domingo, 11 de outubro de 2009

Nossa Senhora Aparecida, Rogai por nós!


DIA 12 de outubro é o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Pois bem, outro dia liguei o rádio e ouvir uma discussão entre um católico e um protestante sobre Nossa Senhora e o terço a ela dedicado. Confesso que fiquei triste com que escutei.
PARECIA que Nossa Senhora estava ali no meio deles sendo julgada por um crime que não havia cometido, cheguei a imaginar as lágrimas nos seus olhos. Lá estavam um promotor de acusação e um advogado para defendê-la, como se Maria precisasse de alguém para isso. Não vou defendê-la, como já disse, ela não precisa de advogado, mas irei colocar a minha simples e humilde opinião a esse respeito.
TENHO certeza de que Nossa Senhora não fica feliz, mesmo com aqueles que se dizem seus defensores. Não! Temos Maria como a Rainha da Paz, ela não admite que pessoas fiquem se agredindo, seja qual for o motivo. Por outro lado, Lutero não concordaria com a maioria das atitudes de alguns em relação à Nossa Senhora. Por dever de justiça é necessário reconhecer que um protestante esclarecido não desrespeita a Mãe de Jesus. Ele apenas nega que ela tenha alguma importância no projeto de salvação de Deus, mesmo não concordando temos que respeitar a sua opinião.
ISTO acontece porque nossos irmãos separados têm tanta ânsia de deixar claro que somente Jesus é o Salvador (e eles estão certos em afirmar isso), que terminam esquecendo que aqueles que estão em Cristo, no Espírito de Cristo, são membros do Corpo de Cristo e participam da missão de Cristo. Ao esquecerem isso caem em erro grave contra a fé apostólica. Gostam de dizer “Só Jesus”. Ótimo! (não estão errados), O problema é que eles compreendem o “só Jesus” como “Jesus só!”, um Jesus sozinho, que não é Cabeça do Corpo da Igreja, que não nos uniu a Ele desde o batismo. Ora, se eu rezo por alguém, estou intercedendo por essa pessoa... Mas, não é somente Jesus o intercessor?! Mas, a Sagrada Escritura nos manda e ordena que rezemos uns pelos outros. "Orar uns pelos outros "(Mt 5, 44). Paulo diz que "ora pelos Colossenses" (Col. 1, 3), Tiago nos ordena de "orar uns pelos outros” (Tg 5, 16).
QUANTO ao “ódio” à Maria, geralmente é próprio dos que só querem agredir a fé católica. Rezemos pelos nossos irmãos à Maria, que é Mãe de todos os discípulos de Jesus – também daqueles que não gostam dela! E vivamos todos como irmãos, independente da religião e da fé que professamos. Mulher eis aí o teu filho, filho eis aí a tua mãe. (Jo 19,26-27).
UM ABRAÇO, e fiquem com Deus.

Sandro Oliveira