quarta-feira, 29 de maio de 2013

Coração de Maria realiza Conferência Municipal de Educação

Avaliar, discutir e propor novas metas e ações na perspectiva de melhorar a qualidade educacional de Coração de Maria. É com esse intuito que a Secretaria de Educação promove a 2ª Conferência Municipal de Educação que tem como tema central “TEMA: Qualidade Social na Educação Escolar.”.  O evento começou ontem (28) na Câmara de Vereadores e termina hoje, das 8h às 16h.
A Secretária da Pasta, professora Edneuza Cerqueira, explicou que a Conferência Municipal é uma preparação para a Conferência Nacional de Educação - CONAE 2014 - prevista para acontecer em fevereiro/2014. “O CONAE incentiva e fortalece o debate sobre as necessidades educacionais da sociedade brasileira, e a finalidade é que as ações aprovadas na Conferencia Municipal sejam levadas e discutidas na Estadual e, posteriormente, na Nacional (Brasília)”.

Estiveram presentes representantes da sociedade civil, pais e mães de alunos, representantes de associações, vários diretores de escola, professores, profissionais da educação, o assessor da secretaria de educação Joelson Silva, o Tenente PM Vinícius Sacramento, a presidente da APLB Vilma Pacheco, os vereadores Marivaldo, Teobaldo, Renato, Pedro, os secretários: de saúde Jorge Figueredo, de Obras Washington Oliveira, da Ação Social Edlene Paim, de Agricultura Zé Maurílio e representando o prefeito Paim o chefe de gabinete Sandro Oliveira. 
No seu discurso o chefe de gabinete disse: “O trabalho é grande, as dificuldades também, mas com a ajuda de todos iremos elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A Conferência é uma oportunidade para discutir as demandas da educação e certamente traçar os objetivos que pretenderemos alcançar nos anos seguintes”.
“A contribuição coletiva de todos que fazem a educação municipal irá favorecer ainda mais o desenvolvimento da educação local. E desta forma gerar resultados positivos para nossa Coração de Maria”. 

terça-feira, 28 de maio de 2013

Morre, aos 96, bispo emérito de Feira, Dom Silvério

Faleceu ás 1h desta terça-feira (28), no Hospital Unimed, em Feira de Santana, Dom Silvério Jarbas de Alburquerque, 96, bispo emérito desta cidade. O religioso estava internado na unidade hospitalar em decorrência de uma pneumonia, porém já estava com a saúde debilitada devido a idade avançada. 
Natural de Olinda, em Pernambuco, antes de chegar a diocese de Feira de Santana em 1973, Dom Silvério foi nomeado bispo do município baiano de Caetité em 1970. O religioso permaneceu como bispo de Feira até o ano de 1995, quando justamente em um 28 de maio, passou o comando da diocese ao atual bispo Dom Itamar Vian.
 
Para Dom Itamar, Dom Silvério se destacou com um bispo prudente e sereno, governando as dioceses por onde passou com sabedoria. "Foi um bispo empreendedor, conciliador, sempre firme na defesa da vida e da família", disse o religioso, que fez o anúncio do falecimento. 
 
Segundo o arcebispo, mesmo após a passagem do báculo episcopal, em 95, Dom Silvério contribuiu muito para a arquidiocese feirense, realizando diversas cerimonias. "Ele nunca abandonou o povo. Prestou muito serviços, foi um homem dedicado, missionário", completou.
 
Entre as contribuições de Dom Silvério estão a recuperação do centro do formação diocesana no Papagaio e a construção da Secretaria do Arcebispado, na Avenida Getúlio Vargas, e contribuiu na construção do Dispensário Santana. 
 
O bispo mérito será sepultado no interior da Catedral de Santana. A missa corpo presente será realizada as 15h.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

A Vingança vem a cavalo


Nos últimos dias fui obrigado a ficar calado em matéria de futebol. Estava engasgado, lendo e ouvindo gozação de todo o lado. O meu time estava sendo humilhado, massacrado, derrotado de maneira impiedosa pelo nosso maior rival, o vicetória. Afinal, “derrotado não fala; espera”. Foi o que eu fiz, esperei a hora para me pronunciar. Pensei que fosse demorar mais tempo, mas não é que a vingança vem a cavalo. Demorou só três dias.

Muitos torcedores do vicetória vão dizer que eu ESTOU GOZANDO COM O ... DOS OUTROS. E daí? Já que meu time não me deu esse gostinho, que me desculpem a redundância, mas o “Salgueiro jogou sal no chop do Barcelona da Canabrava”.

O Bahia, ou como o vicetória têm nos chamado ultimamente, “o jahia”, aceitei tudo isso, repito, o meu time está uma porcaria, mesmo assim é o meu time, é time Grande, o único, o do coração. Não sou daqueles que escolhem dois times para torcer. Um grande e um pequeno, como fazem muitos torcedores do vicetória. O pequeno é o vicetória, o grande na historia é o time do sul do País, Corinthians, São Paulo, Inter, Flamengo... Pois é, para ser grande tem que ter Estrela no peito.

No dia 3 dezembro do ano passado eu escrevi um artigo no meu blog cujo tema foi: “Pobres torcedores da dupla BA-VI” (www.folhadeoliveia.blogspot.com), por que pobres? Porque o único título que a dupla Ba-vi tem condições de ganhar ultimamente, é o campeonato baiano, por isso temos que gozar mesmo um com o outro, quando a gente ganha. O problema é que o campeonato baiano não dá o direito de colocar uma Estrela em cima do escudo. Só se coloca estrela no peito quem ganha título Nacional, e o Bahia já fez isso duas vezes.

Se ganhar campeonato baiano desse o direito de colocar Estrela na camisa, o Bahia não teria mais espaço para colocar, seriam quarenta e seis, 44 Baiano +2 Nacionais.

Pois é, admito que no momento o meu time ta morto, acabado, sem comando, mesmo assim é o meu time, o BAHIA.

Sandro Oliveira

terça-feira, 21 de maio de 2013

"Tonho de Zeca" estar na final do 6º Festival de Sanfoneiros da Uesf

Uefs divulga os classificados para a final do 6º Festival de Sanfoneiros
A Uefs, através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), divulgou a relação dos 16 classificados para a grande final do 6º Festival de Sanfoneiros que será realizada em 24 de maio, sexta-feira da próxima semana, com entrada franca.
Os finalistas foram selecionados após apresentações nos dias 13 e 14 (segunda e terça-feira), respectivamente nas categorias: 1 (até oito baixos) e 2 (acima de oito baixos), com a presença apenas dos concorrente e dos jurados.

Foram classificados sanfoneiros de municípios baianos e também de Juazeiro do Norte, no Ceará.

Na categoria até oito baixos os selecionados, em ordem alfabética, são: 
- Antônio Mendes Soares (Coração de Maria), 
- Elton Dheime Machado Mascarenhas (Rafael Jambeiro), 
- Godealdo de Jesus (Riachão do Jacuípe), 
- José Apóstolo dos Santos (Alagoinhas), 
- Joselino Pereira dos Santos (Feira de Santana), 
- Luiz Gonçalves de Andrade (Feira de Santana), 
- Manoel Ferreira de Oliveira (Biritinga).
- Pinheiro dos Santos (Feira de Santana).

Os classificados na categoria acima de 8 baixos são: 
- Cícero Paulo Ferreira Feitosa (Juazeiro do Norte, Ceará), 
- Daniel de Araújo e Novais (Salvador), 
- Jadson Bastos de Macêdo (Palmeiras), 
- Jefferson Dias Rios (Cruz das Almas), 
- Joselito Ferreira Bezerra (Salvador), 
- Kelvin Diniz Gomes da Silva (Capim Grosso), 
- Leandro da Conceição Aquino (Sapeaçu),
- Thiago Mendes Souza (Salvador).
A Uefs prepara uma grande festa para a grande final do dia 24 de maio, que será realizada no Auditório Central, campus universitário, a partir das 18h. Além da apresentação dos finalistas, a programação prevê apresentações de grupos de forró pé de serra, barracas de comidas típicas, muita dança e a presença de artistas da região.

Ascom/Uefs

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Prefeito Paim da Farmácia teve audiência com o governador Jaques Wagner

Em audiência na Governadoria, Wagner fez balanço de ações do governo e recebeu demandas de municípios, entre essas demandas estavam as de Coração de Maria que foram solicitadas pelo prefeito Paim da Farmácia.

O governador Jaques Wagner, acompanhado do deputado federal Afonso Florence, do secretário de Comunicação Robinson Almeida, do deputado estadual e líder do governo na Assembléia Legislativa Zé Neto, além dos deputados Neusa Cadore e Bira Coroa, todos do PT, recebeu uma comitiva de prefeitos da sigla, pertencentes ao campo de ação denominado DS (Democracia Socialista), na tarde desta sexta-feira (17), na Governadoria.
O encontro, que durou quase três horas, teve como objetivo fazer um balanço geral da conjuntura política em todo o Estado e no Brasil, e tratar de questões relacionadas à execução do projeto do governo com relação, especialmente, aos municípios no atendimento de suas demandas.
Participaram da reunião, ao todo, 28 prefeitos, quais sejam: Pedro Lima (Baixa Grande); Reinan Oliveira (Canarana); Claudinei Xavier (Capela Do Alto Alegre); José Sivaldo (Capim Grosso); Uilson Monteiro (Central); Francisco Dos Santos (Conceição Do Coité); Edimario Paim (Coração de Maria); Naelson Lemos (Cravolândia); João Caetano (Dario Meira); Domingas Paixão (Governador Mangabeira); José Roberto (Ibitiara); Antonio Carneiro, (Ichu); Ademildo Sampaio (Ipirá); Edinaldo Dos Santos (Itaju Do Colônia); Antonio Nascimento (Jaguarari); Edson Silva (Jitaúna); Walnio Muniz (Jussari); Hildefonso Dos Santos (Pé De Serra); Edenivaldo Ferreira (Pintadas); Eliezer Costa (Quixabeira); Tania Regina (Riachão Do Jacuípe); Jorge Monteiro (Santa Cruz Cabrália); Francisco Andrade (São Felipe); José Milton (Serra Dourada); Jorge Flamarion (Tanquinho); Adriano De Araujo (Teofilândia); Pedro Rocha (Uibaí) e Radaman De Souza (Varzedo).

Também estiveram em Salvador os vice-prefeitos Carlos Augusto (Barreiras); Joilton Avelino (Barrocas); Francisco De Assis (Juazeiro); Francisco Tadeu (Riachão do Jacuípe); Agnelo Silva (Santa Cruz Cabrália); Antonio Bispo (São Felipe);  Andre Luiz (Souto Soares); Sandro Oliveira (Chefe de Gabinete Coração de Maria) e Zé Maurílio (Secretário Agricultura Coração de Maria).   

terça-feira, 14 de maio de 2013

O mal é a língua

EXISTE um ditado popular que diz: o mal é a língua. Que atire a primeira pedra o ser humano que nunca se sentiu ofendido ou prejudicado por pessoas de língua afiada e mal intencionada. Recentemente fui vítima desse mal. Disseram que eu tinha dito algo quando na verdade nunca havia cometido tal injúria. Por que inventaram? Não sei. Desde que o mundo é mundo que é assim. Lulu Santos na sua belíssima canção diz que: Assim caminha a humanidade. Às vezes desconfio que alguém com inveja das mordomias e dos privilégios que Adão e Eva gozavam no Paraíso, bateram com a língua nos dentes e foi falar com Deus que suas criaturas tinham lhe desobedecido e comeram o fruto da árvore do conhecimento, para alguns, uma simples maçã. 

BRINCADEIRAS à parte, Adão e Eva traíram a confiança de Deus, pois tinham total liberdade e apenas uma coisa a obedecer. No entanto, foram desleais ao Criador e tentou enganá-lo, comendo, escondidos, o único fruto que não lhes era permitido. Em resumo, o primeiro pecado da humanidade foi a desobediência, a mentira. Mentira essa que ainda hoje faz muitos estragos à humanidade e tem como sua principal aliada, a “língua”. Pois é, pessoas com língua “afiada”, normalmente trazem intrigas, desamor, ódio para uma família ou até mesmo uma comunidade. Principalmente em comunidades pequenas, constantemente a língua “afiada” comete injurias, faz juramentos falsos, mente, engana e conduz até a morte física ou espiritual.

TEM um provérbio popular muito conhecido que diz: “A voz do povo é a voz de Deus". Eu discordo. Deus não se manifesta toda hora e nas vezes em que se manifestou, foi em favor da verdade e do ser humano. Por outro lado, o povo na sua grande maioria comete várias injustiças usando a voz, ou seja, a língua, talvez por isso muitos procuram interpretar do seu jeito a voz do povo dizendo ser ela voz de Deus.

PRIMEIRO, a língua contamina o homem e então, por intermédio dele, todo um grupo de pessoas que o cerca. E, muitas vezes, quando deveria pronunciar-se a favor do bem, prefere ficar calada, incapaz de dizer uma palavra que transmita alegria, respeito, amor. O Salmo 33,14 nos diz: “Guarda a tua língua do mal e os lábios de falarem enganosamente”. Pois é, guardar a língua do mal é não emitir acusações falsas sobre a vida das pessoas, é evitar palavras que machuque o coração de outrem, é evitar o “disse me disse”.
CONVIDO você, para uma profunda reflexão: Como estou usando a minha língua? Para semear a união ou a discórdia? O ódio ou o amor? O erro ou a verdade?

Sandro Oliveira
Pastoral Familiar
Paróquia de Coração de Maria 

sábado, 11 de maio de 2013

Escolas Municipais foram reformadas em Coração de Maria

O prefeito de Coração de Maria, Paim da Farmácia (PT), anunciou nesta sexta-feira (10) na festa em que os professores promoveram em homenagem ao dia das mães, na comunidade dos Canudos, que a partir deste mês de maio irá implantar o Piso Nacional para todos os professores da rede municipal. Falou ainda de outras realizações na Educação nestes cinco meses de mandato.

Reforma das Escolas:
*Pedro Correia Damasceno / *Antonio Costa Ferreira / *Manoel José Vieira / *Neusa Maria S. Santos e a *Creche Maria Pretinha.
*Abertura da Escola Infantil na sede do Retiro como anexo da Escola David Mendes.
*Ativação e reforma da Escola Eduardo Rodrigues na Fazenda Camboatá.

*Valorização do professor da rede municipal. Nesse mês de maio já iremos implantar o Piso Nacional dos Professores.
*Aquisição 1.000 carteiras escolares, fogões industriais, mobiliários e ventiladores para a Creche Maria Pretinha.
*Distribuição de alimentação escolar (feita na própria escola).
* Realização de capacitação para os motoristas do transporte escolar no município, sobre Ética e compromisso profissional enfocando também o Estatuto da Criança e do Adolescente.
*Realização de palestras nas escolas em parceria com a Secretária de Saúde cujo tema foi: “Alimentação saudável” contemplando o Programa Saúde na Escola (PSE).

*Implantação em parceria com a Policia Militar do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a violência (PROERD) na Escola Pedro Correia Damasceno com alunos do 5ºano dos turnos matutino e vespertino, tendo como instrutor SDPM MACEDO.

Fonte: facebook da Prefeitura de Coração de Maria

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Embasa abre seleção para 117 jovens aprendizes em unidades do interior

Os selecionados assinarão contrato de aprendizagem por tempo determinado (um ano e dez meses), regido pela CLT.
A Embasa, através de convênio de cooperação técnico–pedagógico com o Senai, selecionará jovens entre 14 e 21 anos para o Programa Jovem Aprendiz. Ao todo, serão oferecidas 117 vagas em 15 unidades da empresa no interior da Bahia.
Os selecionados assinarão contrato de aprendizagem por tempo determinado (um ano e dez meses), regido pela CLT. A remuneração será de meio salário mínimo, durante o período do curso, e dois terços, durante a prática supervisionada. A carga horária é de 20 horas semanais e o turno será definido pela empresa.
Os interessados devem se inscrever, até o dia 15 de maio, no processo seletivo para os cursos de aprendizagem industrial básica oferecidos gratuitamente pelo Senai, que está disponibilizando 3.790 vagas em 38 especializações.

As provas serão realizadas no dia 26 de maio. As inscrições devem ser feitas no endereço www.unibrasilvestibulares.com.br (clicar no banner Cursos Gratuitos Senai 2013).

Fonte: Correio

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Prefeitura recupera estradas vicinais e troca lâmpadas queimadas em Coração de Maria

A Prefeitura Municipal de Coração de Maria por meio da Secretaria de Obras viabilizou duas patrol e caçambas basculante, para a recuperação das estradas vicinais do município.

Segundo o secretario de obras, Washington Oliveira, os trabalhos foram iniciados já alguns dias e deverá ser concluído o mais breve. Informou também que já está sendo efetuado o reparo na iluminação pública na sede e na zona rural e dentro de poucos dias todas as lâmpadas queimadas serão trocadas.

Patrol quebrada

O Prefeito Paim da Farmácia (PT) disse que o estado de conservação das estradas influi diretamente no custo do transporte, estradas ruins causam danos aos veículos, e às vezes até impossibilitam o tráfego, ocasionando a utilização de rotas mais longas e maiores consumos de combustível, dificulta o acesso da população rural a serviços básicos como educação e saúde que muitas vezes se dá através das estradas vicinais. Nossa maior dificuldade foi ter encontrado a patrol quebrada. Tivemos que concertar e alugar outra patrol para adiantar o serviço.

Extensa malha de estradas rurais

O prefeito disse ainda que a população da zona rural enfrentam quilômetros de estradas para ter acesso a uma educação de qualidade, fato agravado pelas péssimas condições das estradas, a conservação do bom estado delas contribui para a fixação das famílias no campo e a melhoria das condições de vida. Pelo fato do município ter uma grande extensão de malha de estradas rurais pedimos um pouco de paciência, mas pretendemos recuperar todas as estradas deixando em boas condições de trafegabilidade, disse o prefeito.

Senado aprova criação de nova Universidade na Bahia

Após votação no plenário do Senado, foi aprovada na tarde desta quarta-feira (8) a criação da Universidade do Sul da Bahia (Ufesba). A matéria foi votada em regime de urgência e poderá ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff. O senador Walter Pinheiro (PT), que foi relator em uma das comissões, comemorou a velocidade da votação no Congresso. “Com a aprovação damos um passo significativo para a implantação de mais uma universidade na Bahia. Queremos, já em 2014, ter os primeiros alunos estudando”, afirmou o senador em nota. A nova instituição de ensino contará com três campus, um na cidade de Itabuna, onde será a sede, e outros dois em Teixeira de Freitas e Porto Seguro. Nas próximas semanas poderá entrar também em votação no Senado o projeto de lei que cria a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba), que contará com 35 cursos de graduação e irá atender a 7.930 estudantes.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Cientista alerta para novo tipo de gonorreia ‘pior que a Aids’

O cientista Alan Christianson, fundador do centro de pesquisa Integrative Health Care, alertou a comunidade médica para a existência de um tipo de gonorreia que pode matar mais que o vírus da Aids e cobrou urgência do Congresso do país para financiar a busca por medicamentos que possam combatê-lo. Segundo Christianson, a "supergonorreia" H041 foi diagnosticada pela primeira vez em 2009. A doença chamou a atenção pela rápida proliferação e a resistência a medicamentos. "Esse tipo de gonorreia pode provocar mortes em poucos dias e é extremamente contagiosa. Há riscos maiores que os da Aids, pois é uma bactéria mais agressiva e que pode afetar muitos rapidamente. É um potencial desastre", justificou. Já houve casos confirmados em ao menos três diferentes regiões do mundo: na Noruega e nos Estados americanos do Havaí e da Califórnia. O Centro Americano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), porém, nega que a enfermidade foi encontrada fora do Japão e desmente que já tenha causado alguma morte. Informações do Jornal do Brasil.

Quase 2 mil técnicos se formam por programa de educação profissional

Quase dois mil técnicos se formaram nesta segunda-feira (6) em 29 áreas de atuação, na quarta turma do Programa Estadual de Educação Profissional. O projeto tem duas modalidades de curso, com aulas em paralelo ao ensino médio regular e também direcionadas para quem volta a estudar depois de concluir o ensino médio há mais de dois anos. São mais de 80 opções de formação em áreas como gestão, saúde, tecnologia e artes. “Estamos enfrentando o problema da logística laboral, com a preparação da mão de obra para absorver os empregos que estão sendo criados”, afirmou o governador Jaques Wagner durante a cerimônia de formatura realizada no Centro de Convenções da Bahia. Na solenidade, 1,9 mil técnicos foram homenageados por seus familiares.

Quase 1,7 milhão de casas deixaram voluntariamente o Bolsa Família


Em dez anos, 1,69 milhão de famílias deixaram espontaneamente o programa o Bolsa Família porque declararam renda familiar acima do limite permitido para receber o benefício. Apesar da divulgação dos dados, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome não soube precisar quantas pessoas de fato saíram porque conseguiram emprego e passaram a ganhar mais ou se houve diminuição do número de integrantes da família, o que faz a renda per capita superar o limite de R$ 140. O número representa 12% das 50 milhões de pessoas representantes das 13,8 milhões de famílias contempladas. Além dos que prestaram voluntariamente as informações, durante a atualização cadastral pelas prefeituras, a fiscalização excluiu 483 mil beneficiários flagrados com renda maior do que a permitida. O balanço cobre um período de quase dez anos, entre outubro de 2003 até fevereiro de 2013. Desde o início do programa, 522 mil beneficiários permanecem na folha de pagamento, o equivalente a 45% do total contemplado no mês de estreia. Informações de O Globo.