quinta-feira, 31 de maio de 2012

Pequeno histórico do município de Coração de Maria-Bahia

EXISTIA na fazenda pertencente a Bento Simões, nos meados do século XVIII, um povoado conhecido por “Lages” pelo fato de ai existir água potável em abundância.
EM 1848, João Manoel da Mata, Macrino Simões Ferreira e Antônio Fidelis de Cerqueira Daltro, construíram naquele local uma capela coberta de palha e consagrada ao Santíssimo Sagrado Coração de Maria, que foi anexada à freguesia do Santíssimo Sagrado Coração de Jesus do Pedrão, a partir daí, começou o progresso do povoado.
EM MEADOS de 1848, aqui chegou o jesuíta Frei Paulo de Carnicalle, que incentivou a construção da igreja Matriz em substituição à capela já existente, a qual foi elevada em 1853 a freguesia e a distrito de paz, com o nome de Santíssimo Sagrado Coração de Maria.
O ARRAIAL sede dessa freguesia foi elevado a vila em 10 de março de 1891, e a instalação do município ocorreu a 13 de abril do mesmo ano, recebendo a topônimo de Santíssimo Coração de Maria. O município era formado de um único distrito, com território da freguesia Santíssimo Sagrado Coração de Maria, desmembrado do território do município de Purificação dos Campinhos, atual Irará, e da Nossa Senhora de Oliveira dos Campinhos, desmembrada de Santo Amaro da Purificação, hoje Santo Amaro.
MAIS TARDE, o governo estadual devolveu a Santo Amaro a freguesia de Nossa Senhora de Oliveira dos Campinhos e a Irará o distrito de São Simão, ficando o município apenas com um distrito, o da sede do município. Em 1914, uma lei estadual restituiu ao município de Coração de Maria o distrito de São Simão, hoje Itacava.
A VILA RECEBEU categoria de cidade em 30 de março de 1938, porém, em 31 de dezembro de 1943 o município foi extinto por um Decreto-Lei estadual, sendo o seu território anexado ao município de irará. O município foi restabelecido pelo Decreto-Lei estadual 12.978 de 1º de junho de 1944, com o nome de Coração de Maria e composto do distrito desse nome e de distrito de Itacava, antigo São Simão, situação que ainda permanece.
LOCALIZAÇÃO – Com uma área de 375 Km2, Coração de Maria encontra-se dividido em dois distritos, a saber: o distrito Sede, onde funciona o setor administrativo e o distrito de Itacava, este com sede na antiga vila de São Simão, fundada em 1649, e onde se encontra o arraial do Retiro e o povoado do Sítio. Itacava que é constituído basicamente de pequenas propriedades é formado ainda pelas localidades de: Mucambo, Mucambinho, Pedras, Pedra Nova, Pedra Velha, Pedra Verde, Canudos, Bujiu, Tapera, Mata da Ladeira, Mata Costa, Mata Tamanco, Matambina, Brilhante, Mangueira e Godório entre ouros. Já o distrito da Sede que compreende toda a área entre o rio Parnamirim até o riacho Ingazeira, é formado pelas localidades de: Flores, Santa Tereza, Santa Rosa, Chamorro, Cabeça do Nego, Cantagalo, Canabrava, Canoas, Terra Preta, Bom Viver, Nova-Vida, Riachão, Purrão, Sapé, Mucuri, Paciência, Camboatá, e Jenipapo entre outros.
LIMITES – Com Santanópolis, Irará, Pedrão, Teodoro Sampaio, Conceição do Jacuipe e Feira de Santana.
CLIMA: Tropical e ameno e as chuvas são mais extensas no período de abril a julho, está parcialmente incluído do Polígno da seca.
PRINCIPAL SERRA – Zabelê
RIO MAIS IMPORTANTE – Pojuca, que ao percorrer sua extensão territorial recebe como afluentes os rios: Salgado, Parnamirim, Seco e o riacho da ingazeira.
LAGOAS MAIS IMPORTANTES – a dos Porcos, a de Pedras e a lagoa do Mato.

Acesse meu facebook e veja fotos antigas e atuais de Coração de Maria. Clique aqui: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000209183913

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Enem 2012, Edital é divulgado; inscrições começam na segunda

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou na edição desta sexta-feira (25)  do "Diário Oficial da União" o edital com as regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. O exame será realizado nos dias 3 e 4 de novembro.Segundo o Inep, órgão que é vinculado ao MEC e responsável pela realização do exame, a expectativa é que 6 milhões de pessoas se inscrevam para fazer o Enem 2012. Veja abaixo as principais regras sobre a próxima edição do exame:
CRONOGRAMA DO ENEM 2012
Início das inscrições 28/05 (10h)
Término das inscrições 15/06 (23h59)
Pagamento das incrições Até 20/06
Taxa de inscrição R$ 35
Data das provas 03/11 (13h - 17h30):
- ciências humanas- ciências da natureza04/11 (13h - 18h30):- linguagens- matemática- redação
Divulgação do gabarito 07/11
Resultado individual 28/12
Fonte: Inep

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Valeu, Maria Pretinha!

COM todo respeito e toda admiração aos líderes religiosos, aos professores, aos doutores... Mas não é deles que Jesus Cristo vai em busca para anunciar o Reino de Deus. Jesus vai em busca de pessoas simples, não importando se elas têm ou não títulos. Para Jesus o que importa é que elas tenham fé, amor e compaixão pelo próximo. E por falar em compaixão, vou falar um pouco de uma pessoa que nos deixou e foi para junto de Deus. Maria Queiroz, a quem todos chamavam carinhosamente de “Maria Pretinha”. Quando digo que ela está junto de Cristo, não é por conta própria que estou dizendo, e sim pelo que o próprio Cristo disse: “Pois eu estava doente, e cuidaram de mim... todas as vezes que fizeram isso a um dos meus irmãos, foi a mim que o fizeram. Por isso, irão para a vida eterna” (Mat. 25,31-46).

QUANDO soube que ela tinha morrido, comentei: Não é possível, Maria Pretinha cuidou de tantos doentes e não deixou que nós cuidássemos dela! Pois é, Maria Pretinha sempre se colocou a disposição para cuidar de pessoas doentes. Esse meu sentimento, não tenho dúvida, foi o de muitas pessoas em Coração de Maria. Poder retribuir o que ela fez por um familiar, por um amigo, ou por um desconhecido. Pessoas que estavam à beira da morte, com doenças crônicas, mas contando com ela, cuidando e limpando as feridas. Sem nunca ter passado por nenhum curso de enfermagem, o único curso e mais importante que teve foi a “escola da vida”. O remédio que usava para aliviar a dor dos enfermos era o “Amor”, o que falta hoje para muitos profissionais de saúde.

PORÉM, ela não só cuidou daqueles que estavam se despedindo, mas também daqueles que estavam nascendo. Quantos não devem ter sido os chamados de madrugada, para ir ajudar a uma mãe que sentia dores de parto? Ela ajudou a vir ao mundo, muitos bebês pelas suas santas mãos de parteira, num tempo em que não tinha hospital, médico, anestesia, apenas a experiência, a sabedoria, o amor.

MORREU a caminho da Igreja, num dia de Domingo, o dia do Senhor. Estava indo para a missa, talvez para agradecer a Deus pela vida, pela família, pedir perdão pelos pecados, sim, quem nunca errou, atire a primeira pedra (Jo 8,1-11), enfim, por tudo. Quis Deus levá-la para mais perto dEle, talvez por achar que os anjos não devam demorar tanto tempo aqui em baixo.

A VIDA de Maria Pretinha é uma lição para nós! Estejamos certos de que nós somos instrumentos de Deus para a construção de um mundo melhor. Nós católicos ou não, devemos sair das sacristias, dos templos, que graças a Deus estão cheios, mas poucos conseguem olhar para o irmão que sofre e ajudá-lo. Às vezes é muita oração e pouca ação. Maria Pretinha era mais de ação do que oração. E o povo de Coração de Maria reconheceu o seu belo exemplo, comprovamos isso na multidão que acompanhou o seu enterro para dar o último adeus. Se chorou ou se sorriu, o importante é que emoções ela viveu. Só me resta dizer: Valeu, Maria Pretinha!.

Sandro Oliveira

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - 2012


No dia 18 de maio celebramos o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.
Este ano, o Comitê Nacional ressalta as inúmeras violações que os grandes empreendimentos têm acarretado na vida de meninos, meninas, suas famílias e comunidades. Pesquisas indicam que eventos como a Copa do Mundo de 2014 e grandes obras são potenciais geradores do aumento do turismo sexual e da exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.
 De acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o Disque Direitos Humanos (Disque 100), somente em 2011, realizou 242.921 atendimentos, sendo que, deste total, cerca de 40% referiam-se a denúncias. Desde sua criação (maio de 2003) a dezembro de 2010 o Disque 100 já recebeu e encaminhou mais de 145 mil denúncias em todo o país. Os dados do Disque Denúncia, referentes ao período de janeiro a fevereiro de 2011, demonstram que a maior parte das vítimas de violência sexual é do sexo feminino, representando 78% das vítimas.
As denúncias registradas no Disque 100 são examinadas e encaminhadas aos serviços de atendimento, proteção e responsabilização do Sistema de Garantia de Direitos da Infância e Adolescência presentes nos estados e nos municípios brasileiros. Os principais parceiros são os Conselhos Tutelares, os órgãos da segurança pública (Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal) e Ministério Público.


terça-feira, 8 de maio de 2012

Com redução de custos, São João de Feira e Santa Bárbara estão confirmados


Os festejos juninos em Feira de Santana estão confirmados. O anúncio foi feito durante uma reunião nesta terça-feira (8) no Museu Parque do Saber, que contou com a participação de prefeitos de algumas cidades que integram o Consórcio Portal do Sertão, e encontram-se em situação de emergência por conta da seca.
O prefeito Tarcízio Pimenta informou que uma redução sistemática de valores aplicados irá possibilitar a realização da festa. Segundo ele, uma redução em torno de 30%, em relação aos gastos dos anos anteriores deverá acontecer.
Entre as principais medidas para a diminuição dos gastos, estão a redução dos dias da festa e a redução de artistas nacionais. Um teto de contratação deverá ser estipulado. De acordo com Tarcízio, todos os valores serão divulgados.
“Eu acho que nenhum cidadão iria se sentir contemplado e satisfeito, se a gente deixasse de comprar água e alimentos, para trazer um artista que ele pode ouvir no rádio ou na televisão. Temos que ter esse amadurecimento, porque o artista ganha o dinheiro e vai embora, já a sede continua”, disse Tarcízio.
O prefeito de Amélia Rodrigues e presidente do consórcio, Antonio Carlos Paim, conhecido como Toinho do PT, ressaltou ainda que os custos com propaganda também serão reduzidos. “Na prática vamos diminuir os dias de festa, que passará a ser dois. Vamos manter as bandas regionais e locais como atrações e vamos reduzir os investimentos em propaganda. Esses são os pontos cruciais”.
O prefeito de Santa Bárbara, professor Jailson, ressaltou que o São João é uma festa tradicional da região e que por isso houve o esforço para a realização. Ele também anunciou a redução dos investimentos.
“Teremos a redução dos dias. A nossa maior prioridade será a sustentação do apoio as condições de dificuldade com relação a água e alimentação com a população da zona rural”, afirmou.
O prefeito de Santa Bárbara ainda informou que os investimentos com a festa junina já vinham sendo reduzidos há uns anos atrás.
“O investimento do nosso município ao longo dos anos daria em torno de 600 a 700 mil reais, sabemos que isso aperta devido ao custo das atrações nacionais. Nós já vínhamos reduzindo esses custos e agora é a oportunidade para a gente colocar o São João no pé de serra e redimensionar os custos”, avaliou.

terça-feira, 1 de maio de 2012

1º de Maio - Dia Internacional do Trabalho

História do Dia do Trabalho
O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.
A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.
Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.
Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.
Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.
Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:
- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)
- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.