Correio da Bahia

sábado, 16 de novembro de 2013

Estudo: café da manhã com ovos, bacon e salsicha ajuda a emagrecer

Comer um café da manhã completo tradicional da Inglaterra - que, em geral, serve bacon, ovos fritos, tomates, cogumelos, feijão assado com molho de tomate, salsicha e pão torrado - pode ajudar a perder peso, segundo um novo estudo feito pela Universidade de Missouri. As informações são do jornal inglês Daily Mail. A pesquisa concluiu que uma refeição com alto teor de proteína ao invés de carboidrato e fibras pode combater a fome excessiva e o desejo de comer além da conta no fim do dia. Trocar os cereais de baixo teor de gordura e as frutas por salsicha, ovos e bacon logo na primeira refeição ajuda a reduzir por um período maior de tempo, além de diminuir o número de calorias consumidas no almoço.

O estudo descobriu que comer 35 gramas de proteína de manhã ajuda a regular o apetite. Esta quantidade equivale a um omelete de 4 ovos ou duas salsichas e um pedaço de bacon. Os estudiosos analisaram um grupo de 18 mulheres de 55 anos que mostraram que uma refeição repleta de proteína as manteve mais tempo satisfeitas do que um café da manhã com menos proteína, mas a mesma quantidade de gordura e fibra.  "Nos Estados Unidos, muitas pessoas preferem pular o café da manhã, mas estes resultados demonstram que refeições ricas em proteínas podem ajudar as mulheres a se sentirem satisfeitas até a hora do almoço e, assim, evitar excessos e melhorar a qualidade da dieta", explica a Dra. Heather Leidy, uma das responsáveis pelo estudo. Com informações do Portal Terra. 

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

15 de Novembro - Proclamação da República

Introdução
A regime monárquico existiu no Brasil entre os anos de 1822 a 1889. Neste período o país teve dois imperadores: D. Pedro I e D. Pedro II.

Causas
- Crise e desgaste da Monarquia - o sistema monárquico não correspondia mais aos anseios da população e às necessidades sociais que estava em processo. Um sistema em que houvesse mais liberdades econômicas, mais democracia e menos autoritarismo era desejado por grande parte da população urbana do país.
- Forte interferência de D. Pedro II nas questões religiosas, que provocou atritos com a Igreja Católica.
- Censura imposta pelo regime monárquico aos militares. O descontentamento dos militares brasileiros também ocorria em função dos rumores de corrupção existentes na corte.
- Classe média e profissionais liberais desejavam mais liberdade política, por isso muitos aderiram ao movimento republicano, que defendia o fim da Monarquia e implantação da República.
- Falta de apoio da elite agrária ao regime monárquico, pois seus integrantes queriam mais poder político.
- Fortalecimento do movimento republicano, principalmente nas grandes cidades do Sudeste.

A Proclamação
Na capital brasileira (cidade do Rio de Janeiro) em 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca liderou um golpe militar que derrubou a Monarquia e instaurou a República Federativa e Presidencialista no Brasil.  No mesmo dia foi instaurado o governo provisório em que o Marechal Deodoro da Fonseca assumiu a presidência da República.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

TJ-SP afirma que nunca existiu rato em Coca Cola e aponta suspeita de fraude

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) apontou “fortes indícios de fraude” na denúncia que apontava o aparecimento de um rato dentro de uma garrafa de Coca Cola. No entendimento da corte paulista, também não foram encontradas provas de que o roedor tenha entrado na garrafa na linha de produção. A denúncia partiu do relojoeiro Wilson Rezende, que afirmou ter adquirido dificuldades motoras e de fala após ingerir o líquido, que fez "seus órgãos queimarem". Ele alega que havia uma cabeça inteira de rato em uma das garrafas. “Os peritos do Instituto de Criminalística concluíram que, no processo normal de enchimento e engarrafamento de embalagens de 2 litros do refrigerante Coca-Cola, considerando as condições físicas e de higiene das instalações, além das boas práticas de manufatura adotadas, não é possível o aparecimento de um corpo estranho do tipo observado visualmente na garrafa lacrada. [...] Existe a possibilidade de que a tampa original tenha sido removida, com a adulteração do conteúdo, e a garrafa novamente fechada com uma tampa nova, retirada do processo de fabricação ou de outra garrafa, sem que tenha ocorrido ruptura do lacre. Além da inexistência de prova segura de ter sido o produto fabricado pela ré e dos fortes indícios de fraude, não se pode deixar de considerar, ainda, que o autor não ingeriu a bebida acondicionada nas garrafas onde se encontravam a pata e a cabeça do roedor. A mera repulsa de visualizar o corpo estranho não constitui causa de alteração psicológica apta a ensejar a condenação do fabricante ao pagamento de indenização por danos morais”, afirmou o TJ-SP.

Gêmeos nascem e não percebem que nasceram (emocionante)

Estes bebês gêmeos nasceram e parece que não perceberam ainda que já estão do lado de fora da barriga da mamãe, acompanhe sua reação:

Simplesmente lindo! Triste vai ser quando perceberem que nasceram e vão ter que pagar um monte de contas…

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Mensagem de Pêsames do Cursilho e do ECC pelo falecimento de Liliu

Faleceu na noite de ontem às 22h 40min, em Coração de Maria o Vereador Antonio Carlos de Assis Pereira (Liliu). Homem que fez parte da história religiosa da Igreja Católica, onde participou de vários grupos e movimentos, por exemplo, Movimento de Cursilho, Encontro de Casais com Cristo etc. Foi vereador por duas vezes e funcionário público municipal. Respeitado por todos, Coração de Maria perde um grande colaborador da nossa História.


“Nós que somos membros do Movimento de Cursilhos de Cristandade e do Encontro de Casais com Cristo, da Paróquia do Santíssimo Coração de Maria, sentimos incapazes de encontrar palavras de consolo para a dor de Dilma, Gracinha, Silvano, Margarida, Edvaldo e todos os familiares, mas desejamos expressar nosso profundo pesar pela morte do querido amigo e irmão “Liliu”. Estamos rezando por ele, que Deus ilumine e console a vida de vocês!

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Prefeitura de Coração de Maria realiza obras de escoamento de águas pluviais em várias ruas

Rua Cecílio Batista Marques
Um problema crônico de esgoto a céu aberto, sujeira e muito mau cheiro em frente à Escola Municipal Neuza Maria e a Escola particular Coração de Jesus e em algumas ruas vizinhas que já vem de muitos anos, está com os dias contados. Isso é o que garante o Prefeito de Coração de Maria Paim da Farmácia e o Secretário de Obras Washington Oliveira.

A Prefeitura de Coração de Maria através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos está realizando com recursos próprios, sistema de esgoto nas Ruas Cecílio Batista Marques, Sinfrônio Martins, Agnelo Mendes (rua da pedra) e Pedro Cerqueira Daltro.

“Em frente a duas escolas o esgoto a céu aberto. Isso me incomodava muito e era uma antiga reivindicação dos moradores que moram nessas ruas. Esta é mais uma grande obra que visa oferecer e proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores. Com isso resolveremos o problema crônico de esgoto, posso garantir que é mais uma promessa de campanha sendo realizada”. Disse o prefeito Paim.
Rua Cecílio Batista Marques
Rua Agnelo Mendes (rua da pedra)

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Por que os médicos escrevem tão mal?


Muitas pessoas se perguntam “por que será que a letra dos médicos é tão feia?”. Isso é fato, e todo mundo já deve ter tido dificuldade para entender uma receita médica em algum momento da vida.

A resposta para essa questão está no fato do médico ter que escrever demais. Se eles fossem caprichar na letra, os atendimentos seriam mais demorados do que já são.

Segundo pesquisas, a letra corrida do médico já começa a ficar ruim na faculdade. Os 5 anos de estudos exigem muita dedicação dos médicos, e eles acabam tendo que correr para aprender todo o conteúdo transmitido nas aulas.

Com isso, os futuros médicos passam a fazer anotações rápidas e quase ilegíveis sobre os conteúdos apresentados por seus professores. A pressa em anotar tudo com detalhes torna a letra do médico muito ruim.

Depois de formados, no dia-a-dia da profissão, os médicos atendem um volume muito grande de pacientes e precisam lidar com várias documentações e prontuários. Isso também contribui para que os médicos tenham uma letra feia.

Deixando a caligrafia de lado, o que interessa mesmo é que o médico seja competente e promova um atendimento humanizado em seu consultório.


sábado, 9 de novembro de 2013

Igreja Adventista realiza evento Quebrando o Silêncio

Prefeito Paim discursando no evento da Igreja Adventista
Na manhã de hoje (09), foi realizado no centro de Coração de Maria o evento Quebrando o Silêncio. Aconteceu uma passeata que teve como objetivo conscientizar os moradores da cidade a não aceitar qualquer tipo de violência e abuso. O evento foi organizado pela Igreja Adventista, e contou com apoio da Prefeitura Municipal, da Secretária Municipal de Saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Logo após a passeata houve apresentações no coreto da Praça Araujo Pinho, com os Aventureiros, os Desbravadores e Jovens da Igreja.
O Projeto

Quebrando o Silêncio é um projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica, promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em oito países da América do Sul, (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai) desde o ano de 2002.

A razão da problemática sobre os constantes abusos que se apresentam dia a dia na sociedade é o silêncio das vítimas ante estes atos. Houve a necessidade de se fazer um plano que instruísse as pessoas a:

 *Desenvolver um sentido de respeito nos relacionamentos e
 *Ter a capacidade de enfrentar estas circunstâncias.

Por esta razão, para apoiar as pessoas de uma forma prática e efetiva, se lançou a campanha Quebrando o Silêncio, que é dirigida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia e promove ações contra a violência doméstica.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Facebook eliminará o botão curtir

Pode começar a dar adeus ao “joinha”, uma das imagens mais icônicas do Facebook que simboliza a ação de “curtir” posts. A rede social anunciou nesta quinta-feira (7) o redesign do botão, que passará a mostrar apenas um “F” com azul mais marcante. A tradicional mão com sinal positivo dará o ar da graça somente no contador de likes. De acordo com a empresa, a mudança será realizada para adequar o layout do site às telas de alta resolução e deve começar a aparecer já nas próximas semanas.  

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Entidade muda idade mínima para exame de próstata de 45 para 50 anos

Uma nova recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) muda de 45 para 50 anos a idade para que seja feito o primeiro exame de próstata. Segundo tipo de câncer mais comum entre homens brasileiros e o sexto em ocorrência no mundo entre todos os tumores, a neoplasia é motivo de ação de entidades de saúde durante o Novembro Azul. A SBU informa que homens negros ou com casos da doença na família devem fazer o teste a partir dos 45 anos. Anteriormente, a idade mínima para esses casos era de 40 anos. A entidade ressalta, porém, que a idade mínima para o exame é apenas uma orientação, por conta de já existir um protocolo nacional de rastreamento para este tipo de câncer. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) não recomenda exames de rastreamento na ausência de sintomas. A SBU diz que a mudança de idade para o exame de próstata está de acordo com as últimas descobertas científicas e deve diminuir o excesso de diagnósticos de tumores pouco agressivos. Informações da Folha.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Arquiteto de Coração de Maria se destaca com projetos modernos e arrojados

O jovem arquiteto Juarez Barbosa, natural do município de Coração de Maria, vem se destacando em toda a Bahia com seus projetos modernos e ao mesmo tempo arrojados.
Praça José Rogério - Coração de Maria
Em Coração de Maria existe vários projetos de sua autoria, entre eles o que mais vem chamando a atenção é a Praça José Rogério. Que foi reinaugurada no último mês de junho pelo prefeito Paim da Farmácia.

O arquiteto Juarez faz questão de enfatizar seu agradecimento ao prefeito de Coração de Maria Paim da Farmácia, por está valorizando e dando oportunidade para que ele possa desenvolver seu trabalho em locais públicos do município. E disse ainda que tem alguns projetos encomendados pelo prefeito para dentro em breve colocar em prática. Porém, não quis dá detalhes de quais projetos são. Segundo ele a surpresa faz parte do negócio.        
Projeto de Vilage - Feira de Santana

Homem gasta mais de 100 mil dólares para ficar parecido com o Justin Bieber

Você seria capaz de gastar 200 mil reais para ficar parecendo com o Michel Teló?
Acredite, tem maluco que é capaz de tal façanha,  um compositor de Los Angeles, Estados Unidos, que tem usado a imagem de Justin Bieber como inspiração para diversas cirurgias plásticas. Ele tem 33 anos e já  investiu cerca de US$ 100 mil (R$ 217 mil) e cinco anos de sua vida para ficar parecido com seu grande ídolo: o cantor pop Justin Bieber.
Ele conta que já fez  preenchimentos faciais, redução de queixo e transformações nas pálpebras. “Quando Justin ficou famoso seu rosto estava em todos os cantos, e tudo que eu pensava quando via sua foto era, `Eu quero parecer com ele`”, contou o americano, de acordo com o “Daily Mail”.
Toby Sheldon é  obcecado com juventude, admite que apenas se inspira na aparência de Bieber, mas não é fã de seu trabalho. “Eu não escuto necessariamente sua música ou o tieto como celebridade, mas seu rosto era tão perfeito que todas as mudanças que fiz foram baseadas nele.” Imagina se gostasse dele?

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Prefeitura investe na implantação de sistemas de água na zona rural

A Prefeitura de Coração de Maria, por meio da Secretaria de Agricultura, está realizando com mão de obra e com recursos próprios a implantação de sistemas simplificados de água em várias localidades da zona rural.
A água vinda do poço é bombeada para uma caixa d´água e dali, através de encanamentos subterrâneos, é distribuída entre as residências de todas as famílias. 
As comunidades beneficiadas é Matambina, São Francisco, Campo Grande, Olheiros, Mata Ramos, Mata da Ladeira, Povoação, Cabeça do Nego e outras.  

sábado, 2 de novembro de 2013

Reflexão para o dia de Finados

OUTRO dia recebi um e-mail que dizia assim: “Você tem consciência que, se morrêssemos amanhã, a firma onde trabalhamos nos substituiria rapidamente? Mas a família que deixamos para trás, sentirá a nossa falta para o resto das suas vidas? Pensando nisto, já que perdemos mais tempo com o trabalho do que com a família, parece um investimento muito pouco sensato, não acha?”.

– Pois bem, achei interessante e resolvi fazer esse artigo.

NO dia de finados costumamos ver pessoas que há muito tempo não víamos, (não é o finado, mas os que estão vivos). Pessoas que foram embora e vieram neste dia para acender uma vela na sepultura do seu ente querido. Cheguei à conclusão que por mais sofrível que possa parecer, a morte aproxima as famílias.

SENÃO vejamos, é nos velórios que muitas famílias se reencontram. Veja como é interessante – a família vai procurando melhorar de vida e vai cada um para lugares diferentes e às vezes distantes. Ficam anos e anos sem visitar ou telefonar para os parentes, não dá nem um sinal de vida. Conhecem novas pessoas que acabam preenchendo o lugar dos familiares. Os anos passam e caem no esquecimento. Mas aí chega o dia em que alguém da família morre. Aí começa aquela agonia para ligar para os parentes que moram distantes. E aqueles que foram embora e nunca mais deram notícia, quando conseguem falar com eles para dá a notícia do acontecido, a resposta é a seguinte: “Esperem eu chegar, só enterrem o corpo quando nós chegarmos”.

VEJAM como o ser humano se comporta. Leva anos e anos sem se preocupar com a família, e quando morre um ente querido, Ele deixa tudo e vem para o sepultamento. Até aí normal. Mas aí “os convidados do enterro” tem que esperar esse parente que vem de longe para ver o seu pai, ou sua mãe ou um irmão, morto num caixão. Alem disso, manda avisar que só pode enterrar quando ele chegar.

AÍ, DEPOIS de muito tempo, quase 3 horas depois do horário combinado para o enterro, o cidadão chega ao velório. Chega sério, de óculos escuros, cumprimenta alguns presentes apenas com a cabeça. E tem ares de quem carrega as dores da perda, depois parte em direção ao local onde está o falecido. Após alguns segundos em silêncio ao lado do corpo, suspira profundamente e segue indo até os parentes e os amigos para receber o tradicional “meus sentimentos”.

ENQUANTO isso, os vizinhos e amigos estão lá fora conversando, aquela conversa de velório, as mesmas. Algumas dizem assim: “Parece que está dormindo; Ôôô morreu tão novo; era uma pessoa tão boa, cuidava bem dos filhos, do esposo(a), não saía da Igreja...”

OLHA meu querido leitor, talvez você esteja rindo ao fazer essa leitura, e concordando comigo, mas é assim mesmo. Depois, a gente ver o mesmo, que veio de viagem, sair sorrindo todo feliz, óculos escuros – quando é mulher coloca os óculos na meia altura da cabeça e entre os cabelos – quando é homem vai logo conversando sobre futebol, carro, conta piada... E riem como se nada tivesse acontecido. O finado(a) foi esquecido. Não era lembrado quando estava vivo. Agora é que vai ser esquecido mesmo, se tiver herança, vai ser lembrando por mais uns dias.

FINALIZO esse texto nesse dia de Finados, pedindo para que você faça a sua reflexão: Como estou vivendo com a minha família? Tenho tempo para ela? Preocupo-me com os meus familiares? O que tenho feito para viver melhor com a minha família? Ou só me lembro dela no dia que morre alguém? Reflitam. 
Sandro Oliveira
Membro do Movimento de Cursilhos

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

1º de novembro - Dia de Todos os Santos

É MUITO comum, entre nós católicos, o costume de fazer promessas aos santos, buscando alcançar alguma graça. Mas, às vezes infelizmente, são promessas feitas quando a pessoa está em situação de desespero. E aí estabelece uma espécie de troca com Deus. É preciso refletir sobre isso.

A IGREJA sempre acreditou na intercessão dos santos. Mas, deixa claro que “Jesus é o único mediador entre Deus e os homens” (1Tm 2,5- 6). No entanto, unido a Jesus Cristo, existe homens e mulheres que acolheram o chamado de Deus, para serem santos. Lembro que esse chamado serve para todos nós batizados, basta cumprir as bem-aventuranças (Mt. 5,1-12).

AGORA, é preciso, não transformar essa preciosa intercessão num rito mágico que pretenda resolver nossos problemas, ou num comércio com Deus e com aqueles que tiveram uma fé autêntica e corajosa.  As promessas têm sentido, quando assumidas como um propósito de agradecimento a Deus pelos benefícios que sempre nos concede.

POR exemplo, eu distribuo alguns pãezinhos no meu aniversário, na Trezena de Santo Antonio na Igreja. Não foi nenhuma promessa que fiz, e também não sou devoto de Santo Antonio. Distribuo os pães em sinal de agradecimento a Deus por mais um ano de vida. Santo Antonio, com sua pregação em prol da justiça e o seu exemplo, distribuiu o Pão da Palavra de Deus e alimentos aos pobres do seu tempo.

POR isso, distribuo os pães. Na esperança de que recordem a quem comer que Deus é o Pai de todos nós. E que as famílias tenham pão em suas mesas, e para que todos nós nos empenhemos para erradicar a fome nas famílias, e que Deus aumente a nossa fé e o nosso amor a todos os necessitados.

OS SANTOS da Igreja servem de exemplo para nós, e é um sinal que nos mostra o verdadeiro caminho a ser seguido, que é o caminho de nosso Senhor Jesus Cristo. “Eu Sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6). Se não for assim, fazer promessas poderá nos escravizar, nos distanciar da fé, ou transformar os santos em amuletos de sorte, o que fica longe de uma espiritualidade cristã.

Sandro Oliveira
Membro do Movimento de Cursilhos