quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Prefeitos eleitos do PT se reúnem com governador Wagner

O governador Jaques Wagner vai se encontrar com os 93 prefeitos eleitos do PT nesta sexta-feira (23), no  Gran Hotel Stella Maris Resort, em Stella Maris, às 15h30. 
No encontro também estarão presentes os prefeitos do PT em exercício e os deputados estaduais e federais do partido, além do senador Walter Pinheiro.
O objetivo é trocar experiências, dar as boas vindas aos gestores eleitos e discutir diretrizes para os próximos quatro anos. Também serão feitas avaliações da gestão que se encerra e da relação entre estado e município.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Prefeito eleito Paim, indica membros da Transição de governo

terça-feira, 20 de novembro de 2012 | Ano III - Edição nº 00208 Diário Oficial do Município 003

Prefeitura Municipal de Coração de Maria
Decreto
ESTADO DA BAHIA
PREFEITURA MUNICIPAL DE CORAÇÃO DE MARIA
Praça Araújo Pinho, 14 – Centro – Coração de Maria – Bahia – CEP: 44.250-000
CNPJ: 13.883.996/0001-72 – www.coracaodemaria.ba.gov.br

DECRETO MUNICIPAL nº 107, de 20 de Novembro de 2012

“Disciplina as providências a serem adotadas pelo
Município para a Transmissão de Governo e da outras
providências.”

O PREFEITO MUNICIPAL DE CORAÇÃO DE MARIA, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas e, de acordo com o artigo 84, inciso VII e artigo 85, da Lei Orgânica do Município e, em  conformidade com a Resolução nº 1311/2012 do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia e
demais disposições legais vigentes.
Considerando, a orientação da Resolução nº 1311/2012/TCM/BA, que disciplina as providências a serem adotadas pelos Municípios para a Transmissão de Cargos de Prefeitos Municipais e Presidentes de Câmara;
Considerando, a necessidade de garantir a continuidade administrativa no Município de Coração de Maria,  mediante repasse de informações e documentos de modo a não inibir, prejudicar ou retardar as ações e serviços encerados em prol da comunidade.

DECRETA:

Art. 1º. Fica instituída no Município de Coração de Maria, Estado da Bahia, a transmissão democrática de governo nos termos previstos neste decreto.
§ 1º - Transmissão Democrática de governo é o processo que objetiva propiciar condições para que o candidato eleito para o cargo de Prefeito possa receber todos os dados e informações necessárias á implementação de seu programa de governo, inteirando-se do funcionamento dos órgãos e entidades que compõem a administração local permitindo a preparação dos atos editados após a posse; compõem a administração local, permitindo a preparação dos atos a serem editados após a posse.
§ 2º - Para o desenvolvimento do processo mencionado no § 1º deste artigo, será formada uma Equipe de Transição, cuja composição atenderá ao disposto no artigo 2º deste decreto.
Art. 2º. Ficam nomeados para representarem o Governo os Senhores Alexandre Pereira da Silva, Carlos Magno Adorno Cerqueira Júnior e Wagner Camilo Santana de Carvalho, e a Senhora Cláudia Maria de Oliveira Barbosa Ferreira, quefaçam parte da Comissão de Transmissão de Governo do Município.
Art. 3º. Ficam nomeados para representarem o Prefeito Eleito as Senhoras Ana Carolina Adorno de Brito, Edineuza Lima Oliveira de Cerqueira, Edlene Alves Paim de Cerqueira e os Senhores Joelson Silva, José Jorge Figueredo Santana, José Maurílio Souza Santana, Paulo Evangelista de Carvalho, Sandro Murici de Oliveira e Washington Luis Ferreira de Oliveira, que façam parte da Comissão de Transmissão de Governo do Município.
Art. 4º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 5º. Revogadas as disposições em contrário.
Gabinete do Prefeito Municipal de Coração de Maria, Bahia, 20 de Novembro de 2012.

FONTE: www.coracaodemaria.ba.gov.br

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia da Consciência Negra - 20 de novembro

História do Dia Nacional da Consciência Negra
Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
Importância da Data
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.

Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

19 de novembro - Dia da Bandeira do Brasil

No dia 19 de novembro comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil, essa comemoração passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira desenhada por Jean Baptiste Debret, que representava o império, foi substituída pelo desenho de Décio Vilares.
A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representa as mudanças que o Brasil passava naquele momento: mudanças na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa. Além disso, a nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao republicanismo, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista, ou seja, a construção identitária do povo brasileiro, a identidade nacional.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Prefeito eleito de Coração de Maria participa de encontro de Prefeitos.

O prefeito eleito de Coração de Maria, Paim da Farmácia (PT) e o vice Luis Carlos, estiveram presentes durante três dias no primeiro encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos da Bahia promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB).
O evento foi realizado no Vila Galé Marés Resort Hotel, em Guarajuba, município de Camaçari. O prefeito de Camaçari e presidente da entidade, Luiz Caetano destacou a importância do evento para os municípios baianos, pois, em sua opinião, é fundamental que os prefeitos conheçam a linguagem pública para elaborar um sólido planejamento estratégico e assim contar com o apoio dos governos estadual e federal, através de convênios.
Com o tema Sustentabilidade e Inovação, desafios para a nova gestão, o encontro, segundo os organizadores conseguiu alcançar o objetivo que foi sensibilizar e orientar os prefeitos sobre a elaboração do planejamento estratégico da gestão, tendo como base o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do município, com destaque para as metas do milênio, as linhas de financiamento à administração pública municipal e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

O governador Jaques Wagner(PT),também marcou presença na abertura ocorrido na noite de sexta-feira, 09 e parabenizou o prefeito Luiz Caetano pela realização do evento e pelo trabalho desenvolvido à frente da União dos Municípios da Bahia. “A UPB tem uma pujança ímpar e fundamental no papel de apoio aos municípios, especialmente no momento do planejamento da administração municipal”. Wagner ressaltou a importância do desenvolvimento de políticas de inclusão social, e citou como exemplo as ações desenvolvidas em Camaçari, em especial na Cidade do Saber, espaço onde são realizadas diversas atividades educacionais, esportivas, culturais, artísticas e de lazer.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

No meio do caminho tem um lixão, tem um lixão no meio do caminho

“No meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho”. Peço desculpas ao ilustre poeta Carlos Drummond de Andrade, mas a frase que me vem à cabeça quando passo pelas ruas de Coração de Maria é justamente o trecho do seu famoso poema “No Meio do Caminho”.  – “No meio do caminho tem um lixão, tem um lixão no meio do caminho”, essa é a sensação que tenho quando ando pelas ruas de nossa cidade. Não tem uma rua ou praça que não tenha uma ruma de lixo.

Tem se tornado comum em algumas cidades, políticos perderem a eleição e abandonar seu povo e todos aqueles munícipes que o elegeram no passado. Em Coração de Maria, a situação não é diferente. Há quatro anos também foi assim, agora, depois do seu candidato ser derrotado nas urnas, o prefeito de Coração de Maria, Diego Coronel, abandonou de vez o município. É certo de que nos quatro anos de mandato o prefeito não comparecia na cidade, não seria agora depois de uma derrota humilhante que ele iria se comparecer.  A administração abandonou o município e há dias a coleta de lixo não é feita na cidade. A população vive a se perguntar, por que o serviço não está sendo executado?

A população mariense tem reclamado constantemente do acúmulo de lixo e mau cheiro nas ruas. Sem coleta de lixo, a falta da mesma tem provocando transtorno para os moradores que não tem informações de quando o caminhão vai passar e deixam os sacos com lixo nas calçadas. O lixo, segundo confirma as fotografias, não foi coletado nem no centro da cidade, com os sacos deixados na calçada. Enquanto a população está revoltada com o problema, os responsáveis pela administração nem aí estão chegando. Essa semana ouvir um dos responsáveis dizer assim: “o novo prefeito que limpe a cidade, o povo não escolheu ele”.

É uma falta de responsabilidade e de respeito o que estão fazendo com a nossa cidade. Querem fazer o que for possível para dificultar a administração do próximo prefeito. Para se ter uma ideia da maldade deles, eles estão incentivando funcionários contratados a ingressarem na Justiça contra a Prefeitura, por não estarem recebendo seus salários, quando na verdade o culpado é o atual prefeito, mas estão agindo dessa forma orientados por advogados que até pouco tempo prestavam (ou ainda prestam) serviços para prefeitura. Estão fazendo isso para inviabilizar o trabalho do próximo gestor, é um absurdo o que estão fazendo com o nosso município.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Bento XVI abre o Ano da Fé: "Redescobrir a alegria de crer!"

Exatamente cinquenta anos depois da abertura do Concílio Vaticano II, o Papa celebrou na manhã de quinta-feira, 11/10, a abertura do Ano da Fé, por ele convocado com o objetivo da Nova Evangelização e com o olhar dirigido ao futuro e ao novo legado do Concílio.
Bento XVI disse que o Ano da fé tem uma relação coerente com todo o caminho da Igreja ao longo dos últimos 50 anos: desde o Concílio, passando pelo Magistério do Servo de Deus Paulo VI, que proclamou um "Ano da Fé", em 1967, até chegar ao Grande Jubileu do ano 2000, com o qual o Bem-Aventurado João Paulo II propôs novamente a toda a humanidade Jesus Cristo como único Salvador, ontem, hoje e sempre.
Portanto, “se a Igreja hoje propõe um novo Ano da Fé e a nova evangelização, não é para prestar honras, mas porque é necessário, mais ainda do que há 50 anos!” – exclamou. “Nas últimas décadas, observamos o avanço de uma "desertificação" espiritual, mas, no entanto, é precisamente a partir da experiência deste vazio que podemos redescobrir a alegria de crer, a sua importância vital para nós homens e mulheres. E no deserto existe, sobretudo, necessidade de pessoas de fé que, com suas próprias vidas, indiquem o caminho para a Terra Prometida, mantendo assim viva a esperança. A fé vivida abre o coração à Graça de Deus, que liberta do pessimismo”.

Cobra aparece em telhado de casa em Salvador


Uma cobra Sucuri foi encontrada no telhado de uma casa na manhã desta quarta-feira (7), no bairro do Imbuí, em Salvador. De acordo com informações do morador, a sua secretária notou um barulho estranho e quando foi verificar encontrou o animal. A Companhia de Policiamento de Proteção Ambiental (Copa), da Polícia Militar foi acionada e até o meio da tarde ele permanecia no local. “Quando ela me disse, eu levei o maior susto e fui ver se era verdade. Já liguei para órgãos ambientais e espero que eles venham retirá-la. Estou com medo que ela desça e entre em casa”, disse o morador, em entrevista ao G1.