sábado, 27 de dezembro de 2008

Como vai a nossa Família?

NO ANO de 2008 nos deparamos com casos de pura violência de pais contra filhos, como por exemplo, da menina Isabella. Um caso que chocou as famílias e nos leva a perguntar, o que esta acontecendo com nossas famílias? O pai e a madrasta de Isabelle foram indiciados. (Indiciado é a pessoa que é apontada pela polícia como responsável por algum crime). Será que nós não vamos preservar nem as relações fundamentais do homem, que é o amor entre pais e filhos?
A IGREJA tem se preocupado com a necessidade de resgatarmos valores familiares e cristãos para o bem de nossas famílias, através do ECC e da Pastoral Familiar.
É NA FAMÍLIA que descobrimos os sentimentos, como o perdão, a partilha e o amor. Mas, para que isso aconteça, precisamos como pais colocar em prática o nosso afeto, transmitindo aos nossos filhos gestos concretos de amor à vida, através do diálogo, da atenção e do carinho.
EU GOSTO e preservo muito esta instituição sagrada chamada família. Por isso sempre estou à disposição da evangelização da família, evangelizar a família é o grande desafio dos nossos tempos, colocar Jesus no meio das famílias. Não é fácil, a uma resistência enorme, aliás, Cristo nos alertou quanto a isso (Mt 10,1-33).
MAS É PRECISO falar de Jesus, do seu amor para com as famílias, para que sua Palavra, exemplos e ensinamentos nos mostrem um modelo a seguir e imitar. O católico tem como dever mostrar o caminho, mas se não conhecermos o caminho e não o procurarmos, como poderemos ensiná-lo aos nossos filhos? Seremos cegos guiando cegos (Mt 15,14), por isso a necessidade do católico estar sempre exercitado sua fé. Não posso pedir paz aos outros, se dentro de mim e da minha família não vivo em paz.
PRECISAMOS EXERCITAR a oração em família desde a infância, ter momentos para a leitura bíblica, a oração do terço, enfim, fazer a Igreja doméstica acontecer nos nossos lares. É dessa forma, com famílias evangelizadas, que iremos salvar a sociedade e o mundo. Que Deus abençoe nossas famílias.

Sandro Oliveira
Membro da Pastoral Familiar
Coração de Maria-Bahia-Brasil

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

DIREITOS & DEVERES

AO LONGO de meses de 2008, e de diversas formas, a comunidade foi alvo da propaganda de seus candidatos em busca de votos. O pleito de 5 de outubro, deram à Coração de Maria um novo prefeito e alguns novos vereadores. Os eleitos, bem como aqueles que não alcançaram a meta, estavam imbuídos das melhores soluções capazes de resolver os problemas que afligem, que perturbam e que impedem que as pessoas tenham vida e vivam em paz no nosso município.
VOTAR, CONTUDO, não é um ato isolado. Tampouco termina no dia da eleição. É compromisso do votante, acompanhar toda gestão daqueles que foram eleitos, apoiando o que for para o bem-comum e desaprovando o que vem contra o povo. Essa consciência de se sentir parte do processo nasce da educação familiar.
OS PAIS cumprem a importante missão de incutir nos filhos a concepção de que toda ação é política e que política não é coisa negativa, mas uma ação que deve visar ao bem de todos e não só de alguns. Um povo politizado e não manipulado tem grande influência nas decisões a serem tomadas. Há muitos meios de pressionar, de reivindicar e de clamar, porque os direitos e deveres são de todos.
OUTRO PROJETO, e do qual devemos fazer parte sempre, é o do Reino dos Céus. Como católico, digo que a proposta que Jesus veio anunciar e testemunhar manifesta a vontade do Pai. No projeto do Pai, ou seja, para que todos tenham vida e vida em abundância (Jo 10,10), todos são chamados a ser testemunhas.
NÃO É POSSÍVEL separar os dois mundos - político e religioso - para uma hora viver esse e depois aquele. O viver da pessoa deve ser integral e ela é chamada a praticar o bem o tempo todo. Na oração de Jesus ao Pai ele diz: “Não te peço para tirá-los do mundo, mas para guardá-los do Maligno” (Jo 17,15), vemos a preocupação de Jesus de preservar as pessoas enquanto peregrinam neste mundo.
TODOS NÓS aspiramos por uma vida de qualidade. Para que isso se realize, é preciso converter-se aos sinais de vida e, participando do projeto por um mundo mais digno e mais humano.

Feliz Natal para todas as famílias.

Sandro Oliveira
Membro da Pastoral Familiar
Coração de Maria-Bahia-Brasil