quinta-feira, 28 de março de 2013

Quinta-feira Santa: Início do Tríduo Pascal na Paróquia de Coração de Maria


 Início do Tríduo Pascal na Paróquia de Coração de Maria

Católicos participaram nesta Quinta-feira Santa (28/03) na Igreja Matriz de Coração de Maria da tradicional Missa do Lava-pés. A liturgia da Quinta-feira Santa nos fala do amor, com a cerimônia do Lava-pés, a proclamação do novo mandamento, a instituição do sacerdócio ministerial e a instituição da Eucaristia, em que Jesus se faz nosso alimento, dando-nos seu corpo e sangue. É a manifestação profunda do seu amor por nós, amor que foi até onde podia ir: "Como Ele amasse os seus amou-os até o fim".

Na celebração solene da Santa Missa da Ceia do Senhor e “Lava Pés”, com a participação de um grande numero de fiéis, tendo como presidente da celebração Pe. Evangevaldo Almeida.  O Padre em sua homilia disse aos fiéis que “milagre não se compra”, e se escandaliza quando ver “religiões” usando da ignorância de alguns fiéis para iludido-los com promessa de falsos milagres.  Pediu para que os fiéis orassem pelos padres para que prestem seus serviços com dedicação e amor. Disse ainda que no evangelho de João, vemos o exemplo de Jesus, lavando os pés dos discípulos e dando-lhes os mandamentos do amor. Agradeceu e pediu bênçãos a Deus pela sua vocação sacerdotal. 
Sexta-feira Santa
                                                         
O Padre Evangevaldo lembrou aos fieis que amanhã é Sexta-feira Santa (29), dia de jejum e abstinência e não de bebedeiras e caruru com vatapá. Que deixassem o banquete para o domingo de Páscoa, aí sim, é dia de celebrarmos e comemorarmos com a família a Ressurreição de Cristo.

 Lava Pés

Após a homilia deu iniciou ao rito do “Lava Pés”, com jovens, lembrando da Campanha da Fraternidade 2013, cujo tema foi: “Fraternidade e Juventude “e o Lema: "Eis-me aqui, envia-me!" (Is 6,8). 

Vigília e Adoração

Ao final da celebração o Santíssimo Sacramento foi trasladado para o altar lateral onde fica a imagem de Coração de Jesus. O Padre convidou a todos para que permanecessem em vigília e adoração até as 05h da manhã de Sexta-feira Santa, e que logo após daria início a Via Sacra.

Quarta-feira Santa: Procissão do Encontro em Coração de Maria

Aconteceu nesta Quarta-feira Santa (27/03), em Coração de Maria a tradicional Procissão do Encontro entre o Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Os homens saíram por um lado com a imagem de Nosso Senhor dos Passos e as mulheres saíram por outro com a imagem de Nossa Senhora das Dores.  Defronte ao Mercado de Artes no centro da cidade, aconteceu o doloroso encontro entre a Mãe e o Filho.

Nesse momento o Pe. Evangevaldo fez uma breve reflexão diante das imagens. Chamou o povo à conversão e à penitência. Lembrou aos fiéis a profecia de Simeão: “Uma espada de dor te traspassará a alma”. Falou da preocupação que os pais devem ter com seus filhos, diante do problema das drogas que tem atingido vários jovens em nosso município. O sofrimento da humanidade, em qualquer tempo, circunstância e lugar pode entrar em comunhão, com o sofrimento de Cristo a caminho do Calvário, e que “O significado profundo desta Procissão recorda o momento dolorosos entre Maria, representando toda a humanidade, e Jesus Cristo no caminho da cruz, a quem podemos confiar todos os nossos sofrimentos. No caminho da cruz apontamos a esperança para a Ressurreição.

Mais uma vez o padre convidou os fiéis à penitência e à conversão, chamou-nos a atenção para a prática do jejum e abstinência na Sexta-feira Santa. E que a nossa fé é pascal, passa pelo sofrimento, morte e ressurreição do Senhor.

domingo, 24 de março de 2013

Caminhada de Domingo Ramos em Coração de Maria

Segundo os Evangelhos, Jesus foi a Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os discípulos. Entrou na cidade como um Rei, mas sentado num jumentinho – o símbolo da humildade – e foi aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel. A multidão o aclamava: “Hosana ao Filho de Davi!” Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição. A Páscoa Cristã celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo.
Foi neste sentimento que os fiéis católicos de Coração de Maria participaram da Caminhada de Domingo de Ramos, na manhã deste domingo (24). A procissão, que dá início à programação religiosa da Semana Santa, saiu da Igreja Matriz e passou por algumas ruas e seguiu até a Praça da Convivência onde foi celebrada a missa, pelo Padre Evangevaldo Almeida.
O Domingo de Ramos marcou também o encerramento da Campanha da Fraternidade, que este ano teve o tema: “Fraternidade e Juventude “e o Lema: "Eis-me aqui, envia-me!" (Is 6,8).



sexta-feira, 22 de março de 2013

Programação da Semana Santa - Coração de Maria

DOMINGO DE RAMOS 24/03/2013
07:00h – Solenidade de Ramos – Igreja Matriz
17:00h – Solenidade de Ramos - Retiro
SEGUNDA-FEIRA SANTA 25/03/2013
20:00h – Celebração Penitencial para os homens
TERÇA-FEIRA 26/03/2013
19:30h – Celebração Penitencial
QUARTA-FEIRA SANTA 27/03/2013
19:30h – Missa com Procissão do Encontro – Igreja Matriz
QUINTA-FEIRA SANTA 28/03/2013
17:00h – Missa da Ceia – Retiro
19:30h – Missa da Ceia / Lava-pés e Vigília – Matriz 
SEXTA-FEIRA SANTA 29/03/2013
(Jejum e abstinência)
05:00h – Via Sacra – Igreja Matriz
15:00h – Celebração da Paixão – Igreja Matriz
17:00h – Celebração da Paixão – Retiro  
SÁBADO SANTO 30/30/2013
18:30h – Celebração da Vigília Pascal – Retiro
21:30 – Celebração da Vigília Pascal – Igreja Matriz
DOMINGO DE PÁSCOA 31/03/2013
08:00h – Missa Solene da Páscoa – Matriz
10:00h – Batizados
17:00h – Missa Solene da Páscoa – Retiro 

quinta-feira, 21 de março de 2013

Prefeito de Amélia Rodrigues é reeleito presidente do Consórcio Público Portal do Sertão

O Prefeito do município de Amélia Rodrigues – Ba, Toinho do PT, foi reeleito por aclamação Presidente do Consórcio Público Portal do Sertão para o biênio 2013-2014. A eleição aconteceu na sede do consórcio na última quarta-feira (20.03) e contou com a presença de 12 prefeitos que compõem a autarquia. Estiveram presentes, além do prefeito de Amélia Rodrigues, os prefeitos de Conceição do Jacuípe, Teodoro Sampaio, Coração de Maria, Irará, Água Fria, Santanópolis, Tanquinho, Santa Bárbara, Conceição da Feira, Santo Estevão e Ipecaetá. Após a eleição, o presidente falou que “O Consórcio Portal do Sertão foi um dos primeiros a ser instalado na Bahia e vem se tornando referência na execução de políticas públicas”.

Esperamos que nestes próximos dois anos possamos contribuir para a solução de diversos problemas que são comuns aos nossos municípios como, por exemplo, a questão da destinação final dos resíduos sólidos, tema da próxima Assembléia que acontecerá em Conceição do Jacuípe já em abril e que será o item prioritário para esse ano. Disse Daniel Moreira – Secretário Executivo do Portal do Sertão.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Juventude precisa reforçar valores e princípios, diz Papa à Dilma


O papa Francisco disse nesta quarta-feira (20) à presidenta Dilma Rousseff que é necessário empenho conjunto para combater as drogas e reforçar os valores e os princípios para a juventude. 
Dilma foi a primeira chefe de Estado recebida por Francisco, depois da cerimônia que marcou nesta terça-feira (19) o início do seu pontificado. Na conversa, o papa lembrou que a construção do futuro depende da juventude.
“[O papa] falou sobre a importância da juventude na construção do futuro da humanidade e que a Igreja [Católica], como uma instituição secular, tem no jovem um foco muito grande”, disse a presidenta, após o encontro com o papa, no Vaticano.
Dilma disse que Francisco ressaltou que é fundamental, para o combate às drogas, reforçar valores e princípios. “Conversamos sobre a questão das drogas e do crack, o reforço de valores, princípios e símbolos para a juventude”, destacou ela. Ao se dirigir aos cardeais, no último dia 15, o papa pediu que eles usem a sabedoria, que apenas o tempo e a idade ensinam, para conquistar fiéis.

Na ocasião, improvisando o discurso aos cardeais, Francisco lembrou que o conhecimento e a sabedoria são aprimorados com o passar dos anos. “Ser idoso é a sabedoria da vida, levemos essa sabedoria aos jovens”, disse, na semana passada.

A presidenta acrescentou que o papa confirmou que participará da Jornada Mundial da Juventude, nos dias 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro. “Ele [o papa] disse que espera uma presença grande dos jovens [durante a jornada]”, contou ela.
Segundo Dilma, o papa disse que pretende, depois da jornada, visitar Aparecida (SP) – onde está a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, considerada uma das maiores do mundo, construída em homenagem à santa de mesmo nome encontrada por pescadores no interior de São Paulo.
“Ele [o papa] disse que vai a Aparecida, depois [da jornada]. Ele até me lembrou que, em 2007, esteve em Aparecida, e me deu um livro do que eles [os bispos latino-americanos] fizeram em 2007”, contou a presidenta, lembrando da recomendação de Francisco de que ela “não leia o livro todo”.
“'Você não precisa ler tudo porque você pode se aborrecer, então você pega o índice e vai nos assuntos que te interessa', ele me disse”, contou Dilma, entre sorrisos, demonstrando o bom humor de Francisco.

A presidenta se disse impressionada como o papa se comporta como uma pessoa normal. “Ele [Francisco] é o primeiro muitas coisas: é o primeiro Francisco, primeiro jesuíta, primeiro latino-americano e primeiro argentino”, acrescentou Dilma, informando que percebeu bastante entusiasmo no papa.

Fonte: Agência Brasil.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Temos um Papa

A ÚLTIMA quarta-feira (14/03) foi um dia de muita expectativa para o mundo católico. Mais de um bilhão de fiéis estavam acompanhando pela internet, pela televisão sem contar os que estavam na Praça de São Pedro no Vaticano, esperando a fumaça branca sair da chaminé e depois ouvirmos o tradicional e emocionante “Habemus Papam”, expressão em latim que quer dizer: “Temos um Papa.

EU estava confiante, e seria capaz até de apostar que o Arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer seria o novo Papa. Confesso que fiquei um pouco triste quando foi anunciado que o Papa não era brasileiro, e ainda por cima, argentino. Por um instante, deixei de lado o espiritual e pensei: “Ave Maria, esses argentinos do jeito que são, vão tirar uma onda danada com a gente” (já pedi perdão a Deus por isso).

POIS BEM, para a surpresa do mundo o eleito foi o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, que quer ser chamado de Francisco, o primeiro Papa do continente americano. Mas não foi surpresa para o Espírito Santo, afinal, é o Espírito de Deus que guia e ilumina a Igreja.

DEPOIS que vi a história de vida do novo Papa, reconheci que de fato o Espírito Santo o escolheu. Ele é um homem humilde, simples, do povo, que pensa nos pobres (não que o brasileiro não tenha essas características), por isso a minha frustração inicial por não ter sido brasileiro passou, e comecei a admirar e a rezar pelo novo Papa, o escolhido de Deus. Afinal ele é do mundo.

E AQUI pra nós, se fosse brasileiro, do jeito que nós somos, não iríamos deixá-lo em paz. Sabe por quê? Iríamos ficar pedindo a ele para dar aquele velho jeitinho brasileiro. Por exemplo, Sua santidade, eu não sou casado na Igreja, mas quero batizar uma criança, não dar para o senhor dar um jeitinho aí não? Ou então, Seu Papa, o senhor é brasileiro, veja o que o senhor pode fazer por mim aí. Teve um parente meu que morreu, mas não era muito boa coisa, andava falando mal da Igreja, mesmo assim, não dá para o senhor fazer um jeitinho e deixar a alma dele entrar no céu não?”. Ia ser uma pressão danada dos políticos, do padre amigo da família, tava arriscado o Papa ceder e pedir a Deus que deixasse entrar no céu. E aí, já viu, se deixasse um entrar, todo mundo ia querer.

CLARO, que isso é brincadeira de minha parte, para entrar no céu, não depende do Papa e sim das nossas ações aqui na terra. Deus sabe o que faz. Mas que eu queria que fosse brasileiro, ah! Como eu queria, não só eu, mas todos do Brasil.

O ESPÍRITO de Deus escolheu Francisco da Argentina, e para a alegria de todos nós católicos, nós temos uma papa. Que seja abençoado e iluminado assim como foi São Francisco de Assis. A benção Francisco de Deus, o nosso povo te abraça, seja bem-vindo.

Sandro Oliveira

quarta-feira, 13 de março de 2013

“Habemus Papam”: Francisco

Novo papa escolhe o nome Francisco

A Igreja Católica confirmou às 20h14 (16h14 de Brasília) desta quarta-feira (13) quem é seu novo papa: o cardeal Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, da Argentina, foi o escolhido para suceder Bento 16 no conclave que começou na terça-feira (12) e terminou hoje, às 19h07 (15h07 de Brasília), quando a fumaça branca tomou a praça São Pedro, após cinco escrutínios. Ele assume o nome Francisco 1º.

O nome do novo papa foi revelado após o famoso "Anuntio vobis gaudium, habemus Papam", feito pelo cardeal francês Jean-Louis Tauran.

Jorge Mario Bergoglio, que nasceu em 17 de dezembro de 1936, se tornou arcebispo de Buenos Aires desde 1998 e foi nomeado cardeal em 2001, por João Paulo 2º, é o primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Prefeito Paim reinaugura posto policial no Retiro

Prefeito Paim reinaugura posto policial no Retiro

Há cerca de um mês em reunião na Escola David Mendes no Retiro, o prefeito Paim da Farmácia (PT) falou da situação caótica em que estava encontrando o município.  Mas para atender e cumprir uma promessa de campanha e diante da necessidade da população propôs uma parceria com a comunidade local e a Policia Militar, para que fosse reaberto o posto policial do Retiro.
A Proposta

A Prefeitura entrava com a reforma do prédio, a alimentação dos policiais, veículo com combustível, um servidor(a) para serviços gerais, internet e pagamento do consumo de energia. A comunidade entrava com os móveis: televisão, geladeira, sofá... e a Policia Militar com os policiais, pronto, trato feito. Todos se comprometeram com a sua parte. Na ocasião, o prefeito determinou o início imediato das obras. E assim, dava-se início de fato, ao primeiro governo de participação popular em nosso município. Povo e governo caminhando juntos, com o mesmo objetivo.
Inauguração

E na tarde desta sexta-feira (01/03), foi reinaugurado o Posto Policial do Povoado do Retiro em Coração de Maria, a população do Retiro realizou um antigo sonho que será um importante aliado da comunidade no combate à criminalidade. Um problema antigo, não solucionado pela administração anterior, mas encarado como desafio pela gestão do prefeito Paim da Farmácia. 
O prefeito fez a entrega simbólica das chaves do Posto Policial e do veículo que será usado provisoriamente (enquanto aguarda uma viatura do governo do Estado) ao Coronel Elenilson que logo passou para as mãos do Tenente Sacramento que comanda o 3º Pelotão / Coração de Maria. 
O evento contou com a presença de centenas de pessoas, e ainda do Pe. Evangevaldo, do vice-prefeito Luis Carlos, dos vereadores Zé Miranda, Marivaldo, Pedro, Bainho e Renato, do chefe de Gabinete Sandro Oliveira, do Assessor do prefeito, Paulo Carvalho, dos Secretários, Washington e Zé Maurílio, do Administrador regional Tony, da Presidente da APLB Wilma Pacheco e dos comerciantes local.
Médico 24 horas no Vieira de Melo

O prefeito Paim disse que Coração de Maria vive novos tempos. “Estamos trabalhando para resolver os problemas da comunidade. Em 60 dias de governo nós construímos quatro açudes aqui no Retiro, um trator para a comunidade das Pedras, 60 cisternas de capacitação de água para o São Francisco, 60 para Mendes e Terra Vermelha, caminhões-pipa fazem a distribuição de água na zona rural, estamos adquirindo 1000 carteiras escolares, fardamentos para os alunos. E a partir de amanhã estaremos funcionado o Centro de Saúde Vieira de Melo 24 horas, com médicos todos dos dias, enfermeiras formadas e técnicas de enfermagem, essas são algumas das muitas ações que estamos realizando. Em breve estaremos aqui novamente para reinaugurar a sede dos correios”, disse.
Comunidade festeja chegada do posto policial

O senhor “Beto” que sempre morou na comunidade e tem uma bodega na praça, disse: “a sensação é de insegurança com os constantes assaltos, mas agora, com a presença da Polícia Militar o problema será resolvido”.
O senhor “Tonho de Nezinho”, mora na zona rural do povoado desde que nasceu, disse: “Estou muito feliz com a chegada da polícia aqui, pois a situação está complicada. O prefeito Paim fez uma grande ação pela comunidade, agora podemos ter esperança de ter a nossa tranquilidade de volta”, afirmou.
A dona de casa “Livinha” disse que nunca foi assaltada, mas conhece muitas histórias de violência na região. “Acho que a partir de agora as coisas vão melhorar com a presença da polícia em tempo integral. O Prefeito Paim está de parabéns, não só pelo posto policial, mas por tudo que vem fazendo por nós”.