quinta-feira, 28 de maio de 2009

1º de junho - Aniversário de Coração de Maria

Pequeno histórico do município de Coração de Maria-Bahia

EXISTIA na fazenda pertencente a Bento Simões, nos meados do século XVIII, um povoado conhecido por “Lages” pelo fato de ai existir água potável em abundância.
EM 1848, João Manoel da Mata, Macrino Simões Ferreira e Antônio Fidelis de Cerqueira Daltro, construíram naquele local uma capela coberta de palha e consagrada ao Santíssimo Sagrado Coração de Maria, que foi anexada à freguesia do Santíssimo Sagrado Coração de Jesus do Pedrão, a partir daí, começou o progresso do povoado.
EM MEADOS de 1848, aqui chegou o jesuíta Frei Paulo de Carnicalle, que incentivou a construção da igreja Matriz em substituição à capela já existente, a qual foi elevada em 1853 a freguesia e a distrito de paz, com o nome de Santíssimo Sagrado Coração de Maria.
O ARRAIAL sede dessa freguesia foi elevado a vila em 10 de março de 1891, e a instalação do município ocorreu a 13 de abril do mesmo ano, recebendo a topônimo de Santíssimo Coração de Maria. O município era formado de um único distrito, com território da freguesia Santíssimo Sagrado Coração de Maria, desmembrado do território do município de Purificação dos Campinhos, atual Irará, e da Nossa Senhora de Oliveira dos Campinhos, desmembrada de Santo Amaro da Purificação, hoje Santo Amaro.
MAIS TARDE, o governo estadual devolveu a Santo Amaro a freguesia de Nossa Senhora de Oliveira dos Campinhos e a Irará o distrito de São Simão, ficando o município apenas com um distrito, o da sede do município. Em 1914, uma lei estadual restituiu ao município de Coração de Maria o distrito de São Simão, hoje Itacava.
A VILA RECEBEU categoria de cidade em 30 de março de 1938, porém, em 31 de dezembro de 1943 o município foi extinto por um Decreto-Lei estadual, sendo o seu território anexado ao município de irará. O município foi restabelecido pelo Decreto-Lei estadual 12.978 de 1º de junho de 1944, com o nome de Coração de Maria e composto do distrito desse nome e de distrito de Itacava, antigo São Simão, situação que ainda permanece.
LOCALIZAÇÃO – Com uma área de 375 Km2, Coração de Maria encontra-se dividido em dois distritos, a saber: o distrito Sede, onde funciona o setor administrativo e o distrito de Itacava, este com sede na antiga vila de São Simão, fundada em 1649, e onde se encontra o arraial do Retiro e o povoado do Sítio. Itacava que é constituído basicamente de pequenas propriedades é formado ainda pelas localidades de: Mucambo, Mucambinho, Pedras, Pedra Nova, Pedra Velha, Pedra Verde, Canudos, Bujiu, Tapera, Mata da Ladeira, Mata Costa, Mata Tamanco, Matambina, Brilhante, Mangueira e Godório entre ouros. Já o distrito da Sede que compreende toda a área entre o rio Parnamirim até o riacho Ingazeira, é formado pelas localidades de: Flores, Santa Tereza, Santa Rosa, Chamorro, Cabeça do Nego, Cantagalo, Canabrava, Canoas, Terra Preta, Bom Viver, Nova-Vida, Riachão, Purrão, Sapé, Mucuri, Paciência, Camboatá, e Jenipapo entre outros.
LIMITES – Com Santanópolis, Irará, Pedrão, Teodoro Sampaio, Conceição do Jacuipe e Feira de Santana.
CLIMA: Tropical e ameno e as chuvas são mais extensas no período de abril a julho, está parcialmente incluído do Polígno da seca.
PRINCIPAL SERRA – Zabelê
RIO MAIS IMPORTANTE – Pojuca, que ao percorrer sua extensão territorial recebe como afluentes os rios: Salgado, Parnamirim, Seco e o riacho da ingazeira.
LAGOAS MAIS IMPORTANTES – a dos Porcos, a de Pedras e a lagoa do Mato.


Acesse o orkut com fotos antigas de Coração de Maria - http://www.orkut.com.br/Main#Home

2 comentários:

  1. Parabens pelo blog, ficou otimo e bem informativo.
    Sou mariense de Pedra Nova.
    Já votei em você, para Prefeito.

    ResponderExcluir
  2. olá Sandro amei esse pequeno historico, sou de coração de maria mais não conheço muita coisa do historico e vc mim ajudou muito.
    parabéns que Deus continue a te abençõar.

    ResponderExcluir